O momento é de virada de chave para o Atlético. Mesmo com o abalo pelo vice da Copa do Brasil diante do Flamengo e pelas cenas de selvageria ocorridas na Arena MRV, em Belo Horizonte, no último domingo (10/11), o Galo busca arrancada na Série A do Campeonato Brasileiro. O próximo oponente é justamente o arquirrival carioca, em partida da 33ª rodada a ser disputada no Maracanã, no Rio de Janeiro, a partir das 20h desta quarta-feira (13/11).
O Atlético é o 11º colocado do Brasileirão, com 41 pontos – a seis de distância do Cruzeiro, primeiro clube no G7. O time mineiro busca se aproximar do grupo para tentar garantir vaga na Copa Libertadores de 2025 independentemente do resultado da final da atual edição, a ser disputada contra o Botafogo em 30 de novembro.
Já o Flamengo ocupa a quinta posição na tabela de classificação, com 58 pontos – a 10 de distância do líder Botafogo. Mesmo com chances ínfimas de título, a equipe rubro-negra quer encurtar a distância para os primeiros colocados.
Desfalques e provável escalação do Flamengo
O técnico Filipe Luís precisa lidar com quatro desfalques por convocações em meio a esta Data Fifa. São eles: o lateral-direito Varela (Uruguai), o zagueiro Léo Ortiz (Brasil), o meia Gerson (Brasil) e o atacante Gonzalo Plata (Equador).
Outra baixa confirmada é o volante Allan, ex-jogador do Atlético, que terá de cumprir suspensão automática. Ele foi expulso na vitória do Flamengo sobre o Cruzeiro, por 1 a 0, pela 32ª rodada do Brasileirão.
No departamento médico do clube carioca, três nomes seguem em tratamento de lesões. Estão fora por contusões: o lateral-esquerdo Matías Viña (joelho direito) e os atacantes Everton Cebolinha (tornozelo esquerdo) e Pedro (joelho esquerdo).
Além dos nomes citados, os meias Erick Pulgar e De Arrascaeta também devem ficar de fora do confronto. O chileno foi cortado da sua seleção após um problema muscular na finalíssima contra o Atlético, na Arena MRV. Já o uruguaio havia afirmado que terá de passar uma artroscopia para solucionar um problema no menisco – a data da cirurgia ainda não foi informada pelo Flamengo, mas é provável que o ex-Cruzeiro fique de fora até o final do ano.
Tanto Arrascaeta como De la Cruz não estão na convocação do Uruguai para esta Data Fifa. O ex-meia do River Plate volta de lesão e ainda é dúvida para a partida desta quarta-feira.
De última hora, o atacante Gabigol também foi “barrado” do confronto contra o Galo. O jogador tem acerto apalavrado com o Cruzeiro para 2025.
Dessa forma, a provável escalação do Flamengo para enfrentar o Atlético tem: Rossi; Wesley; Léo Pereira, David Luiz (Fabrício Bruno) e Alex Sandro (Ayrton Lucas); Evertton Araújo, Carlos Alcaraz e Matheus Gonçalves (Lorran); Bruno Henrique, Luiz Araújo e Michael.
Desfalques e provável escalação do Atlético
O Atlético também teve perdas por convocações durante esta Data Fifa. O zagueiro Junior Alonso (Paraguai), o lateral-esquerdo Guilherme Arana (Brasil), o volante Alan Franco (Equador) e o atacante Eduardo Vargas (Chile) são baixas para o técnico Gabriel Milito.
Além deles, o Galo terá os jovens Paulo Vitor e Cadu como desfalques. O volante terá de cumprir suspensão automática, enquanto o atacante segue se recuperando de grave lesão no joelho direito.
As ausências por convocações forçarão mudanças na escalação do Atlético em relação ao time que perdeu a Copa do Brasil. A tendência é que Bruno Fuchs, Rubens e Fausto Vera substituam Alonso, Arana e Alan Franco, respectivamente.
Outra alteração ainda pode ocorrer. O atacante Deyverson, que não podia disputar a Copa do Brasil pelo Galo por força de regulamento, pode ganhar vaga antes ocupada por Zaracho no 11 inicial alvinegro.
Assim, a provável escalação do Atlético para enfrentar o Flamengo tem: Everson; Lyanco, Battaglia, Bruno Fuchs (Saravia) e Rubens; Otávio, Fausto Vera, Gustavo Scarpa e Zaracho (Deyverson ou Bernard); Paulinho e Hulk.