O início não é arrasador, mas é o suficiente para deixar o Atlético de 2024 próximo de igualar um recorde do clube na Série A do Campeonato Brasileiro. Caso não seja derrotado pelo RB Bragantino na próxima rodada, essa será a maior sequência invicta do alvinegro no começo da competição no século, ao lado de 2009.
Naquele ano, liderado pelo ex-atacante Diego Tardelli, o Galo não perdeu os sete primeiros jogos, com direito a goleadas sobre Athletico-PR (4 a 0) e Náutico (3 a 0).
Também venceu Grêmio, Sport e Santos, além de empatar com Avaí e Santo André. A sequência invicta deixou o alvinegro na liderança do Brasileiro, com 17 pontos somados.
A primeira derrota foi para o Grêmio Barueri. Com direito a gol de Fernandinho – que vestiria a camisa do Atlético cinco anos depois – os donos da casa abriram 2 a 0 no placar ainda no primeiro tempo. Tardelli chegou a empatar em duas cobranças de pênalti, mas os paulistas chegaram à vitória com dois gols após os 39 minutos do segundo tempo.
Apesar do bom início, o time não conseguiu manter o ritmo até o fim e terminou a competição em sétimo lugar, com 56 pontos. O campeão naquele ano foi o Flamengo.
Números em 2024
O começo nesta temporada não é tão positivo quanto há 15 anos atrás, mas o Atlético pode subir de vez na tabela com uma vitória sobre o RB Bragantino. Em 10º lugar, a equipe comandada por Gabriel Milito tem duas vitórias e quatro empates, com 10 pontos – quatro a menos do que o líder Flamengo, que tem um jogo a mais.
O Galo bateu o Cruzeiro e o Cuiabá e empatou com Corinthians, Criciúma, Fluminense e Bahia. Com isso, iguala a sequência recorde de 2009 com um empate diante do Massa Bruta.
A partida está marcada para terça-feira, às 21h30, no Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista-SP, pela oitava rodada da Série A. O RB Bragantino é o sexto colocado, com 12 pontos.