ATLÉTICO

Atlético parabeniza Cuca, e torcedores reagem

Cuca completa 61 anos nesta sexta-feira (7/6); treinador conquistou a Libertadores de 2013 e o triplete alvinegro em 2021
Foto do autor
Compartilhe

Cuca, técnico multicampeão pelo Atlético, completa 61 anos nesta sexta-feira (7/6). Diante da data comemorativa do treinador, que hoje está no comando do Athletico-PR, o Galo, por meio de suas redes sociais, parabenizou o aniversariante.

“Feliz aniversário, Cuca! Campeão da Libertadores pelo Galo, em 2013, e comandante do Triplete Alvinegro, em 2021, o treinador completa mais um ano de vida nesta sexta-feira! Muita saúde e felicidades sempre, Professor!”, escreveu a conta do Atlético.

O próprio Athletico-PR também parabenizou Cuca em suas redes.

Torcedores reagem

Alguns torcedores do Atlético reagiram à publicação na rede social X (antigo Twitter). Um grupo de atleticanos criticou a publicação, uma vez que Cuca se envolveu em um caso de violência sexual ocorrido na Suíça, na década de 1980.

“Apaga que dá tempo”, escreveu um atleticano. “Toma vergonha na cara”, pediu outro. “Daqui a alguns dias vão parabenizar Robinho e Bruno também?”, disparou uma torcedora.

Por outro lado, outro grupo de torcedores parabenizou Cuca e ressaltou que ele foi o maior técnico da história do Atlético.

“O maior técnico da história do nosso Galão, sou fã, parabéns”, escreveu uma atleticana.

“Os lacradores de plantão são o câncer da torcida. Feliz aniversário, Cuca!”, salientou um torcedor.

“Parabéns Cuca! Até então o maior da nossa história! Pena não ter sido convidado para a inauguração da Arena”, lamentou outro.

O caso envolvendo Cuca

Em 1987, quando era jogador do Grêmio, Cuca e outros três atletas – Henrique Etges, Eduardo Hamester e Fernando Castoldi – foram detidos na Suíça por uma acusação de relação sexual com uma adolescente sem consentimento.

Eles pagaram fiança e deixaram a cadeia. Dois anos depois, Cuca, Henrique e Eduardo foram condenados a 15 meses de prisão pelos crimes de coação e ato sexual com menor. Fernando foi condenado por coação. Eles estavam no Brasil e não cumpriram a pena.

No ano passado, Cuca pediu anulação do caso alegando que o julgamento de 1989 ocorreu à revelia, sem a presença da defesa.

O tribunal da Suíça anulou o caso por esse erro no processo, mas não entrou no mérito do julgamento que ocorreu décadas atrás. Cuca foi indenizado em 9,5 mil francos suíços (cerca de R$ 50 mil).

Nova repercussão do caso Cuca

O caso envolvendo Cuca voltou à tona em março deste ano quando o treinador foi contratado pelo Athletico-PR. Em uma carta aberta, o técnico se comprometeu a combater a violência sexual contra as mulheres.

“Quero e me comprometo a fazer parte da transformação. Vou fazer isso com o poder da educação. Quero ajudar. Quero jogar luz, usar a voz que tenho para, ao mesmo tempo que me educo, educar também outros homens, principalmente os jovens que amam futebol. Sucesso repentino é desafio. Muitos se perdem pelo caminho com fama e dinheiro”, disse Cuca.

Compartilhe