CAMPEONATO BRASILEIRO

Atlético oscila e vai mal contra times da ‘segunda página’ do Brasileiro

Atlético decepciona no Campeonato Brasileiro e tem em desempenho contra equipes da "segunda página" parte da explicação
Foto do autor
Compartilhe

Em busca de títulos nos mata-matas, o Atlético tem decepcionado seus torcedores na Série A do Campeonato Brasileiro. Uma das explicações para a campanha abaixo das expectativas é o desempenho ruim diante de equipes da “segunda página” da tabela de classificação: o Galo somou menos da metade dos pontos disputados contra esses times.

Nessa quarta-feira (6/11), o Atlético voltou a tropeçar no Brasileirão e perdeu para o “virtualmente rebaixado” Atlético-GO, por 1 a 0. Lanterna, o Dragão somou quatro dos 25 pontos (16%) que têm na Série A diante do Galo, já que havia arrancado empate do time mineiro no primeiro turno (1 a 1), na Arena MRV, em Belo Horizonte.

Fluminense (14º colocado) e Criciúma (15º) brigam contra o rebaixamento e foram outras equipes a conquistar quatro pontos diante do Atlético – ambos com uma vitória e um empate. O Vitória (12º) se vê ligeiramente mais distante do Z4, mas foi outro time a somar quatro pontos nas partidas contra o Galo.

No balanço desta análise, os comandados de Gabriel Milito somaram 25 pontos – de 51 possíveis – em jogos contra equipes que estão abaixo na tabela. Em 10º lugar, com 41 pontos, o Atlético tem como objetivo encurtar a distância para a zona classificatória para a Copa Libertadores de 2025, mas se vê mais próximo do primeiro clube no Z4 (Athletico-PR, com 34 pontos) que do primeiro no G6 (São Paulo, com 54).

Desempenho do Atlético contra times da parte de baixo da tabela do Brasileiro

  • 14/4 – Corinthians 0 x 0 Atlético – Neo Química Arena, em São Paulo
  • 17/4 – Atlético 1 x 1 Criciúma – Arena MRV, em Belo Horizonte
  • 27/4 – Cuiabá 0 x 3 Atlético – Arena Pantanal, em Cuiabá
  • 4/5 – Fluminense 2 x 2 Atlético – Kleber Andrade, em Cariacica
  • 11/6 – RB Bragantino 1 x 2 Atlético – Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista
  • 20/6 – Vitória 4 x 2 Atlético – Barradão, em Salvador
  • 30/6 – Atlético 1 x 1 Atlético-GO – Arena MRV
  • 16/7 – Juventude 1 x 1 Atlético – Mané Garrincha, em Brasília
  • 28/7 – Atlético 2 x 1 Corinthians – Arena MRV
  • 3/8 – Criciúma 2 x 1 Atlético – Heriberto Hülse, em Criciúma
  • 17/8 – Atlético 1 x 1 Cuiabá – Arena MRV
  • 24/8 – Atlético 0 x 2 Fluminense – Mineirão, em Belo Horizonte
  • 1/9 – Grêmio 2 x 3 Atlético – Arena do Grêmio, em Porto Alegre
  • 22/9 – Atlético 3 x 0 RB Bragantino – Arena MRV
  • 5/10 – Atlético 2 x 2 Vitória – Arena MRV
  • 9/10 – Atlético 2 x 1 Grêmio – Arena MRV
  • 6/11 – Atlético-GO 1 x 0 Atlético – Antônio Accioly, em Goiânia
Atlético-GO e Atlético ficaram no empate no Antônio Accioly - (foto: Pedro Souza/Atlético)
Atlético-GO e Atlético fizeram jogo fraco tecnicamente(foto: Pedro Souza/Atlético)

O Atlético escolheu priorizar os mata-matas e viu a campanha no Brasileiro decair ao longo dos últimos meses. Para não ficar de fora da próxima edição da Libertadores em caso de vice nas copas, o Galo precisa estar entre os primeiros na tabela de classificação.

O clube mineiro, é claro, espera alcançar a classificação ao principal torneio do continente com títulos de expressão nesta temporada. Caso isso não ocorra, no entanto, o G6 deve se transformar em G8 com as eventuais conquistas de Flamengo e Botafogo – abrindo novas vagas via Série A. Há ainda a possibilidade de formação de um G9 com eventual título do arquirrival Cruzeiro na Copa Sul-Americana.

Próximos jogos do Atlético

O próximo compromisso do Atlético na Série A do Campeonato Brasileiro será pela 33ª rodada, contra o Flamengo. A partida será disputada a partir das 20h da próxima quarta-feira (13/11), no Maracanã, no Rio de Janeiro.

Antes disso, no entanto, o time alvinegro foca na decisão da Copa do Brasil. O oponente é justamente o Rubro-Negro Carioca, em duelo que terá início às 16h deste domingo (10/11), na Arena MRV, em Belo Horizonte.

No primeiro embate, o Flamengo levou a melhor e venceu o Atlético no Maracanã, por 3 a 1. O resultado exige do Galo uma vitória por três tentos de vantagem para ficar com a taça – em caso de triunfo alvinegro por dois gols de diferença, a decisão do título ocorrerá nos pênaltis.

Compartilhe