O Atlético voltou a ter a ‘cara’ do técnico Gabriel Milito e venceu o São Paulo por 2 a 1 nesta quinta-feira (11/7), na Arena MRV, em Belo Horizonte. Com o retorno de titulares, o alvinegro mostrou um futebol ofensivo e marcou com os atacantes Eduardo Vargas e Paulinho para somar três pontos na 16ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Os laterais Saravia e Guilherme Arana, além da entrada de Vargas, ajudam o Galo a retomar o bom desempenho na temporada. Após terminar vencendo um primeiro tempo equilibado, a equipe mineira viu o Tricolor Paulista ficar com a menos aos 14 minutos da segunda etapa.
Após três jogos sem triunfo, o Atlético chega aos 21 pontos e assume a 10ª colocação. Já o São Paulo cai para o quinto lugar, com 27.
Próximos jogos de Atlético x São Paulo
O Atlético enfrentará o Juventude na próxima terça-feira, às 19h, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, pela 17ª rodada da Série A. Já o São Paulo receberá o Grêmio na quarta-feira, às 20h, no Morumbis, em São Paulo, também pela competição nacional.
Atlético x São Paulo: o jogo
Além da volta dos laterais titulares – Saravia e Arana – a grande novidade na escalação do Atlético foi a presença do atacante Eduardo Vargas. O chileno ficou responsável por atuar do lado esquerdo do ataque, setor geralmente ocupado pelos meias Zaracho ou Igor Gomes.
E o retorno de peças importantes fez a diferença desde o começo. O Galo foi o dono da partida nos 10 primeiros minutos, com trocas de passe em velocidade e retomadas de bola ainda no campo de ataque.
O gol não demorou a surgir. Aos 12’, Hulk cobrou falta com um forte chute rasteiro, o goleiro Rafael cedeu rebote e Eduardo Vargas, livre, empurrou para a rede: 1 a 0.
O São Paulo, por sua vez, marcava com linhas baixas e tentava chegar principalmente com lançamentos na ponta esquerda. Mas foi em cobrança de escanteio em que conseguiu empatar o jogo. Após confusão na grande área, Lucas conseguiu achar uma brecha para finalizar no canto: 1 a 1 aos 18’.
Os visitantes cresceram após o gol e chegaram mais duas vezes, com boas tabelas e pressão pós-perda. O domínio era claro, e o Tricolor Paulista tinha facilidade para criar jogadas.
A partir disso, o jogo ficou equilibrado. Ambos os times priorizavam ao máximo a posse de bola e chegavam bem à área adversária. Scarpa finalizou duas vezes com perigo, e Ferreirinha quase marcou em contra-ataque, mas foi impedido em belo bloqueio de Battaglia.
O Atlético estava mal no fim do primeiro tempo, mas em uma jogada bem trabalhada voltou a ficar na frente do placar. Scarpa finalizou da ponta direita, e Paulinho desviou, de barriga, para marcar aos 47’: 2 a 1.
Atlético superior com um a mais
As duas equipes seguiram agressivas na volta do intervalo. Se Arana exigiu boa defesa de Rafael por um lado, Ferreira assustou Matheus Mendes em bela finalização chapada.
O jogo ficou mais favorável para o Atlético quando o zagueiro Alan Franco foi expulso e deixou o São Paulo com um a menos aos 13′ do segundo tempo, após pisar no tornozelo de Otávio sem bola. O árbitro Marcelo de Lima Henrique precisou rever o lance no VAR para tomar a decisão.
Algo que chamava atenção na Arena MRV era a atuação de Hulk. Acostumado a decidir os jogos, o camisa 7 esteva abaixo tecnicamente nesta quinta-feira.
Mesmo dominando os duelos, o Atlético quase levou o empate. Em contra-ataque, o time paulista exigiu duas belas defesas de Matheus Mendes.
A partir disso, os donos da casa pouco sofreram. Com mais espaço no campo de ataque, o alvinegro mantinha a posse de bola com triangulações, em busca do terceiro gol.
O Galo chegou a errar alguns passes no campo de defesa, mas nada que alterasse o placar na Arena MRV.
Atlético 2 x 1 São Paulo
Atlético
Matheus Mendes; Saravia, Battaglia, Bruno Fuchs e Guilherme Arana; Otávio, Alan Franco e Gustavo Scarpa, Eduardo Vargas (Cadu, aos 27′ do 2ºT), Paulinho e Hulk
Técnico: Gabriel Milito
São Paulo
Rafael; Igor Vinícius (Rafinha, aos 34′ do 2ºT), Arboleda, Alan Franco e Wellington; Luiz Gustavo e Alisson; Luca (Erick, aos 41 do 2ºT), Luciano (Rodrigo Nestor, aos 20′ do 2ºT), Ferreira (Wellington Rato, aos 20′ do 2ºT) e Calleri (André Silva, aos 41 do 2ºT)
Técnico: Luis Zubeldía
Gols: Eduardo Vargas, aos 12’ do 1ºT, e Paulinho, aos 47’ do 1ºT; Lucas, aos 18’ do 1ºT
Cartões amarelos: Battaglia e Hulk; Zubeldía e Luiz Gustavo
Cartão vermelho: Alan Franco (SP), aos 13′ do 2ºT
Motivo: 16ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Data: 11/7/2024 (quinta-feira)
Estádio: Arena MRV, em Belo Horizonte
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (CE)
Assistentes: Rafael da Silva Alves (FIFA-RS) e Leone Carvalho Rocha (GO)
VAR: Rodrigo Nunes de Sá (FIFA-RJ)