O Atlético duela com o Fortaleza no início da noite deste domingo (23/6), às 18h30, na Arena MRV, com um grande objetivo: se recuperar. O time de Gabriel Milito foi atropelado nas últimas duas rodadas – 4 a 0 para o Palmeiras e 4 a 2 para o Vitória -, e quer quebrar a sequência ruim. O No Ataque traz, a seguir, as principais informações do jogo pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro: onde assistir, prováveis escalações, desfalques, arbitragem e mais.
O sinal de alerta no Galo foi ligado após sofrer oito gols em um intervalo de três dias – derrota para o Palmeiras foi na segunda-feira (17/6), em Belo Horizonte, e o revés para o Vitória foi na quinta-feira (20/6).
Reforçado de Paulinho, mas ainda sem Hulk e outros cinco desfalques, o Atlético quer voltar a vencer na Arena MRV pelo Campeonato Brasileiro após mais de dois meses. A única vitória do Galo no torneio nacional em 2024 na nova casa foi em 20 de abril, no clássico com o Cruzeiro que terminou com o placar de 3 a 0. No estádio alvinegro pelo Brasileirão deste ano, o Galo empatou com Criciúma e Bahia e perdeu para o Palmeiras.
Já o Fortaleza retomou a confiança na última rodada com uma vitória simples sobre o Grêmio, no Castelão. O placar de 1 a 0 pelo Brasileiro na quarta-feira (19/6) pôs fim na sequência de três derrotas seguidas em todas as competições e aliviou o técnico Juan Pablo Vojvoda três dias após o time sofrer uma goleada por 5 a 0 para o Cuiabá.
Empatados com 13 pontos, Atlético e Fortaleza estão próximos na tabela: o Galo é o 10º por ter +3 gols de saldo, enquanto o Leão do Pici é o 12º por ter -1 no critério de desempate. A equipe que vencer o duelo pode saltar até a oitava colocação. Em contrapartida, o time derrotado pode cair até a 13ª posição.
Além de ser um duelo importante para o Galo se aproximar do grupo de classificação para a Copa Libertadores, o jogo também marcará a apresentação de Bernard à torcida do Atlético. A cria da base alvinegra ficou 11 anos no exterior e vestirá a camisa 20 em evento promovido na Arena MRV. A ação especial com o meia-atacante começará às 16h30.
Atlético x Fortaleza: onde assistir
A partida pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro entre Atlético e Fortaleza terá transmissão exclusiva do Premiere, pay-per-view do Grupo Globo.
Atlético x Fortaleza: as prováveis escalações
Escalação do Atlético
Mais uma vez, o técnico Gabriel Milito terá que conviver com uma lista de seis desfalques importantes. A novidade fica por conta do retorno de Paulinho, que foi expulso na derrota por 4 a 0 para o Palmeiras, na Arena MRV, na segunda-feira (17/6). O goleador do Galo na temporada com dez gols cumpriu suspensão no revés diante do Vitória por 4 a 2, no Barradão, na quinta-feira (20/6) e retornará ao time titular do Atlético.
Outro que cumpriu suspensão foi Hulk. Porém, o vice-artilheiro do Atlético em 2024 – nove gols – foi liberado pelo clube para acompanhar o nascimento da filha em Miami, nos Estados Unidos. Aisha é a quinta herdeira do craque alvinegro e nasceu no sábado (22/6).
Desta forma, Gabriel Milito deve promover a entrada de Paulinho no lugar de um dos meio-campistas, deixando a dupla de ataque com Cadu e o camisa 10 do Galo. Igor Gomes e Pedrinho disputam a vaga restante no meio ao lado de Battaglia e Zaracho.
Uma dúvida na escalação é no posicionamento de Gustavo Scarpa e Alisson. Diante do Vitória, o reforço do Galo para a temporada retornou à ponta-direita, enquanto a cria da base fez a ala esquerda, que sofre com as ausências de Guilherme Arana e Rubens. Autor do segundo gol do Atlético diante do Vitória, Brahian Palacios também é uma opção para as pontas.
- Provável escalação do Atlético: Everson; Saravia, Bruno Fuchs e Rômulo; Battaglia, Zaracho, Igor Gomes (Pedrinho), Alisson e Gustavo Scarpa; Paulinho e Cadu. Técnico: Gabriel Milito.
- Pendurados do Atlético: Renzo Saravia, Guilherme Arana, Gustavo Scarpa, Igor Gomes e Paulinho.
- Desfalques do Atlético: Rubens (lesão no joelho esquerdo), Guilherme Arana (representando o Brasil na Copa América), Otávio (lesão na coxa esquerda), Alan Franco (representando o Equador na Copa América), Eduardo Vargas (representando o Chile na Copa América), e Hulk (viagem familiar).
Escalação do Fortaleza
Assim como o Atlético, o Fortaleza terá uma longa lista de desfalques para o duelo: quatro por lesão, dois na Copa América e um por suspensão. A novidade na lista de ausências é justamente o goleador do time na temporada.
Juan Martín Lucero recebeu o terceiro cartão amarelo na vitória sobre o Grêmio por 1 a 0, na quarta-feira (19/6), no Castelão. Na ocasião, o artilheiro marcou o único gol do jogo e chegou à marca de 16 bolas na rede em 2024.
Em contrapartida à suspensão de Lucero, Juan Pablo Vojvoda terá o retorno de Renato Kayzer para ser o centroavante do time. Assim como o atacante ex-América e Cruzeiro, o zagueiro Brítez cumpriu suspensão diante do Grêmio e voltará ao time inicial.
Outras mudanças na escalação de Vojvoda devem ser os retornos de Bruno Pacheco, Zé Welison e Yago Pikachu, que foram poupados no jogo com o Grêmio – os dois últimos entraram no segundo tempo. Já Calebe, ex-Atlético, voltou de lesão após quase três meses e tende a ser opção no segundo tempo.
- Provável escalação do Fortaleza: João Ricardo; Tinga, Titi, Brítez e Bruno Pacheco (Felipe Jonatan); Hércules e Zé Welison; Yago Pikachu, Tomás Pochettino e Breno Lopes; Renato Kayzer. Técnico: Juan Pablo Vojvoda.
- Pendurados do Fortaleza: Pochettino, Pikachu, Breno Lopes e Pedro Augusto.
- Desfalques do Fortaleza: Dudu, Marinho, Matheus Rossetto e Moisés (departamento médico); Kervin e Kuscevic (Copa América por Venezuela e Chile, respectivamente); e Lucero (suspenso).
Atlético x Fortaleza: personagens
“Eu tenho a confiança de que vamos recuperar a contundência. Os jogadores são bons e já demonstraram, em pouco tempo, que podem fazer o que eu quero. Agora, superar essa situação que acontece muito no futebol, a derrota. Ninguém quer perder, mas acontece. Temos que buscar o ‘fogo sagrado’. Jogar com orgulho, com a vergonha de ter perdido. Isso te potencializa e te melhora. Necessitamos disso para sair dessa situação o quanto antes”
Gabriel Milito, técnico do Atlético
“Conseguimos uma regularidade no mês de maio: empatamos com Vasco em 3 a 3, conseguimos empate na Bombonera, ganhamos do Trinidense, ganhamos do Sport. Eu sempre vejo o copo meio cheio [das atuações recentes]. É um ano com muitos jogos, desde janeiro, temos dificuldade como todos os times em ter a regularidade no futebol brasileiro. Tirando o jogo com Cuiabá, que o time não respondeu, nós tivemos regularidade. Mas vou continuar trabalhando para que o rendimento acompanhe a regularidade”
Juan Pablo Vojvoda, técnico do Fortaleza
Atlético x Fortaleza: arbitragem
- Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza (FIFA-SP)
- Assistentes: Alex Ang Ribeiro (FIFA-SP) e Luiz Alberto Andrini Nogueira (SP)
- VAR: Daiane Muniz (FIFA-SP)