CAMPEONATO BRASILEIRO

Pouco inspirado, Atlético é derrotado pelo Criciúma e ‘estaciona’ no Brasileiro

Galo tem desempenho abaixo do esperado contra o Tigre fora de casa e segue no meio da tabela da Série A do Brasileiro
Foto do autor
Compartilhe

O Atlético voltou a sofrer com a bola aérea e perdeu por 2 a 1 para o Criciúma neste sábado (3/8), pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro. O time mineiro até teve bons momentos ao longo do jogo, mas a desorganização defensiva e a falta de efetividade no ataque levou à derrota no Estádio Heriberto Hülse, em Criciúma-SC.

O jogo foi travado ao longo do primeiro tempo, que teve o Galo levemente melhor e no controle da posse de bola. O Tigre abriu o placar após bate-rebate em cobrança de escanteio, aos 12’ da segunda etapa, e ampliou aos 20’, ao aproveitar falha da zaga atleticana. Atrás no placar, o alvinegro se lançou ao ataque, chegou a acertar a trave duas vezes, mas só conseguiu diminuir o placar no último minuto do jogo.

Com a derrota, o Atlético vê a sequência de cinco jogos de invencibilidade chegar ao fim e segue no meio da tabela do Brasileiro, em nono lugar, com 28 pontos. Já o Criciúma chegou aos 24 pontos na 12ª posição.

Próximos jogos de Criciúma e Atlético

O Criciúma enfrentará o Fortaleza na próxima rodada. A partida está marcada para 11 de agosto, domingo, às 19h, na Arena Castelão, em Fortaleza.

Já o próximo confronto do Atlético pela competição será contra o rival Cruzeiro. O clássico ocorrerá no próximo sábado (10/8), às 21h30, no Mineirão. Antes, o alvinegro receberá o CRB na quarta-feira, às 19h, na Arena MRV, pela volta das oitavas de final da Copa do Brasil.

Criciúma x Atlético: o jogo

Transição rápida x posse de bola. Esse foi o cenário inicial do jogo, que teve o Atlético com calma para achar os jogadores em profundidade, enquanto o Criciúma apostava na velocidade pelas laterais.

O Galo também criava por meio de cruzamentos, mas apresentava dificuldade para chegar com perigo pelo centro. O equilíbrio marcava o duelo, que cada vez mais mostrava como os detalhes poderiam fazer a diferença.

Empurrado pela torcida, o Tigre também via Bolasie como destaque no ataque. Outro ponto forte da equipe eram os chutes de longa distância. O time chegou a balançar a rede aos 33’, mas o gol foi anulado por impedimento.

A partida chegou a ficar travada por alguns momentos. No fim do primeiro tempo, o Atlético cresceu de desempenho, mas faltava capricho nas finalizações.

Na volta do intervalo, foi a vez do Criciúma mostrar força e quase marcar com Bolasie e Hermes. Mas foi em bola parada que os donos da casa abriram o placar. Aos 12’, Hermes cobrou escanteio, e em bate-rebate Meritão aproveitou a sobra para deixar o dele: 1 a 0.

O técnico Gabriel Milito promoveu mudanças logo na sequência, com as entradas de Vera e Zaracho nos lugares de Otávio e Bernard. Scarpa chegou a acertar a trave em um chute de fora da área, mas a equipe teve de lidar com um balde de água fria.

Após cobrança de falta, a bola voltou para o Criciúma, que aproveitou a desorganização ofensiva do Atlético para marcar com Wilker Ángel: 2 a 0 aos 20’.

O Galo decidiu se lançar ao ataque e quase diminuiu com Bruno Fuchs, que acertou a trave. Por outro lado, o time deixava muitos espaços na defesa e também levava sustos dos mandantes.

Os momentos finais da partida foram de ataque x defesa. O Atlético rodava a bola de um lado para o outro, mas não conseguia achar espaços até que Cadu fez, de cabeça, um gol para diminuir o placar no último minuto do jogo. No entanto, já não havia tempo para buscar uma reação.

Criciúma 2 x 1 Atlético

Criciúma
Gustavo; Claudinho (Jonathan, aos 38′ do 2ºT), Tobias Figueiredo, Wilker Ángel e Trauco (Maia, aos 44′ do 2ºT); Meritão, Newton, Marcelo Hermes e Fellipe Mateus (Ronald, aos 38′ do 2ºT); Bolasie (Marquinhos Gabriel, aos 44′ do 2ºT) e Éder (Allano, aos 16′ do 2ºT)
Técnico: Cláudio Tencati

Atlético
Matheus Mendes; Saravia (Rubens, aos 32’ do 2ºT), Battaglia, Junior Alonso (Bruno Fuchs, aos 22’ do 2ºT) e Guilherme Arana; Otávio (Fausto Vera, aos 14’ do 2ºT), Alan Franco, Gustavo Scarpa e Bernard (Zaracho, aos 14’ do 2ºT); Paulinho e Eduardo Vargas (Cadu, aos 22’ do 2ºT)
Técnico: Gabriel Milito  

Gols: Meritão, aos 12’ do 2ºT e Wilker Ángel, aos 20’ do 2ºT; Cadu, aos 50′ do 2ºT
Cartões amarelos: Fellipe Mateus; Otávio e Alonso

Motivo: 21ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Data: 3/8/2024 (sábado)
Estádio: Heriberto Hülse, em Criciúma-SC

Árbitro: Jonathan Benkenstein Pinheiro (RS)
Assistentes: Maurício Coelho Silva Penna (RS) e Tiago Augusto Kappes Diel (RS)
VAR: Diego Pombo Lopez (BA)

Compartilhe