CAMPEONATO BRASILEIRO

Em crise técnica, Atlético perde para Athletico-PR e segue longe do G7 do Brasileiro

Galo leva golaço do Furacão, chega a sete jogos sem vitórias na temporada e se vê cada vez mais pressionado antes da final da Libertadores
Foto do autor
Compartilhe

O Atlético fez mais uma partida ruim e foi derrotado pelo Athletico-PR por 1 a 0 neste sábado (16/11), em jogo atrasado da 19ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com poucas alternativas técnicas e táticas, o time mineiro levou um golaço de Cuello e não conseguiu reagir na Ligga Arena, em Curitiba.

O duelo teve início aberto, com ambas as equipes priorizando o ataque. O Galo, que já era pior quando levou o gol aos 27’, não conseguiu criar sequer uma chance concreta de marcar e esbarrou na limitação ofensiva mais uma vez.

Essa foi a sétima partida seguida sem vitória da equipe comandada por Gabriel Milito. Em crise técnica, o time segue em 10º lugar, com 42 pontos – a cinco de distância do Cruzeiro, sétimo colocado.

Já o Athletico-PR deu um salto na tabela e deixou a zona de rebaixamento. Com a vitória, os paranaenses chegaram a 37 pontos e pularam da 18ª para a 14ª posição.

Próximos jogos de Athletico-PR e Atlético

O Athletico-PR enfrentará o Atlético-GO na 34ª rodada da Série A. A partida está marcada para quarta-feira, às 16h30, na Ligga Arena.

Já o Galo terá pela frente o Botafogo no Independência, no mesmo dia, mas às 21h30, também pela 34ª rodada do Brasileiro.

Athletico-PR x Atlético: o jogo

A necessidade de vitória dos dois times ficou clara desde o primeiro minuto. Em um jogo aberto e com a bola no chão, Athletico-PR e Atlético conseguiam envolver as defesas adversárias e chegar com ao ataque. O Furacão, inclusive, perdeu grande chance com Pablo aos 7’.

O alvinegro tinha mais a posse de bola e contava com boas movimentações de Bernard para encontrar espaços pelo meio. Apesar disso, faltava concluir melhor as jogadas.

Os donos da casa eram mais verticais e perigosos na partida. O time paranaense assustava o gol de Everson por meio de cruzamentos rasteiros – principalmente pela direita – e em contra-ataques.

O Athletico-PR não perdoou o espaço deixado pelo Galo no meio de campo. Cuello conduziu a bola por alguns metros até finalizar com muita categoria para abrir o placar aos 27’: 1 a 0. 

O gol deu ainda mais ânimo ao Furacão, que continuou criando chances. O Atlético seguia apostando em inversões de jogo, mas faltava criatividade para gerar oportunidades. 

Scarpa e Hulk até tentavam resolver em jogadas individuais, mas sem sucesso. Fim do primeiro tempo com o time mineiro nervoso e sem soluções dentro de campo.

Atlético ofensivo, mas sem criatividade

Com o desempenho abaixo do esperado, o Atlético voltou com mudanças do intervalo. Milito acionou os atacantes Alisson e Paulinho nos lugares do lateral-esquerdo Rubens e do volante Otávio. Com isso, Scarpa foi para a esquerda, e o time ficou com apenas um homem de marcação no meio.

As mudanças deixaram a equipe mais ofensiva. Paulinho infiltrava bastante e dava nova dinâmica ao ataque. O Athletico, por sua vez, recuou as linhas e seguia apostando nas rápidas transições.

A partir disso, o alvinegro começou a fazer muitos cruzamentos. Sem espaço, contava apenas com Alisson e Scarpa nas pontas para produzir algo.

Com poucos marcadores na equipe, o Atlético cedia ainda mais espaço. Diante disso, o Furacão cresceu na partida, exigiu bela defesa de Everson e conseguia criar mais do que os mineiros.

O Galo teve quase 70% de posse de bola no segundo tempo, mas nunca chegou perto de marcar. Fim de jogo de um time que preocupa – principalmente pensando na final da Copa Libertadores, no próximo dia 30, contra o Botafogo.

Athletico-PR 1 x 0 Atlético

  • Athletico-PR
  • Mycael; Léo Godoy, Belezi, Thiago Heleno e Esquivel; Erick (Fernandinho, aos 36’ do 2ºT), Gabriel, Nikão (Christian, aos 45′ do 2ºT) e Cuello; Julimar (João Cruz, aos 24’ do 1ºT) e Pablo (Fernando, aos 36’ do 2ºT)
  • Técnico: Lucho González
  • Atlético
  • Everson; Saravia (Mariano, aos 15’ do 2ºT), Battaglia, Lyanco e Rubens (Alisson, no intervalo); Otávio (Paulinho, no intervalo), Fausto Vera, Gustavo Scarpa e Bernard (Igor Gomes, aos 15’ do 2ºT); Hulk e Deyverson (Alan Kardec, aos 37’ do 2ºT)
  • Técnico: Gabriel Milito 
  • Gol: Cuello, aos 27’ do 1ºT
  • Cartões amarelos: Pablo e Nikão (ATH)); Scarpa e Lyanco (ATL)
  • Motivo: 19ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
  • Data: 16/11/2024 (sábado)
  • Estádio: Ligga Arena, em Curitiba-PR 
  • Árbitro: Matheus Delgado Candançan (SP)
  • Assistentes: Alex Ang Ribeiro (FIFA-SP) e Leandro Matos Feitosa (SP)
  • VAR: Paulo Renato Moreira da Silva Coelho (RJ)
    Público: 40.935
Compartilhe