ATLÉTICO

No fim! Atlético vira no último lance e vence Grêmio pelo Brasileiro

Atlético saiu atrás no placar, mas contou com dois pênaltis a favor e virou sobre o Grêmio pelo Campeonato Brasileiro
Foto do autor
Compartilhe

O Atlético saiu atrás, mas contou com dois pênaltis a favor para vencer o Grêmio por 3 a 2, neste domingo (1º/9), pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro. Gustavo Scarpa, Brahian Palacios e Eduardo Vargas marcaram para o alvinegro, enquanto Braithwaite e Cristaldo fizeram para o tricolor.

Com o resultado conquistado na Arena do Grêmio, o Galo chegou 33 pontos, agora na oitava posição – distância de oito para o Cruzeiro, que abre o G6 com 41. Já o Tricolor Gaúcho segue com 27, em 14º.

O Atlético até controlou a posse de bola no primeiro tempo, mas, sem Hulk e Paulinho, não conseguiu levar perigo ofensivamente – mesmo com um jogador a mais, já que o Grêmio teve um jogador expulso aos 19 minutos. O tricolor, por outro lado, aproveitou as chances e abriu 2 a 0.

Na segunda etapa, o Atlético fez alterações com o objetivo de ser mais ofensivo, mas o problema de criação seguiu. A virada ocorreu em cobranças de pênalti e gol de Vargas nos últimos instantes da partida.

Próximos jogos

Atlético e Grêmio só voltarão a campo daqui duas semanas. No dia 12, o alvinegro recebe o São Paulo, na Arena MRV, a partir das 21h45, pelo segundo jogo das quartas de final da Copa do Brasil. Pelo Brasileiro, a equipe joga apenas no dia 15, contra o Bahia, na Fonte Nova, às 18h30.

O Tricolor Gaúcho joga também em 15 de setembro, contra o Bragantino, no Nabi Abi Chedid , mas às 16h. Os jogos serão válidos pela 26ª rodada.

O jogo

O jogo começou com o Atlético tentando ter o controle da bola, explorando as costas da primeira pressão gremista, a fim de encontrar o centroavante Deyverson no trabalho de pivô. Entretanto, o Grêmio conseguia interromper as tentativas de progressão do alvinegro e levava perigo em ataques rápidos.

Sem Hulk e Paulinho, o Atlético explorou ainda mais o jogo pelos lados do campo – na esquerda com Bernard e Guilherme Arana e, na direita, com Gustavo Scarpa.

O cenário ficou favorável para o Galo antes da metade do primeiro tempo. Aos 19 minutos, o zagueiro Gustavo Martins se atrapalhou ao dominar a bola no meio-campo e viu Deyverson tomar a posse. O defensor, que era o último homem do Grêmio, fez a falta e recebeu o cartão vermelho.

Mesmo com um a mais, o Atlético tinha dificuldades para levar perigo à meta de Marchesín. O tricolor, por outro lado, passou a optar transições rápidas para o ataque. Foi em um dessas jogadas que saiu o escanteio que gerou o gol gremista.

E, na cobrança de Cristaldo, a bola foi desviada por Kannemann na primeira trave e sobrou para Braithwaite, que só teve o trabalho de empurrar para o fundo da rede e abrir o marcador para o Grêmio: 1 a 0.

O segundo gol não demorou para sair. Após erro de saída do Galo, Soteldo dominou a bola na lado esquerdo e fez bela jogada individual. O venezuelano cruzou para Cristaldo, que cabeceou na trave e, no rebote, balançou as redes de Everson: 2 a 0.

Lance de Grêmio x Atlético - (foto: Pedro Souza / Atlético)
Atlético teve dificuldade em grande parte do jogo contra o Grêmio (foto: Pedro Souza / Atlético)

Segundo tempo

Com objetivo de ser mais ofensivo na segunda etapa, o técnico Gabriel Milito resolveu sacar os volantes Otávio e Fausto Vera para colocar os atacantes Brahian Palacios e Eduardo Vargas. Ainda sim, o problema de criação persistiu.

Assim como no primeiro tempo, a equipe mineira teve dificuldades de se encontrar por dentro e, quando tentou pelos lados, parou na defesa gremista. O centroavante Deyverson, que era a referência do time na área, pouco foi acionado.

Aos 25, Palacios foi derrubado por João Pedro na área e o juiz marcou pênalti. Gustavo Scarpa partiu para a cobrança e diminuiu o placar para o Atlético: 2 a 1.

Já nos acréscimos, quando tudo parecia perdido, o Atlético teve outro pênalti a favor. Desta vez, Palacios partiu para a cobrança e fez: 2 a 2.

O Galo, então, se lançou para o ataque. Após chute de Guilherme Arana, o goleiro Marchesín rebateu para o meio da área, onde estava Eduardo Vargas. O chileno teve apenas o trabalho de cabecear para o fundo da rede e dar números finais a partida: 3 a 2.

Grêmio 2 x 3 Atlético

Grêmio

Marchesín; João Pedro, Gustavo Martins, Kannemann e Reinaldo; Villasanti, Dodi (Ronald, aos 44 do 2ºT), Monsalve (Edenilson, aos 13 do 2ºT) e Cristaldo; Soteldo e Braithwaite (Natã Felipe, aos 13 do 2ºT; Pedro Geromel, aos 44 do 2ºT ). Técnico: Renato Portaluppi.

Atlético

Everson; Saravia, Battaglia, Junior Alonso e Guilherme Arana; Otávio (Palacios, no intervalo), Fausto Vera (Vargas, no intervalo), Alan Franco, Gustavo Scarpa (Alan Kardec, aos 42 do 2ºT); Bernard (Rubens, aos 21 do 2ºT) e Deyverson (Cadu, aos 21 do 2ºT). Técnico: Gabriel Milito

Cartões amarelos: Bernard, Deyverson e Brahian Palacios (Atlético); Walter Kannemann (Grêmio)

Cartão vermelho: Gustavo Martins (Grêmio)

Gols: Martín Braithwaite (Grêmio, aos 32 do 1ºT), Franco Cristaldo (Grêmio, aos 41 do 1ºT), Gustavo Scarpa (Atlético, aos 28 do 2ºT), Brahian Palacios (Atlético, aos 48 do 2ºT) e Eduardo Vargas (Atlético, aos 50 do 2ºT).

Motivo: 25ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Local: Arena do Grêmio, Porto Alegre
Data: 1º/9/2024 (domingo)
Horário: 11h

Árbitro: Raphael Claus (SP)
Assistentes:  Fabrini Bevilaqua Costa (SP) e Luiz Alberto Andrini Nogueira (SP)
VAR: Rodrigo D’Alonso Ferreira (SC)

Compartilhe