Sob o comando de Gabriel Milito, o Atlético vive a pior sequência na Série A do Campeonato Brasileiro desde o início da trajetória de Felipão no clube mineiro, em junho de 2023. Já são quatro jogos sem vitórias do Galo na principal competição nacional, com dois empates e duas derrotas neste recorte recente.
O Atlético atravessa “crise futebolística preocupante”, nas palavras do próprio Milito. Em entrevista coletiva após derrota diante do Fluminense (2 a 0), no último sábado (24/8), o treinador argentino não escondeu o abatimento com o momento vivido pela equipe alvinegra – que, mesmo na briga pelas copas, tem desempenho decepcionante.
A última vitória do Galo no Brasileirão ocorreu há quase um mês: em 28 de julho, pela 20ª rodada. Naquela ocasião, o time mineiro superou o Corinthians, por 2 a 1, com dois gols do atacante Hulk.
Sequência sem vitórias do Atlético no Campeonato Brasileiro de 2024
- 3/8/2024 – Criciúma 2 x 1 Atlético – Heriberto Hülse, em Criciúma (21ª rodada)
- 10/8/2024 – Cruzeiro 0 x 0 Atlético – Mineirão, em Belo Horizonte (22ª rodada)
- 17/8/2024 – Atlético 1 x 1 Cuiabá – Arena MRV, em Belo Horizonte (23ª rodada)
- 24/8/2024 – Atlético 0 x 2 Fluminense – Mineirão, em Belo Horizonte (24ª rodada)
Última sequência pior no Brasileiro ocorreu com Felipão
A última sequência pior que essa ocorreu entre junho e julho do ano passado, no período que compreendeu a transição entre os trabalhos de Eduardo Coudet e Felipão no clube mineiro. Foram oito jogos sem vitórias entre as rodadas 10 e 17, com quatro empates e quatro derrotas no período – em uma partida com o treinador argentino e sete com o gaúcho.
O momento negativo teve fim em 6 de agosto, na 18ª rodada, quando o Atlético venceu o São Paulo no MorumBis, em São Paulo, por 2 a 0. Dali em diante, a equipe engatou arrancada que terminou com a terceira colocação do Campeonato Brasileiro e vaga direta na fase de grupos da Copa Libertadores.
Os resultados de momento deixam o Galo na oitava colocação do Brasileirão, com 30 pontos – a nove do Bahia, primeiro clube no G6. A oportunidade de reabilitação será diante do Grêmio, no domingo (1/9), a partir das 11h, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre.
Antes disso, no entanto, o time de Gabriel Milito concentra energias no jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil. Nesta quarta-feira (28/8), a partir das 21h30, o Atlético medirá forças com o São Paulo no MorumBis, em busca de vaga na semifinal do torneio mata-mata.