ATLÉTICO

Números da UFMG indicam cenário preocupante para Atlético no Brasileiro

De acordo com cálculos do departamento de matemática da Universidade, Galo tem menos de 10% de chance de terminar no G6 da Série A
Foto do autor
Compartilhe

O Atlético vive um cenário preocupante no Campeonato Brasileiro quando se trata de vaga na próxima Copa Libertadores. É o que mostram os números calculados pelo Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), nesta segunda-feira (16/9).

Em 10º lugar na Série A, com 33 pontos, o Galo está a nove de distância do sexto colocado, o Bahia. Diante disso, a UFMG aponta que o time tem apenas 6,9% de chance de se classificar ao torneio continental de 2025 via Série A.

Os cálculos, no entanto, não englobam possíveis “vagas extras” no Brasileiro. Isso ocorrerá caso um ou mais times que estão entre os seis primeiros conquistarem a Copa do Brasil, a Libertadores ou a Copa Sul-Americana.

Outros cálculos da UFMG

Ainda de acordo com a UFMG, o Atlético praticamente não tem chances de título após 26 rodadas disputadas, com apenas 0,016%. A possibilidade de rebaixamento também é muito pequena: 2,7%. 

A maior probabilidade é que o clube termine na zona de classificação para a Sul-Americana, com 66,6% de chance de isso ocorrer.

Foco nas copas

Com a campanha irregular no Brasileiro, o Atlético se vê pressionado na busca pelo título da Copa do Brasil ou da Libertadores. Isso porque ficar de fora do principal torneio continental de clubes na próxima temporada prejudicaria muito a área esportiva e financeira do clube.

Já nas semifinais da competição nacional, o Galo encara o Fluminense nas quartas de final na busca pela “Glória Eterna”. O jogo de ida está marcado para quarta-feira, às 19h, no Maracanã.

Chances do Atlético no Brasileiro*

Título: 0,016%
Libertadores: 6,9%
Sul-Americana: 66,6%
Rebaixamento: 2,7%

*Números da UFMG

Compartilhe