O anúncio de que o zagueiro paraguaio Junior Alonso vestirá a camisa de número 8 na terceira passagem dele pelo Atlético, na última quarta-feira (10/7), pegou muitos torcedores de surpresa. Isso porque, no futebol, o 8 costuma ser usado por meio-campistas, enquanto jogadores de defesa costumam usar números entre 2 e 6.
Para anunciar a numeração inusitada de Alonso, nas redes sociais, o Galo brincou que o paraguaio tem “garra de zagueiro com técnica de meio-campista”.
Mas, afinal, qual foi o motivo da escolha do número 8?
Alonso explica escolha pela camisa 8
Apresentado na Cidade do Galo nesta segunda-feira (15/7), Alonso explicou o motivo da escolha inusitada. Nas duas primeiras passagens do defensor pelo time alvinegro (entre 2020 e 2021 e em 2022), ele vestiu a camisa de número 3 – que hoje é usada por Bruno Fuchs.
“Era o número que estva disponível, me marca um pouco a versatilidade do número, sei que posso jogar de zagueiro, de lateral-esquerdo, de zagueiro numa linha de três. É só por isso, não tem nada em especial.”
Junior Alonso, novo zagueiro do Atlético
Quem usava a camisa 8 do Atlético antes de Alonso?
Os últimos jogadores a usar a camisa 8 alvinegra foram os volantes Edenilson (2023 a abril de 2024) e Jair (2019 a 2022).
Alonso volta ao Atlético
Alonso teve a primeira passagem pelo Atlético em 2020, quando o clube desembolsou R$ 18 milhões para tirar o jogador do Lille, da França. Ele estava emprestado pelo Boca Juniors, da Argentina, e não teve muito espaço no futebol europeu.
Com a camisa do Galo, a resposta foi quase imediata. Ele rapidamente se tornou titular e disputou 38 partidas em 2020. No ano seguinte, foi um dos destaques do ‘Triplete Alvinegro’, com a conquista do Campeonato Brasileiro, da Copa do Brasil e do Campeonato Mineiro.
O bom desempenho de Alonso no futebol brasileiro rendeu uma venda milionária ao Atlético. No início de 2022, o Krasnodar pagou cerca de R$ 46 milhões para ter o paraguaio.
No entanto, o zagueiro retornou ao Galo por empréstimo antes mesmo de vestir a camisa do novo time. Isso porque, devido à guerra entre Rússia e Ucrânia, o jogador teve o contrato suspenso para atuar no país.
Alonso não manteve o nível dos anos anteriores na temporada, mas ainda assim foi um dos pilares da defesa alvinegra antes de fazer as malas e ir de vez para a Europa.
Pelo Atlético, o paraguaio disputou 132 jogos e marcou dois gols. Além dos títulos citados, venceu o Mineiro em 2020 e 2022.