O Atlético quer encurtar a distância para os líderes da Série A do Campeonato Brasileiro. Na oitava rodada da competição nacional, o Galo medirá forças com o RB Bragantino, a partir das 21h dessa terça-feira (11/6). A seguir, o No Ataque apresenta as prováveis escalações para o duelo a ser disputado no Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista.
Antes da pausa do futebol brasileiro para a Data Fifa, o Bragantino venceu o Grêmio, por 2 a 0, na sétima rodada. Em 1° de junho, o Massa Bruta superou o Imortal Tricolor no Estádio Couto Pereira, em Curitiba.
Já o Atlético sofreu com a “lei do ex” e cedeu empate ao Bahia, por 1 a 1, na Arena MRV, em Belo Horizonte. Hulk abriu o placar para o Galo, mas viu o atacante Ademir, que defendeu o clube mineiro até o início de 2023, igualar a contagem.
O Bragantino é o sexto colocado do Brasileirão, com 12 pontos. O Atlético, por sua vez, ocupa a 10ª posição, com 10.
Provável escalação do Bragantino
O técnico Pedro Caixinha tem três desfalques para o confronto contra o Galo. Estão fora: o lateral-direito Andrés Hurtado (integra Seleção Equatoriana), o volante Nathan Camargo (em transição física) e o atacante Vitinho (suspenso por cartões amarelos).
Ex-Atlético, o atacante Eduardo Sasha está recuperado de uma lesão na região posterior da coxa direita. Apesar disso, a tendência é que o jogador seja opção no banco de reservas do Massa Bruta.
Dessa forma, a provável escalação do Bragantino para enfrentar o Atlético conta com: Cleiton; Natan Mendes, Pedro Henrique, Eduardo e Juninho Capixaba; Jadsom, Matheus Fernandes (Eric Ramires) e Lucas Evangelista (Gustavo Neves); Helinho, Henry Mosquera e Thiago Borbas (Eduardo Sasha).
Provável escalação do Atlético
Diante da extensa lista de desfalques, o técnico Gabriel Milito tem um verdadeiro “quebra-cabeça” para resolver contra o Bragantino. Há diversas possibilidades na formação do Galo contra o Massa Bruta, e o No Ataque apresenta uma delas a seguir – baseada na disposição tática alvinegra nos momentos ofensivos.
Na defesa, a tendência é que a saída de três seja executada com Saravia pela direita, Bruno Fuchs centralizado e um dos outros zagueiros à esquerda. Mauricio Lemos, Igor Rabello e Rômulo disputam por esse espaço.
Na esquerda, o cenário mais provável é que Gustavo Scarpa substitua Guilherme Arana. Com isso, os principais postulantes a uma vaga do lado direito do campo são os atacantes Alisson Santana e Brahian Palacios.
Sem Alan Franco na sustentação do meio-campo, a tendência é que Zaracho seja recuado para compor a saída de bola do Atlético próximo a Rodrigo Battaglia. Mais à frente, Pedrinho e Igor Gomes brigam por uma vaga no setor de criação.
Por fim, no setor ofensivo, o mais provável substituto de Hulk é o jovem Cadu, de 20 anos. O veterano Alan Kardec, de 35, corre por fora nessa briga.
Sendo assim, a provável escalação do Atlético para enfrentar o Bragantino conta com: Everson; Saravia, Bruno Fuchs e Mauricio Lemos (Igor Rabello ou Rômulo); Battaglia, Zaracho, Alisson (Brahian Palacios), Pedrinho (Igor Gomes) e Gustavo Scarpa; Paulinho e Cadu (Alan Kardec).
Os desfalques do Atlético
A lista de baixas é expressiva. A mais recente delas é a de maior peso: na última terça-feira (4/6), o Atlético constatou lesão na região posterior da coxa esquerda do atacante Hulk, referência técnica da equipe desde 2021.
Outros dois nomes seguem em recuperação no departamento médico do clube mineiro. O lateral-esquerdo/meio-campista Rubens (lesão no joelho esquerdo) e o volante Otávio (lesão na coxa esquerda) continuam como desfalques.
Há também as baixas por convocações. O lateral-esquerdo Guilherme Arana (Brasil), o volante Alan Franco (Equador) e o atacante Eduardo Vargas (Chile) são outras ausências para o Galo.