Contratado e apresentado. Basta ser regulamentado para poder reestrear. Esta é a situação do meia-atacante Bernard. Se dependesse da torcida do Atlético, ansiosa pelo momento, o reforço já teria entrado em campo. Mas é necessário aguardar a abertura da janela de transferências para que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) o inscreva no Boletim Informativo Diário (BID).
A próxima janela de transferências abre em 10 de julho. Após esse dia, Bernard estará apto a vestir a camisa do Galo. Se a inscrição ocorrer como planejado, o meia-atacante poderá atuar no dia seguinte, já na 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. Evidentemente, a reestreia depende, também, dos planos do técnico Gabriel Milito.
Em 11 de julho, o Atlético recebe o São Paulo na Arena MRV, em Belo Horizonte, às 21h30, pela 16ª rodada da Série A. O próximo compromisso, pela 17ª rodada, está marcado para 16 de julho (terça-feira), às 19h, contra o Juventude, no Mané Garrincha, em Brasília.
Bernard no Atlético
O Atlético anunciou a contratação do meia-atacante de 31 anos ainda em fevereiro. Na época, o contrato com o Panathinaikos, da Grécia, estava em vigor. Por isso, desembarcou na capital mineira apenas em junho. Alguns dias depois, em 19 de junho, ele iniciou a preparação física no centro de treinamentos do Galo.
Já é de conhecimento público que Bernard vestirá a camisa 20. Na primeira passagem, o meia-atacante usou a 11, mas ela pertence, atualmente, ao atacante Eduardo Vargas. O chileno está com a seleção nacional na Copa América e tem contrato com o Galo até o fim deste ano.
Bernard teve contato com a torcida do Atlético no dia da apresentação, em 26 de junho. O clube promoveu o reencontro na Arena MRV, em Belo Horizonte, antes do empate por 1 a 1 com o Fortaleza, pela 11ª rodada da Série A.
Primeira passagem e retorno
Bernard foi revelado pelo Atlético em 2011. Permaneceu no clube até 2013, quando se transferiu ao Shakhtar Donetsk, da Ucrânia. Em dois anos e 100 jogos, marcou 22 gols, conquistou duas edições do Campeonato Mineiro (2012 e 2013) e uma da Copa Libertadores (2013).
Depois de deixar a Ucrânia, o meia-atacante passou pelo Everton (Inglaterra), pelo Sharjah FC (Emirados Árabes Unidos) e pelo Panathinaikos (Grécia).