CAMPEONATO BRASILEIRO

Atlético leva quatro do Flamengo e perde mais uma na Arena MRV pelo Brasileiro

Inofensivo, Galo sofreu nas duas pontas do campo, cedeu muitos espaços, criou pouco e sofreu mais uma dura derrota como mandante
Foto do autor
Compartilhe

Em noite pouco inspirada, o Atlético não fez valer o apoio da torcida na Arena MRV e sofreu uma dura derrota por 4 a 2 para o Flamengo nesta quarta-feira (3/6). Os visitantes abriram três gols de vantagem no primeiro tempo e contaram com a expulsão de Rômulo para assegurar os três pontos na 14ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Apesar de ter maior posse de bola durante boa parte do jogo, os donos da casa foram pouco criativos e quase não ameaçaram o goleiro rival ao longo dos 90 minutos.

O rubro-negro, por sua vez, se mostrou consciente de seu plano de jogo desde o apito incial e aproveitou as falhas defensivas do adversário para construir o placar. Em jogo com muitos desfalques de ambos os lados, melhor para o líder do campeonato.

Com a vitória, o Flamengo chegou aos 30 pontos e se consolida cada vez mais na ponta da Série A. Já o Atlético permanece na 11ª posição, com 18 pontos – a quatro do G6 e sete acima do Z4.

Essa foi a segunda vez em que o Galo levou quatro gols em casa no Brasileiro, após perder por 4 a 0 para o Palmeiras. Além disso, o alvinegro não vence há cinco jogos como mandante – pior série do clube desde a inauguração da Arena MRV.

Próximos jogos de Atlético e Flamengo

O Atlético volta a campo para enfrentar o Botafogo no domingo, às 20h30. O duelo será disputado no Nilton Santos, no Rio de Janeiro, e válido pela 15ª rodada da Série A.

Já o Flamengo receberá o Cuiabá no sábado, às 20h, no Maracanã, no Rio de Janeiro, também pela competição nacional.

Atlético x Flamengo: o jogo

O clima no estádio acompanhava aquilo que se espera de um clássico nacional, com ambas as torcidas dando show antes de a bola rolar. A partir do apito inicial, o que se viu foi o Atlético com maior posse de bola e o Flamengo com linhas altas, pressionando a saída de bola.

Ainda assim, o time comandado por Gabriel Milito conseguia escapar por meio de passes longos para o lado oposto. O que faltava era maior profundidade ao ataque, algo que os cariocas conseguiram com maior facilidade no começo do jogo.

Aos 13’, Luiz Araújo cobrou falta na ponta direita com muito perigo e Cadu, ao tentar afastar, chutou a bola contra Bruno Henrique, que estava de frente para o gol e apenas comemorou: 0 a 1.

Os minutos seguintes foram mais favoráveis ao Atlético, que tentava criar principalmente pelo lado esquerdo. Os visitantes, por sua vez, exploravam muito as bolas em profundidade para Carlinhos, mas também não levavam perigo.

Bastou uma oportunidade para o Flamengo ampliar. Luiz Araújo tocou em profundidade para Wesley, que aproveitou a presença de Scarpa na linha defensiva, venceu a disputa de corpo e finalizou. A bola pegou na trave e sobrou para Carlinhos marcar: 0 a 2. 

O Atlético voltou a controlar as ações da partida e criou a primeira grande chance com lançamento de Bruno Fuchs para Cadu. O jovem atacante, no entanto, finalizou mal com a esquerda e desperdiçou.

A partir disso, o Galo demonstrou muita dificuldade no jogo. Mesmo com mais posse de bola, faltava criatividade por dentro e finalizações. Já o rubro-negro se defendia bem e não tinha pressa quando retomava a bola, além de aproveitar certa passividade dos mandantes na marcação.

Allan e Hulk em disputa de bola durante Atlético x Flamengo - (foto: Ramon Lisboa/EM/DA.Press)
Allan e Hulk em disputa de bola durante Atlético x Flamengo(foto: Ramon Lisboa/EM/DA.Press)

Expulsão e passividade do Atlético

Milito tentou mudar isso com a entrada do atacante Eduardo Vargas no lugar de Igor Gomes no intervalo. Mas não deu tempo sequer do Atlético buscar uma reação. Aos 6’ do segundo tempo, Ayrton Lucas passou com facilidade pela defesa, finalizou cruzado e marcou um belo gol na Arena MRV: 0 a 3.

Logo na sequência, Vargas foi derrubado por Allan na grande área. O árbitro Ramon Abatti Abel mandou o jogo seguir, mas foi chamado pelo VAR e, ao analisar o lance novamente, marcou pênalti. Hulk foi para a bola e acertou o ângulo para diminuir aos 11’: 1 a 3.

O cenário já era complicado quando Rômulo fez falta em Bruno Henrique, levou o segundo cartão amarelo e foi expulso aos 18’. Com muito espaço no meio de campo, Pedro, que acabara de entrar, lançou em profundidade para Bruno Henrique marcar o quarto: 1 a 4 aos 23’. 

Com um a menos, restou ao Atlético recuar as linhas de marcação e ver o Flamengo dominar os minutos finais da partida. Ainda assim, restou tempo para Hulk diminuir após cruzamento de Scarpa aos 44′ do 2ºT: 2 a 4.

Aos cantos de “olé”, o rubro negro comemorou três pontos fora de casa, e o Galo frustrou seu torcedor na Arena MRV.

Atlético 2 x 4 Flamengo

Atlético

Matheus Mendes; Rômulo, Battaglia e Bruno Fuchs; Otávio, Paulo Vitor (Mariano, aos 20’ do 2º), Igor Gomes (Vargas, no intervalo), Gustavo Scarpa e Cadu (Palacios, aos 20’ do 2ºT); Paulinho e Hulk. Técnico: Gabriel Milito

Flamengo

Rossi; Wesley, Fabrício Bruno, David Luiz e Ayrton Lucas (Léo Pereira, aos 26’ do 2ºT); Allan, Léo Ortiz (Erick Pulgar, aos 26’ do 2ºT) e Gerson (Lorran,aos 34’ do 2ºT); Luiz Araújo (Victor Hugo, aos 34’ do 2ºT), Bruno Henrique e Carlinhos (Pedro, aos 17’ do 2ºT). Técnico: Tite

Gols: Bruno Henrique, aos 13’ do 1ºT, Carlinhos, aos 23’ do 1ºT. Ayrton Lucas, aos 6’ do 2ºT e Bruno Henrique, aos 23’ do 2ºT; Hulk, aos 11’ do 2ºT, e aos 44′ do 2ºT
Cartões amarelos: Paulo Vitor e Battaglia; Bruno Henrique e Ayrton Lucas
Cartão vermelho: Rômulo, aos 18’ do 2ºT

Motivo: 14ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Data: 3/7/2024 (quarta-feira)
Estádio: Arena MRV, em Belo Horizonte

Árbitro: Ramon Abatti Abel (FIFA-SC)
Assistentes: Nailton Junior de Sousa Oliveira (FIFA-CE) e Henrique Neu Ribeiro (SC)
VAR: Rodrigo D’Alonso Ferreira (SC)

Público: 39.993
Renda: R$ 2.343.051,88

Compartilhe