Por voos maiores. É com essa mentalidade que Juventude e Atlético se enfrentam nesta terça-feira (16/7), às 19h, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. O No Ataque traz, a seguir, as principais informações do jogo no Mané Garrincha, em Brasília: onde assistir, prováveis escalações, arbitragem e mais.
Uma boa notícia para o alvinegro é o fato de o clube gaúcho ter vendido o mando de campo. No Alfredo Jaconi, onde geralmente atua, o Jaconero não perde há 11 jogos e está invicto na Série A.
O time vive uma boa fase como um todo. No sábado, eliminou o Internacional na terceira fase da Copa do Brasil após vitória por 2 a 1 na ida e empate por 1 a 1 na volta, em casa.
Já no Brasileiro o Juventude vem de triunfo sobre outro rival gaúcho, com um sonoro 3 a 0 no Grêmio, que o deixou em 13º lugar, com 19 pontos. O técnico da equipe, Roger Machado, chegou a ser especulado no Inter, mas o clube parece ter voltado suas atenções ao português Sérgio Conceição.
Recuperação alvinegra
Já o Atlético voltou a vencer na rodada passada após três jogos sem vitória na temporada. Com gols de Eduardo Vargas e Paulinho, o alvinegro bateu o São Paulo por 2 a 1 na Arena MRV, na quinta-feira passada.
Com isso, chegou a 21 pontos na Série A e agora está em 10º lugar. O objetivo de momento é encostar no próprio São Paulo, sexto colocado, com 27 pontos.
Para isso, o técnico Gabriel Milito conta com dois reforços: o zagueiro Junior Alonso e o meia-atacante Bernard, que poderão reestrear pelo Galo.
Juventude x Atlético: onde assistir ao vivo
O duelo pela 17ª rodada da Série A terá transmissão apenas na TV fechada.
- SporTV
- Premiere
Juventude x Atlético: as prováveis escalações
Juventude
O Juventude não deve ter muitas alterações em relação aos últimos jogos. A única dúvida na escalação é na zaga, com Lucas Freitas e Abner disputando posição.
A grande novidade é a presença do atacante Ronie Carrillo entre os relacionados. Contratado pelo clube nesta janela, o equatoriano deverá iniciar a partida no banco de reservas.
O também atacante David Da Hora foi emprestado pelo Fortaleza ao Jaconero, mas ainda aguarda ter o nome publicado no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
- Escalação do Juventude: Gabriel; João Lucas, Rodrigo Sam, Lucas Freitas (Abner) e Alan Ruschel; Caíque, Jadson e Jean Carlos; Lucas Barbosa, Erick Farias e Gilberto. Técnico: Roger Machado
- Pendurados do Juventude: Rodrigo Sam e Luis Mandaca
- Desfalques do Juventude: Zé Marcos (lesão na panturrilha direita), Danilo Boza (lesão na coxa direita), Edson Carioca (lesão de joelho esquerdo) Marcelinho (lesão na coxa direita)
Atlético
Com Battaglia suspenso, Alonso disputa vaga com Igor Rabello e Rômulo na defesa. Já Bernard pode entrar na vaga do atacante Eduardo Vargas, que fez gol no jogo passado, mas não entregou tanto defensivamente.
Os outros dois reforços do Galo para esta janela ainda não estão à disposição. O zagueiro Lyanco aprimora a parte física e técnica, enquanto o volante Fausto Vera aguarda os trâmites burocráticos para ser anunciado pelo clube.
- Escalação do Atlético: Matheus Mendes; Saravia, Bruno Fuchs, Junior Alonso (Igor Rabello ou Rômulo) e Guilherme Arana; Otávio, Alan Franco, Gustavo Scarpa e Bernard (Eduardo Vargas ou Igor Gomes); Paulinho e Hulk. Técnico: Gabriel Milito
- Pendurados do Atlético: Rabello, Rômulo, Saravia, Arana, Paulinho e Hulk
- Desfalques do Atlético: Everson (fratura no dedo mínimo da mão esquerda), Mariano (edema muscular no adutor da coxa esquerda), Mauricio Lemos (lesão no músculo posterior da coxa esquerda), Rubens (lesão no joelho esquerdo), Battaglia (suspenso), Zaracho (dores no púbis) e Alisson (entorse no tornozelo esquerdo com ruptura de ligamentos)
Juventude x Atlético: os personagens
- Roger Machado, técnico do Juventude: “São os processos. A equipe precisa passar por isso para se tornar uma equipe madura. As equipes forjadas nesse ambiente, esse time já mostrou em mais de uma oportunidade que nos momentos mais delicados reage muito bem.”
- Gabriel Milito, técnico do Atlético: “Sim, a equipe deve recuperar a confiança. Sempre a derrota diminui a auto estima e tira a confiança. (…) Contra Palmeiras e Flamengo deixamos uma imagem do que não somos, pelos motivos que foram. Devíamos (essa vitória diante do São Paulo), por nós e pela massa que nos acompanha. Uma vitória sempre gera tranquilidade, melhora a confiança, o ânimo, e é o que queremos. Agora precisamos conseguir essa regularidade. Esse é o desafio, tentar ganhar cada jogo que tivermos, porque já perdemos muitos pontos.”
Juventude x Atlético: arbitragem
- Árbitro: Alex Gomes Stefano (RJ)
- Assistentes: Fabrício Vilarinho da Silva (FIFA-GO) e Carlos Henrique Alves de Lima Filho (RJ)
- VAR: Caio Max Augusto Oliveira (RN)