CAMPEONATO BRASILEIRO

Atlético tem atuação ruim, perde para o Bahia e segue mal no Brasileiro

Com boa parte do time formado por reservas, Galo cria pouco, falha na defesa e se distancia do G6 da competição
Foto do autor
Compartilhe

O Atlético não consegue manter o nível das copas no Campeonato Brasileiro. Neste domingo (15/9), em um jogo fraco tecnicamente e com muitos reservas em campo, a equipe foi derrotada por 3 a 0 pelo Bahia na Arena Fonte Nova, em Salvador, pela 26ª rodada.

O primeiro tempo foi de poucas emoções, apesar de os donos da casa terem maior posse de bola. Na volta do intervalo, o Esquadrão de Aço aproveitou as falhas defensivas do Galo, foi muito superior tecnicamente e marcou com Everaldo e Everton Ribeiro, aos 5’ e 13’, respectivamente. Já nos acréscimos, Lucho Rodríguez ampliou o placar.

Com o resultado, o time mineiro segue na 10ª colocação, com 33 pontos – a nove de distância do Bahia, que assumiu a sexta colocação, com 42 pontos. Apesar das classificações na Copa do Brasil e na Copa Libertadores, o Atlético só venceu um dos últimos cinco compromissos no Brasileiro.

Próximos jogos de Bahia e Atlético

O Bahia voltará a campo no próximo sábado, às 21h, quando enfrentará o Fortaleza na Arena Castelão, em Fortaleza-CE, pela 27ª rodada do Brasileiro.

Já o Atlético muda o foco para o jogo de ida das quartas de final da Copa Libertadores. O alvinegro visitará o Fluminense na quarta-feira, às 19h, no Maracanã.

O próximo compromisso pela Série A está marcado para domingo, às 16h, na Arena MRV, contra o RB Bragantino.

Bahia x Atlético: o jogo

O início do duelo foi de forte marcação de ambos os lados, o que acabou travando os ataques. Ainda assim, era o Bahia quem conseguia construir com mais facilidade, principalmente com tabelas por dentro, enquanto o Atlético apostava em lançamentos pelas laterais.

O alvinegro tinha dificuldades para trocar passes sem grande parte do time titular – apenas Everson, Battaglia e Hulk iniciaram o duelo. Com os volantes bem recuados, pouco conseguia avançar no campo quando tentava jogadas por baixo. Já os donos da casa tiveram uma grande chance com Thaciano, que finalizou muito mal e desperdiçou.

Essa foi uma das raras jogadas de perigo até então. Até os 30’, as equipes somavam apenas três chutes a gol.

O Atlético apresentava mais uma atuação defensiva consistente, mas pouco agredia o adversário no primeiro tempo. O Bahia, com mais posse de bola, esbarrava na falta de criatividade no terço final do campo. Fim dos 45 minutos iniciais de um jogo com poucas emoções na Arena Fonte Nova.

Segundo tempo

Logo aos 5’, Palacios errou o passe para Mariano no campo de defesa, Thaciano roubou a bola e deixou Everaldo livre na grande área para abrir o placar: 1 a 0.

O Atlético não acordou, e o Bahia ampliou aos 13’. Em jogada construída por dentro, Everton Ribeiro acertou um belo chute com a perna direita e marcou para os donos da casa: 2 a 0.

Em desvantagem, o alvinegro parecia dar sinais de melhora e criou algumas chances. Aos 18’, Milito acionou três titulares: o lateral-direito Saravia e os meias Scarpa e Bernard, além do atacante Deyverson.

Apesar dos ‘reforços’, o Atlético seguia fazendo um jogo desatento e sem muita criatividade. O Bahia, que também promoveu alterações aos 28’, recuou as linhas de marcação e apostava nos contra-ataques.

O panorama se manteve até os minutos finais. O Galo até conseguia chegar com mais facilidade ao campo de ataque, mas parava na última linha de marcação do Bahia.

Ainda houve tempo para Lucho Rodríguez, em mais uma bela finalização de fora da área, ampliar o placar já nos acréscimos. Fim de jogo com atuação ruim pelo lado alvinegro e festa do lado tricolor, que entrou no G6 – grupo que dá vaga na próxima Libertadores.

Bahia 3 x 0 Atlético

Bahia
Marcos Felipe; Santi Arias, Gabriel Xavier, Kanu e Luciano Juba; Jean Lucas (Iago, aos 40’ do 2ºT), Caio Alexandre (Rezende, aos 33’ do 2ºT), Everton Ribeiro e Cauly (Lucho Rodríguez, aos 28’ do 2ºT); Thaciano (Ademir, aos 28’ do 2ºT) e Everaldo (Rafael Ratão, aos 28’ do 2ºT)
Técnico: Rogério Ceni

Atlético
Everson; Mariano (Saravia  aos 18’ do 2ºT),, Bruno Fuchs, Lyanco e Rubens (Alan Kardec, aos 28’ do 2ºT); Battaglia, Fausto Vera, Palacios (Gustavo Scarpa, aos 18’ do 2ºT) e Igor Gomes (Bernard, aos 18’ do 2ºT); Cadu (Deyverson,  aos 18’ do 2ºT) e Hulk
Técnico: Gabriel Milito 

Gols: Everaldo, aos 5’ do 2ºT; Everton Ribeiro, aos 13’ do 2ºT, Lucho Rodríguez, aos 46′ do 2ºT
Cartões amarelos: Kanu; Igor Gomes, Everson e Deyverson

Motivo: 26ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Data: 12/9/2024 (quinta-feira)
Estádio: Arena Fonte Nova, em Salvador-BA

Árbitro: Rafael Rodrigo Klein (FIFA-RS)
Assistentes: Maira Mostella Moreira (FIFA-RS) e Tiago Augusto Kappes Diel (RS)
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (FIFA-SP)

Compartilhe