ATLÉTICO

Guilherme relembra festa após Atlético x Cruzeiro em 1999: ‘Subia nas mesas dos bares’

Goleador e polêmico, ex-atacante Guilherme marcou época no Atlético e foi artilheiro do Campeonato Brasileiro de 1999
Foto do autor
Compartilhe

O torcedor que acompanhou o Atlético em 1999 se recorda, com um misto de saudosismo e mágoa, daquela temporada. Em ano que terminou com vice do Campeonato Brasileiro, o Galo fez a alegria dos alvinegros ao eliminar o Cruzeiro nas quartas de final da principal competição do país. Entre os atletas, a comemoração daquele mata-mata também foi marcante. “Subia nas mesas dos bares”, relembrou o atacante Guilherme.

Atlético e Cruzeiro mediram forças nas quartas do Campeonato Brasileiro de 1999 em dois jogos eletrizantes no Mineirão, em Belo Horizonte. Mandante no primeiro embate, o Galo venceu a Raposa por 4 a 2, com dois gols de Guilherme e dois de Marques. Já no segundo, Guilherme (duas vezes) e Adriano selaram nova vitória alvinegra sobre o arquirrival – desta vez, por 3 a 2.

O ex-camisa 7 do Atlético relembrou os confrontos durante participação no Charla Podcast. Guilherme avaliou, assim como outros ex-companheiros de Galo, torcedores e membros da imprensa, que o Cruzeiro tinha equipe superior ao Galo naquela temporada.

“O que eu festejei depois dessas quartas aí, meu irmão… Subia nas mesas dos bares, os caras cantando hino do Galo. Fomos comemorar em uma choperia lá em Belo Horizonte. P* que pariu! Porque o Cruzeiro era um time bem melhor que o nosso tecnicamente. Pô, e já tinha Toca da Raposa. Estruturalmente, era um baita de um clube já. Para nós, foi na raça mesmo. E nós ganhamos os dois jogos dos caras”, contou.

Guilherme também valorizou o ambiente que encontrou no Atlético em 1999. O ex-atacante relembrou a união do grupo alvinegro.

“O ambiente daquele time era f*dido. O vestiário era f*dido. Nós tínhamos um ambiente muito favorável. Não tivemos nessa campanha nenhum tipo de problema. A gente se juntava, fazia churrasco, iam os casados, os solteiros faziam outros tipos de festa também… Tinha um ambiente de trabalho muito bom. Muito bom. Com todas as dificuldades que a gente tinha, de ter que sair de Belo Horizonte para treinar”, disse.

Na final daquele Campeonato Brasileiro, o Atlético acabou superado pelo Corinthians. O Galo até venceu o primeiro jogo (3 a 2), no Mineirão, mas perdeu o segundo (2 a 0) e empatou o terceiro (0 a 0) no Morumbi, em São Paulo.

Guilherme Alves no Atlético

Com a camisa do Atlético, Guilherme marcou 139 gols em 205 jogos e conquistou o Campeonato Mineiro de 2000. Em 16 de julho de 2023, o ex-atacante marcou presença em Belo Horizonte para o evento “Lendas do Galo”, que fez parte do cronograma de inauguração da Arena MRV.

Compartilhe