A Arena do Grêmio voltará a receber uma partida de futebol neste domingo (1º/9). A partir das 11h, o Tricolor Gaúcho recebe o Atlético, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro, em um duelo que vale muito para as duas equipes. A seguir, o No Ataque informa todos os detalhes sobre o jogo: onde assistir, desfalques, prováveis escalações, declarações e mais.
A tabela de classificação mostra uma mínima diferença entre as equipes. O Grêmio é o 14º colocado, com 27 pontos, enquanto o Galo aparece em nono, com 30.
Na última rodada, o tricolor visitou o Criciúma no Heriberto Hulse e venceu por 1 a 0, resultado que possibilitou que a equipe de Renato Portaluppi se afastasse da zona de rebaixamento. Neste momento, são cinco pontos de diferença para o Vitória, que está em 17º com 22 pontos.
Já o Atlético vem de derrota. O time de Gabriel Milito recebeu o Fluminense no Mineirão e foi derrotado por 2 a 0. O revés frustrou os planos alvinegros de se aproximar do G6: são nove pontos a menos que o Bahia, sexto colocado.
Nessa quarta (28/8), entretanto, o Galo jogou pela Copa do Brasil e o resultado foi positivo. O alvinegro visitou o São Paulo no Morumbis e venceu por 1 a 0 pelo primeiro jogo das quartas de final.
Retorno da Arena do Grêmio
A Arena do Grêmio ficou mais de quatro meses sem ser palco de eventos esportivos. Em maio, o Rio Grande do Sul foi atingido por tempestades que geraram enchentes devastadoras. O estádio, localizado às margens dos rios Jacuí e Gravataí, em Porto Alegre, foi bastante afetado – o gramado ficou submerso por mais de 20 dias.
A última vez que o tricolor gaúcho mandou uma partida em casa foi em 20 de abril, na vitória por 1 a 0 sobre o Cuiabá, pela terceira rodada da Série A. O meio-campista argentino Franco Cristaldo marcou o único gol da partida aos 44 minutos do primeiro tempo.
O Grêmio montou uma força-tarefa para restauração da Arena. Ainda sim, o retorno será com algumas limitações. A principal delas será em relação ao público. Com capacidade para mais de 55 mil torcedores, o estádio só poderá receber, no máximo, 12,7 mil pessoas.
Além disso, o sistema elétrico da Arena não voltou a funcionar, o que fará, por exemplo, com que os sejam lidos por dispositivos portáteis que funcionam sem internet, e o acesso à arquibancada tende a ser mais demorado. Antes, a entrada ocorria pelas catracas, de forma mais rápida.
Os refletores também não estarão à disposição. Essa foi, inclusive, a principal motivação para que o horário da partida fosse alterado para às 11h – antes estava marcada para 16h.
Grêmio x Atlético: onde assistir ao vivo
O duelo entre Grêmio e Atlético, pelo Campeonato Brasileiro, será transmitido ao vivo pelo Premiere (pay-per-view).
Grêmio x Atlético: prováveis escalações
Grêmio
O técnico Renato Portaluppi deve fazer apenas uma alteração em relação ao time que bateu o Criciúma no último domingo (25), pelo Campeonato Brasileiro.
Sem baixas por suspensão, o tricolor tem como ausências o zagueiro Jemerson (lesão muscular não detalhada pelo clube), o meio-campista Du Queiroz (fratura no pé esquerdo), e os atacantes Pavón (lesão muscular na coxa direita) e André Henrique (lesão muscular na coxa esquerda).
Renato terá o retorno do zagueiro Kannemann, que foi preservado do último jogo em função de desgaste físico, e do atacante Diego Costa, que se recuperou de um desconforto na região do púbis. A tendência é de que o argentino substitua Jemerson no time titular, enquanto o espanhol deve ficar no banco de reservas.
- Provável escalação do Grêmio: Marchesín; João Pedro, Gustavo Martins, Kannemann e Reinaldo; Villasanti, Dodi, Monsalve e Cristaldo; Soteldo e Braithwaite.
- Pendurado do Grêmio: Reinaldo, Villasanti, Du Queiroz, e Kannemann
- Desfalque do Grêmio: Jemerson (lesão), Du Queiroz (fratura no pé esquerdo), Pavón (lesão muscular na coxa direita) e André Henrique (lesão muscular na coxa esquerda).
Atlético
Já Gabriel Milito terá que promover pelo menos duas mudanças no time em relação à equipe que bateu o São Paulo pela Copa do Brasil.
Duas das baixas do time são por suspensão. O zagueiro Bruno Fuchs e o atacante Paulinho foram advertidos com o terceiro cartão amarelo na derrota para o Fluminense, no último sábado (24/8), e não poderão atuar contra o Grêmio.
Quem também será desfalque é o atacante Hulk, que não foi relacionado para o jogo e ficou em Belo Horizonte em função de uma programação de controle de carga definida pelo departamento médico, fisiologia e comissão técnica do clube.
A principal dúvida está relacionada justamente aos substituto de Paulinho e Hulk – que deve ser escolhido mediante estudo do adversário por parte da comissão técnica de Milito. Cadu, Vargas e Deyverson disputam duas vagas no ataque alvinegro.
No departamento médico do Galo, Zaracho e Alisson seguem como desfalques. O meio-campista se recupera de procedimento cirúrgico para correção de uma hérnia do esporte na região inguinal, enquanto o atacante trata de lesão no músculo adutor da coxa esquerda.
- Escalação do Atlético: Everson; Saravia, Battaglia, Junior Alonso e Guilherme Arana; Otávio, Fausto Vera, Alan Franco, Gustavo Scarpa; Bernard e Deyverson.
- Pendurados do Atlético: Saravia, Mariano, Junior Alonso, Igor Rabello, Rômulo e Hulk
- Desfalques do Atlético: Bruno Fuchs (suspenso), Zaracho (procedimento cirúrgico), Alisson (lesão muscular na coxa direita), Paulinho (suspenso) e Hulk (controle de carga).
Grêmio x Atlético: os personagens
- Miguel Monsalve, meio-campista do Grêmio: “Vai ser muito especial jogar na Arena pela primeira vez. Me falaram muito sobre o clima, sobre o torcedor gremista sempre apoia, se sente muito o ‘fator local’. Depois de todas dificuldades que passamos, jogar na Arena é muito importante para a gente. É um jogo vital para a gente, para seguirmos almejando postos mais altos”.
- Otávio, volante do Atlético: “É um jogo importantíssimo no Brasileiro para nós. Principalmente se tratando de um jogo no qual vai ser muito importante para o Grêmio. Temos que entrar focados, virar a chave. Fizemos uma grande vitória contra o São Paulo, mas era Copa do Brasil. Precisamos, independente se é em casa ou fora, voltar a vencer e somar pontos”.
Grêmio x Atlético: arbitragem
- Árbitro: Raphael Claus (SP)
- Assistentes: Fabrini Bevilaqua Costa (SP) e Luiz Alberto Andrini Nogueira (SP)
- VAR: Rodrigo D’Alonso Ferreira (SC)