ATLÉTICO

Como foi atuação de Arana, do Atlético, em empate da Seleção Brasileira?

Destaque do Atlético, o lateral Guilherme Arana foi titular da Seleção Brasileira em estreia na Copa América
Foto do autor
Compartilhe

A Seleção Brasileira abriu participação na Copa América com empate com a Costa Rica, por 0 a 0, na noite da última segunda-feira (24/6). Lateral-esquerdo do Atlético, Guilherme Arana foi titular do time de Dorival Júnior no SoFi Stadium, em Los Angeles, nos Estados Unidos.

Arana compôs linha defensiva com Danilo, Éder Militão e Marquinhos. Em um contexto de controle de posse de bola e domínio territorial por parte do Brasil, o jogador do Galo ocupou o campo ofensivo na maior parte do tempo e foi pouco exigido defensivamente.

De modo geral, Arana teve atuação discreta diante da Costa Rica. No primeiro tempo, o lateral-esquerdo trocava constantemente na ocupação de espaços com Vinícius Júnior – ora aparecendo no corredor, em amplitude, ora por dentro, no meio-espaço.

Já na etapa complementar, Arana ficou encarregado de alargar o campo pelo corredor, já que Vinícius Júnior buscava se associar por dentro. Posteriormente, com a saída do atacante ex-Flamengo, Rodrygo e Martinelli (este na reta final) passaram a cair mais pelo setor.

Diante da fechada organização defensiva da Costa Rica, o Brasil teve problemas para encontrar espaços quando teve a bola. O cenário também foi dificultado pelas dimensões reduzidas do campo do SoFi Stadium.

Nesse contexto, Arana constantemente recebeu a bola por dentro ou aberto pelo lado, com poucas opções de passe vertical. O lateral-esquerdo do Atlético não arriscou muito e optou por passes laterais e para trás na maioria das ocasiões.

Quando teve mais espaço no corredor, Arana tentou cruzamentos, sem gerar grandes perigos. O defensor cometeu alguns erros técnicos ao longo dos 90 minutos, mas não comprometeu.

Aos 33 minutos do segundo tempo, de toda forma, o lateral-esquerdo obrigou ótima defesa de Sequeira com finalização de fora da área. Foi a única participação ofensiva mais efetiva de Arana no confronto.

Na análise geral, uma performance aquém do que o jogador do Galo pode produzir. Arana viu o time de Dorival concentrar a maior parte das iniciativas pelo lado direito e pouco agregou na construção ofensiva.

Seleção Brasileira na Copa América

O Brasil abre a Copa América na vice-liderança do Grupo D, com um ponto. A Colômbia lidera a chave, com três.

O próximo compromisso da Seleção Brasileira será contra o Paraguai no Allegiant Stadium, em Las Vegas. A partida será disputada a partir das 22h da sexta-feira (28/6).

Compartilhe