Sem vencer há quatro jogos na Série A do Campeonato Brasileiro, o Atlético vê a distância para os líderes aumentar. O Fortaleza – primeiro colocado depois de ultrapassar o Botafogo, no último fim de semana -, tem 48 pontos, enquanto o Galo, em oitavo, contabiliza 30. Já o O Bahia, último time do G6, tem 39.
O Atlético, no entanto, tem dois jogos a menos que algumas das equipes do topo da tabela. As partidas contra Grêmio (sexta rodada, em casa) e Athletico-PR (19ª rodada, fora de casa) estão atrasadas. Em 22 jogos, o Galo tem sete vitórias, nove empates e seis derrotas. Aproveitamento de 45%.
Além disso, é preciso considerar que o Galo também concentra esforços nas disputas da Copa Libertadores e Copa do Brasil. Em ambas as competições, o time comandado pelo técnico Gabriel Milito figura nas quartas de final e é considerado por muitos um dos favoritos.
Mas considerando a situação no Brasileiro, nessa altura do campeonato, como estão as chances de título para o Atlético? E a probabilidade de conseguir uma vaga na próxima Libertadores ou Sul-Americana? Veja a seguir levantamento feito por No Ataque em consulta ao Departamento de Matemática da UFMG.
Chances de título do Atlético
Segundo o Departamento de Matemática da UFMG, o Atlético tem apenas 0,035% de chance de ser campeão da Série A em 2024.
O Fortaleza, líder da competição, com 48 pontos, tem 52,6%. Já o Botafogo, segundo colocado, com 47 pontos, tem 26%.
Curiosamente, o Flamengo, que figura na quarta posição, tem mais chance de ser campeão que o Palmeiras – terceiro na tabela.
Isso porque o Rubro-Negro, assim como o Fortaleza, tem um jogo a menos. Conforme a UFMG, a probabilidade do Flamengo ser campeão é de 9,7%, já a do Palmeiras é de 7,3%.
Veja a situação dos demais clubes AQUI.
Classificação para Libertadores
Caso não consiga o título da Libertadores ou da Copa do Brasil, o Atlético vai depender da classificação no Campeonato Brasileiro para figurar novamente na principal competição entre clubes do continente em 2025.
O Galo é o oitavo time entre os 20 que disputam a Série A com mais chance de conseguir a vaga para a Libertadores. Segundo a UFMG, a probabilidade do Galo garantir a classificação pelo Brasileiro é de 9,1%.
Fortaleza tem 99,3%, seguido por Botafogo (97,8%), Flamengo (91,2%), Palmeiras (89,1%), São Paulo (73,2%), Cruzeiro (57,8%) e Bahia (46,2%).
Veja a situação dos demais clubes AQUI.
Classificação para Sul-Americana
Segundo a UFMG, o Atlético é a equipe com a maior probabilidade de garantir uma classificação para a Sul-Americana do ano que vem com 63,2% de chance.
Veja a situação dos demais clubes AQUI.