Ainda não é a final da Copa Libertadores, mas a partida desta quarta-feira (20/11), a partir das 21h30, vale muito para Atlético e Botafogo na 34ª rodada do Campeonato Brasileiro. O No Ataque traz, a seguir, as principais informações da partida no Independência, em Belo Horizonte: onde assistir, prováveis escalações, desfalques, arbitragem e mais.
O duelo será disputado no Horto porque a Arena MRV foi interditada pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) devido aos incidentes na final da Copa do Brasil. Com isso, não haverá a presença de torcedores no estádio.
Dentro das quatro linhas, o Galo passa por uma “crise futebolística”, mas palavras do técnico Gabriel Milito. O time não vence há sete partidas e não marca um gol sequer há quatro jogos – maior jejum desde 2010.
Neste período, foi vice da Copa do Brasil para o Flamengo e perdeu para Internacional, Atlético-GO e Athletico-PR na Série A. A sequência negativa deixou o time na 10ª posição, com 42 pontos – cinco atrás do Cruzeiro, que abre o G7.
Líder do Brasileiro
Já o Botafogo lidera a competição, com 68 pontos, quatro a mais que o Palmeiras, segundo colocado. A equipe carioca não sabe o que é perder no Brasileiro desde a 22ª rodada, quando foi batido por 3 a 2 pelo Juventude no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul-RS.
Desde então, entrou em campo em 11 vezes, com sete vitórias e quatro empates. Outro ponto que mostra a força do Glorioso na competição é o fato de o clube ter a melhor defesa, com apenas 26 gols sofridos – um desafio para o Atlético, que vive um longo jejum.
Prévia da final da Libertadores
Atlético e Botafogo vão se enfrentar a menos de duas semanas da final da Copa Libertadores, o que dará um ‘gostinho especial’ para os fãs de futebol e um ânimo a mais para os atletas. A decisão está marcada para 30 de novembro, sábado, às 17h, no Estádio Monumental de Nuñez, em Buenos Aires.
Este será o segundo confronto entre os times na temporada. No primeiro turno, o Botafogo venceu por 3 a 0 no Nilton Santos com gols de Luiz Henrique, Cuiabano e Savarino, em jogo que ficou marcado pela expulsão do zagueiro Igor Rabello, do Galo, aos 24 minutos do primeiro tempo.
Atlético x Botafogo: onde assistir ao vivo
- SporTV
- Premiere
Atlético x Botafogo: prováveis escalações
Atlético
Há a possibilidade que o técnico Gabriel Milito faça alterações na escalação do Atlético. A tendência é que o atacante Paulinho retorne após ficar no banco de reservas no jogo passado.
A principal dúvida é se o camisa 10 entrará no lugar do centroavante Deyverson ou do meia Bernard. O meio-campista Zaracho, que não foi relacionado na rodada passada, também volta, mas deverá ficar no banco de reservas.
Por fim, o Atlético pode ter um time mais ofensivo com a entrada do atacante Alisson na vaga do lateral-esquerdo Rubens. Com isso, Gustavo Scarpa seria acionado no setor defensivo – assim como no segundo tempo do jogo contra o Athletico-PR.
- Provável escalação do Atlético: Everson; Saravia, Battaglia, Lyanco e Rubens (Alisson); Otávio, Fausto Vera, Gustavo Scarpa e Bernard (Zaracho ou Deyverson); Paulinho e Hulk. Técnico: Gabriel Milito
- Pendurados do Atlético: Everson, Igor Rabello, Junior Alonso, Rômulo, Saravia, Rubens, Otávio e Scarpa
- Desfalques do Atlético: Alonso (convocado), Guilherme Arana (entorse no tornozelo direito), Alan Franco (convocado), Eduardo Vargas (convocado) e Cadu (ruptura do ligamento cruzado anterior e dos meniscos lateral e medial do joelho direito)
Botafogo
O Botafogo não tem lesionados ou suspensos, mas deve sofrer com as ausências por convocações nesta Data Fifa, que terminou nessa terça-feira.
Os atacantes Savarino (Venezuela) e Igor Jesus (Brasil) foram titulares nos jogos das seleções e, com isso, têm poucas chances de jogar contra o Atlético.
Por outro lado, o lateral-esquerdo Alex Telles (Brasil), o meia Thiago Almada (Argentina) e o atacante Luiz Henrique (Brasil) ficaram no banco, o que aumenta a possibilidade de titularidade em Belo Horizonte.
O goleiro Gatito Fernández também foi convocado pelo Paraguai, mas é reserva do Botafogo. O zagueiro Bastos, por sua vez, pediu liberação de Angola e será opção para o técnico Artur Jorge.
- Provável escalação do Botafogo: John; Vitinho, Bastos, Barboza e Alex Telles (Cuiabano); Gregore, Marlon Freitas e Thiago Almada; Luiz Henrique (Júnior Santos), Matheus Martins (Savarino) e Tiquinho Soares (Igor Jesus). Técnico: Artur Jorge
- Pendurados do Botafogo: Allan, John, Júnior Santos, Marçal, Óscar Romero, Tchê Tchê e Igor Jesus.
- Desfalques do Botafogo: –
Atlético x Botafogo: os personagens
- Gabriel Milito, técnico do Atlético: “Nós temos a final contra o Botafogo na Libertadores, mas antes disso acontecer teremos uma final na quarta-feira, uma verdadeira final pelo Brasileiro, onde jogamos. Eles estão jogando pelo (título) do campeonato, nós lamentavelmente jogamos por outras coisas. Claramente teremos que elevar nosso nível competitivo para ter aproximação de ganhar a partida. Precisamos de um esforço sagrado de cada um dos jogadores – e eu sei que têm. Eu preciso ajudá-los mais, melhor. Trabalhar muito o aspecto emocional e no aspecto físico também”
- Artur Jorge, técnico do Botafogo: “Eu sei que para vocês, da comunicação, vai impactar e vão ter a oportunidade de falar mais sobre isso (possibilidade de título). Não se esqueçam que há quatro rodadas o Palmeiras era campeão porque a diferença era de um ponto e iriam enfrentar o Botafogo. Para mim não impacta nada, para os jogadores também não. Sabemos das dificuldades, faltam 15 pontos muito difíceis de conquistar. Nós temos a vantagem de quatro pontos, o que nos dá uma margem boa, mas não decisiva.”
Atlético x Botafogo: arbitragem
- Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (SP)
- Assistentes: Nailton Junior de Sousa Oliveira (FIFA-CE) e Daniel Paulo Ziolli (SP)
- VAR: Rodrigo D’Alonso Ferreira (SC)