ATLÉTICO

Centroavante do Atlético, Alan Kardec completa um ano sem marcar gols

Alan Kardec tem 35 anos e é uma das opções ofensivas de Gabriel Milito no Atlético, porém não vive boa fase
Foto do autor
Compartilhe

24 de junho. Essa é a data em que Alan Kardec foi contratado pelo Atlético em 2022, exatamente dois anos atrás. E é também a mesma data que o centroavante balançou a rede pela última vez. Nesta segunda-feira, 24 de junho de 2024, o atacante de 35 anos completa um ano sem marcar gols e aparenta estar cada vez mais distante de ganhar espaço em meio ao grupo alvinegro.

Com contrato até o fim da temporada, Alan Kardec foi anunciado pelo Atlético há dois anos. Em 2021, ainda na China, o atacante tinha números razoáveis: foram 19 partidas disputadas com 12 gols e três assistências. Porém, depois que deixou o futebol asiático após quase seis temporadas e chegou ao Galo, o centroavante ainda não se encontrou. 

O último gol ocorreu exatamente um ano atrás, contra o Fortaleza, na derrota por 2 a 1 no Castelão. Após 365 dias e 22 jogos de Kardec, o Galo voltou a duelar com o rival cearense na noite deste domingo (23/6), desta vez na Arena MRV, e, mesmo com as ausências de Hulk e Vargas, e apenas com Cadu, Isaac e Paulinho à disposição, o técnico Gabriel Milito não acionou o centroavante no empate por 1 a 1 com Leão do Pici.

O No Ataque traz abaixo as estatísticas de Alan Kardec com a camisa do Atlético. 

Cada temporada de Alan Kardec pelo Atlético

Em 2022, Alan Kardec foi utilizado pelo Galo em 13 partidas – todas saindo do banco de reservas – e contribuiu com dois gols. Na época, Fábio Gomes perdeu espaço no Atlético, e o atacante se tornou a opção para a bola aérea do ataque do Galo, que havia contado com Diego Costa no segundo semestre de 2021.

No ano seguinte, ele ficou fora por lesão nos seis primeiros meses, retornando apenas em junho. Ele entrou em campo 15 vezes – apenas duas como titular – em 2023, marcou um gol e deu uma assistência. Com a venda de Eduardo Sasha em março, as opções ofensivas diminuiram, mas, mesmo assim, Kardec não aumentou as suas participações.

Já na atual temporada, o atacante soma oito partidas, sendo apenas uma como titular e ainda não participou diretamente de nenhuma bola na rede. Recentemente, com as ausências de Hulk, Paulinho e Vargas, Kardec ganhou mais chances com Gabriel Milito, mas somou 51 minutos e não acertou o gol adversário em nenhuma das três partidas – contra Bahia, Palmeiras e Vitória. 

Gols e assistências do atacante pelo Galo

Desta forma, Alan Kardec participou de 36 jogos e começou como titular em apenas três dessas partidas nas três temporadas com a camisa do Atlético. Neste período, ele marcou três gols e deu uma assistência. Veja abaixo a situação de cada uma das quatro participações em gols. 

Uma curiosidade é que o centroavante, que tem média de uma bola na rede por temporada disputada pelo Atlético, ainda não participou de um gol frente à sua torcida. Os três gols e a assistência ocorreram em partidas do Galo como visitante.

Alan Kardec segue como opção de Gabriel Milito e estará disponível no duelo com o Internacional, na quarta-feira (26/6), às 21h30, no Heriberto Hülse, em Criciúma.

Porém, o experiente atacante deve perder espaço nos próximos jogos, já que Hulk deve voltar a ser relacionado após se ausentar para acompanhar o nascimento da filha, e o jovem Cadu, cria da base alvinegra de 20 anos, é a atual primeira opção ofensiva nas ausências de Paulinho e Hulk. 

Compartilhe