Com diferentes aspirações na Série A do Campeonato Brasileiro, Criciúma e Atlético se enfrentam neste sábado (3/8), a partir das 20h, no Estádio Heriberto Hülse, em Criciúma. A seguir, o No Ataque informa todos os detalhes sobre o duelo entre Tigre e Galo pela 21ª rodada: onde assistir, desfalques, prováveis escalações, declarações dos treinadores e mais.
O Criciúma é o 12° colocado do Brasileirão, com 21 pontos, e faz campanha positiva para um clube que almeja a permanência na elite do futebol nacional. Na 20ª rodada, o Tigre contou com dois gols do atacante congolês Yannick Bolasie para vencer o Juventude por 2 a 1 no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul.
Já o Atlético ocupa a nona colocação na tabela, com 28 pontos, e foca em se aproximar do G6 para, possivelmente, aspirar objetivos maiores na competição. Na 20ª rodada, o Galo contou com dois gols do atacante Hulk para vencer o Corinthians por 2 a 1 na Arena MRV, em Belo Horizonte.
O time mineiro busca a vitória para tentar ganhar uma posição na Série A. Caso vença o Criciúma, o Galo precisará de um empate ou de uma derrota do Athletico-PR diante do Grêmio, neste domingo (4/8), para assumir o oitavo lugar.
Atlético tenta quebrar tabu diante do Criciúma
Já são quase 40 anos sem uma vitória do Atlético diante do Criciúma no Heriberto Hülse. A última ocorreu pelo Campeonato Brasileiro de 1986, quando Everton e Reinaldo Xavier marcaram os gols do Galo no triunfo sobre o Tigre, por 2 a 1.
Esta foi a única vitória alvinegra contra o adversário catarinense no Heriberto Hülse. Desde então, as equipes mediram forças em outras dez oportunidades no local, com oito triunfos do Criciúma e dois empates.
Criciúma x Atlético: onde assistir ao vivo
O duelo pela 21ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro terá transmissão exclusiva por serviço de assinatura (pay-per-view) na TV fechada.
- Premiere
Criciúma x Atlético: prováveis escalações
O No Ataque traz, a seguir, as prováveis escalações para o embate pelo Brasileirão. Saiba quem deve iniciar jogando no Heriberto Hülse.
Criciúma
- Provável escalação do Criciúma: Gustavo; Claudinho, Tobias Figueiredo (Walisson Maia), Wilker e Trauco; Meritão, Newton, Hermes e Fellipe Mateus; Bolasie e Allano (Eder)
- Pendurados do Criciúma: Gustavo, Alisson, Marcelo Hermes, Higor Meritão, Newton, Fellipe Mateus, Matheusinho, Eder, Bolasie e Allano
- Desfalques do Criciúma: Rodrigo (suspenso), Barreto (dores na região posterior da coxa direita), Matheusinho (lesão na coxa direita), Arthur Caíke (lesão no adutor da coxa esquerda) e Felipe Vizeu (dores na região lombar)
Atlético
O técnico Gabriel Milito pode promover mudanças na escalação do Atlético – a começar pela saída do zagueiro Lyanco, que terá de cumprir suspensão automática. O lateral-direito argentino Renzo Saravia deve voltar a receber oportunidade.
Outros nomes que não iniciaram a partida contra o CRB, pela Copa do Brasil, podem começar jogando contra o Criciúma. São os casos do zagueiro/volante Rodrigo Battaglia, do volante Fausto Vera e do meio-campista Matías Zaracho, por exemplo.
No ataque, diante da lesão de Hulk, o chileno Eduardo Vargas aparece como substituto mais provável. Cadu e Alan Kardec correm por fora nessa disputa.
- Provável escalação do Atlético: Matheus Mendes; Saravia (Battaglia), Bruno Fuchs (Battaglia) e Junior Alonso; Otávio, Fausto Vera (Alan Franco), Guilherme Arana, Gustavo Scarpa e Zaracho (Bernard); Paulinho e Eduardo Vargas
- Pendurados do Atlético: Saravia, Igor Rabello, Rômulo, Paulinho e Hulk
- Desfalques do Atlético: Everson (fratura no dedo mínimo da mão esquerda), Lyanco (suspenso), Hulk (lesão na panturrilha direita) e Alisson (entorse no tornozelo esquerdo com ruptura de ligamentos)
Criciúma x Atlético: os personagens
- Cláudio Tencati, técnico do Criciúma: “Acho que é inegável que todos os que assistem aos jogos do Criciúma, em geral, veem conteúdo. Além dos atletas, da capacidade que cada um individualmente trouxe, a gente já tinha um padrão de jogo estabelecido desde o ano passado. Nós temos uma espinha desses jogadores que mantém essa estrutura, esse pensamento de jogo. Automaticamente, aqueles que chegaram já se adaptaram e adquiriram esse processo de raciocínio. A gente gosta do jogo, da troca de passes, de construir, jogo de amplitude, de profundidade, mas jogo apoiado também. É uma característica nossa.”
- Gabriel Milito, técnico do Atlético: “Tem que nos servir de aprendizagem para tudo o que vem isso de que o jogo se começa a jogar com calor. Quando sair para o jogo, já entrar com calor, jogando. Quando começa o jogo, estamos jogando. A concentração deve ser máxima do primeiro ao último minuto. (…) O futebol te demonstra e te ensina a todo o tempo que não existe time mais forte que outro. Tem que demonstrar isso. Tem que jogar. Se você é melhor, demonstra.”
Criciúma x Atlético: arbitragem
- Árbitro: Jonathan Benkenstein Pinheiro (RS)
- Assistentes: Maurício Coelho Silva Penna (RS) e Tiago Augusto Kappes Diel (RS)
- VAR: Diego Pombo Lopez (BA)