ATLÉTICO

Fechado com Grêmio, Jemerson se despede do Atlético: ‘Dever cumprido’

Jemerson se despediu do Atlético, clube em que foi formado; zagueiro se tornará jogador do Grêmio a partir de julho
Foto do autor
Compartilhe

Acertado como novo reforço do Grêmio, Jemerson publicou um mensagem de despedida ao Atlético. A saída do zagueiro para o clube gaúcho foi anunciada nesta quarta-feira (22/5), mas ele só poderá se inscrito a partir de 10 julho, quando a janela de transferências estará aberta.

Em post no Instagram, o zagueiro agradeceu pelo período em que foi atleta do Galo e disse sair com “sentimento de gratidão e de dever cumprido”.

“Entre idas e vindas, foram oito anos honrando essa camisa. Passei aqui alguns dos melhores momentos da minha vida e, apesar de qualquer coisa, saio com sentimento de gratidão e de dever cumprido. Foram vários títulos, quase 200 jogos e as portas abertas para que eu trabalhasse fazendo o que mais gosto nessa vida, que é jogar bola. Obrigado, Atlético!”, escreveu o jogador.

História de Jemerson no Atlético

Novo reforço do Grêmio para 2024, o zagueiro Jemerson está marcado na história do Atlético. Revelado pelo clube mineiro, o defensor baiano foi multicampeão com a camisa preta e branca, quebrou recorde e se destacou em campanhas vitoriosas. Apesar disso, especialmente na segunda passagem, viveu altos e baixos e sofreu com críticas de parte da torcida.

Jemerson foi revelado pelo Atlético em 2013, ano em que disputou as primeiras cinco partidas como atleta profissional. A ascensão no Galo se deu no segundo semestre de 2014, quando o zagueiro assumiu a titularidade do time de Levir Culpi e conquistou a Recopa Sul-Americana e a Copa do Brasil como peça importante.

Transferência recorde do Atlético em 2016

Novas boas atuações vieram em 2015, quando o Atlético foi campeão mineiro e vice-campeão brasileiro. O desempenho de Jemerson fez com que, em janeiro de 2016, o atleta quebrasse recorde ao ser envolvido na maior venda de um zagueiro na história do Galo em valores absolutos.

Naquela ocasião, o Monaco, da França, pagou 11 milhões de euros (cerca de R$ 48 milhões na cotação da época) para contar com Jemerson. O clube mineiro angariou 60% do montante na transferência (aproximadamente R$ 28,8 milhões).

Volta ao Atlético e oscilações

O retorno ao Atlético aconteceria em junho de 2022, após passagens por Monaco, Corinthians e Metz-FRA. Nas 84 partidas que disputou na segunda passagem pelo Galo, Jemerson oscilou entre altos e baixos e não teve o prestígio de outrora com a torcida alvinegra.

As críticas de parte dos atleticanos se tornaram mais intensas após o primeiro clássico da história da Arena MRV – o novo estádio do clube em Belo Horizonte. Em 22 de outubro de 2023, o Cruzeiro superou o Atlético por 1 a 0 em jogo disputado pela 28ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, com gol contra de Jemerson.

Daquele momento em diante, tudo mudou. O defensor foi vaiado em diversos jogos do Galo na Arena MRV – por vezes, até mesmo em anúncios de escalações, antes das partidas.

A situação desagradou atletas e chegou a ser pauta em entrevista do lateral-esquerdo Guilherme Arana. Ídolo do Atlético, o paulista pediu apoio a Jemerson no último mês de abril.

Compartilhe