CAMPEONATO BRASILEIRO

Os jovens do Atlético que podem receber chance diante do Fortaleza

Atlético deve encarar Fortaleza com time alternativo pelo Brasileiro; neste cenário, jovens miram oportunidade com Milito
Foto do autor
Compartilhe

A extensa lista de desfalques e a proximidade das decisões contra Vasco e River Plate-ARG pelas copas devem fazer com que o técnico Gabriel Milito opte por uma escalação significativamente alternativa no Atlético diante do Fortaleza, em compromisso pela 30ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Diante dessa possibilidade, alguns jovens do Galo estão “de olho” em uma oportunidade com o treinador argentino.

Ao todo, Milito deve ter 12 desfalques no confronto contra o Fortaleza. Entre suspensos, convocados e lesionados, peças importantes do Atlético ficarão de fora do embate pelo Brasileirão.

Outros nomes devem ser preservados, ainda que integrem a delegação na viagem ao Nordeste. Podem ser os casos do volante Otávio e do meio-campista Gustavo Scarpa, por exemplo.

Em meio a este cenário, Milito dará chance a atletas com menor minutagem na temporada. A seguir, o No Ataque elenca os jovens com maiores possibilidades de serem acionados diante do Leão do Pici.

Rômulo

Importante para o Atlético entre junho e julho, quando o clube sofreu com extensa lista de ausências, o zagueiro de 20 anos pode voltar a ser acionado por Milito. Nas últimas semanas, apesar de ser figura frequente nos treinos do profissional, Rômulo chegou a participar de compromissos das equipes sub-20 e sub-23 do Galo.

O defensor não atua pelo time principal desde 3 de julho, quando foi expulso na derrota sofrida diante do Flamengo (4 a 2), na Arena MRV. Na atual temporada, Rômulo soma 10 partidas pela equipe profissional do Atlético, tendo contribuído com um gol.

Uma valência do atleta é a versatilidade. Com as baixas de Guilherme Arana e Rubens, o zagueiro pode ser improvisado como lateral-esquerdo.

Rômulo, zagueiro do Atlético, em ação na Arena MRV - (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
Rômulo, zagueiro do Atlético, em ação na Arena MRV(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)

Paulo Vitor

Revelado pelo Atlético em 2023, Paulo Vitor fez nove jogos em 2024. O volante entrou nos minutos finais da vitória do Galo sobre o Grêmio (2 a 1), na última quarta-feira (9/10), na Arena MRV.

Caso Otávio seja poupado, Paulo Vitor é o nome mais provável para compor a dupla de volantes ao lado de Fausto Vera. O atleta de 20 anos não inicia uma partida com a camisa preta e branca desde 7 de julho, quando foi titular na derrota para o Botafogo (3 a 0), no Estádio Nilton Santos.

Paulo Vitor durante o treino do Atlético na Cidade do Galo (27/5) - (foto: Pedro Souza/Atlético)
Paulo Vitor durante o treino do Atlético na Cidade do Galo (27/5)(foto: Pedro Souza/Atlético)

Vitinho

O meio-campista de 19 anos ainda busca afirmação na equipe principal do Atlético. Ele fez estreia como profissional na derrota para o Botafogo, entrando nos minutos finais da partida no Rio de Janeiro.

Vitinho deve compor o banco de reservas do Galo no jogo contra o Fortaleza. Ainda assim, tem boas possibilidades de ser acionado ao longo da partida.

Vitinho em estreia no profissional do Atlético - (foto: Pedro Souza/Atlético)
Vitinho em estreia no profissional do Atlético(foto: Pedro Souza/Atlético)

Robert Santos

Aposta da diretoria do Atlético para 2024, o meia-atacante teve apenas duas oportunidades com Gabriel Milito na temporada – saindo do banco de reservas em ambas. Recentemente, Robert foi outro jovem a ser acionado pelo time sub-23 do Galo.

No setor de criação, o jogador enfrenta a concorrência de Igor Gomes diante do Fortaleza e, por isso, também deve compor o banco. No entanto, assim como Vitinho, pode entrar durante o duelo na Arena Castelão.

Robert na primeira partida pelo Atlético - (foto: Pedro Souza/Atlético)
Robert na primeira partida pelo Atlético(foto: Pedro Souza/Atlético)

Palacios

A presença de Palacios entre os titulares do Atlético contra o Fortaleza é praticamente certa. O atacante de 21 anos é constantemente acionado por Milito e já contribuiu com dois gols e três assistências em 2024.

Palacios deve ser acionado pelo corredor direito do Galo, na função originalmente exercida por Gustavo Scarpa. O colombiano foi titular pela última vez no empate com o Vitória (2 a 2), em 5 de outubro, na Arena MRV.

Palacios tem 21 jogos pelo Atlético - (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
Palacios tem 21 jogos pelo Atlético(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)

Alisson

Tido como uma das principais promessas do Atlético nos últimos anos, Alisson tem boas chances de retornar ao time de Milito já como titular diante do Leão do Pici. Recuperado de lesão muscular na coxa esquerda, o atacante de 19 anos não atua desde 24 de agosto, quando entrou no intervalo da derrota para o Fluminense (2 a 0), no Mineirão.

Alisson soma dois gols e uma assistência em 25 aparições na temporada. De estilo de jogo insinuante e veloz, o jovem também pode ser acionado por dentro e deve aparecer como “dupla” de Alan Kardec no Nordeste.

Atlético registrou pior público da Arena MRV em jogo contra o Fortaleza - (foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)
Alisson, do Atlético, durante duelo contra o Fortaleza no primeiro turno do Campeonato Brasileiro(foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)

Fortaleza x Atlético no Campeonato Brasileiro

Com diferentes aspirações no Campeonato Brasileiro, Fortaleza e Atlético medirão forças nesta quarta-feira (16/10), a partir das 21h45. O duelo será disputado na Arena Castelão, em Fortaleza, pela 30ª rodada.

O Leão do Pici é o terceiro colocado na tabela de classificação, com 55 pontos – cinco a menos que o líder Botafogo. Já o Galo é o nono colocado, com 40.

Compartilhe