Lateral-direito do Atlético, Mariano retornará ao Brinco de Ouro, estádio em Campinas que o projetou. O jogador está na lista de relacionados do técnico Gabriel Milito para o duelo com o Palmeiras, neste sábado (28/9), às 18h30, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Revelado pelo Guarani em 2004, Mariano jogou as primeiras partidas como atleta profissional no Brinco de Ouro. Ele permaneceu no clube do interior de São Paulo até 2006. Foram 88 jogos e dois gols com a camisa do Bugre.
“O Brinco de Ouro representa muito para mim. Também é minha casa. Foi onde tudo começou, lá atrás, vestindo a camisa do Guarani, um clube que também sou muito grato por ter me dado oportunidade quando eu era menino. Poder voltar agora, nesse meu estágio da carreira, depois de vivenciar tanta coisa no futebol, defendendo o Atlético, clube que conquistamos muitos títulos, é uma felicidade muito grande. É muito significativo para mim. Vai ser emocionante ter a oportunidade de entrar nesse estádio de novo e, se assim a comissão optar, voltar a pisar nesse gramado”, declarou Mariano.
Depois de deixar o Guarani, Mariano atuou no futebol brasileiro até 2011. Passou por Ipatinga, Tombense, Cruzeiro, Atlético e Fluminense. Na temporada 2011/12, iniciou a aventura no exterior. Defendeu Bordeaux, da França, Sevilla, da Espanha, e Galatasaray, da Turquia. Em 2020, o defensor assinou contrato com o Galo para a segunda passagem.
Mariano acumula conquistas. Além da Europa League, em 2015/16, pelo Sevilla, venceu cinco edições do Campeonato Mineiro (2020, 2021, 2022, 2023 e 2024), duas do Brasileiro (2011 e 2021), uma da Copa do Brasil (2021), uma da Supercopa (2022), uma da Copa da França (2012/13), duas do Campeonato Turco (2017/18 e 2018/19), uma da Taça da Turquia (2018/19) e uma da Supertaça da Turquia (2019).
*Em negrito, os títulos com a camisa do Atlético.
“Deus me abençoou e trilhei minha história no futebol. A caminhada não foi fácil, mas foi de muito aprendizado, conquistas e alegrias. Fui campeão na Europa e no Atlético, e quando paro pra pensar em todos esses momentos felizes que o futebol me proporcionou, é impossível não me lembrar do Brinco de Ouro, dos treinos e jogos, desde a base até eu subir pro profissional. Passa um filme. Quanta coisa vivenciei nesse estádio. Já se vão mais de vinte anos e sou muito grato. Vai ser muito bom rever o Brinco”, acrescentou.
Mariano soma 795 jogos ao longo da carreira. Caso entre em campo diante do Verdão, o lateral-direito, com 178 aparições pelo Atlético, vai se aproximar de mais uma marca expressiva no futebol: 800 partidas.
Atlético e Palmeiras no Brasileiro
O Atlético ocupa a nona colocação na tabela de classificação do Brasileiro, com 36 pontos. São nove vitórias, nove empates e sete derrotas.
O Palmeiras briga na frente. Ocupa a vice-liderança, com 53 tentos, três a menos que o líder Botafogo. Os comandados pelo técnico Abel Ferreira acumulam 16 triunfos, cinco empates e seis tropeços.