CAMPEONATO BRASILEIRO

Atlético x Juventude: onde assistir, horário e escalações pelo Brasileiro

Atlético e Juventude medirão forças no Independência, pela 36ª rodada do Brasileiro; Galo divide atenções com final da Libertadores
Foto do autor
Compartilhe

O Atlético quer dar fim a um incômodo jejum de vitórias antes do compromisso mais importante dos últimos anos do clube. A partir das 21h30 desta terça-feira (26/11), o Galo receberá o Juventude na Arena Independência, em Belo Horizonte, em busca de diminuir a distância para o G7 da Série A do Campeonato Brasileiro. A seguir, o No Ataque informa todos os detalhes sobre o duelo pela 36ª rodada: onde assistir ao vivo, desfalques, prováveis escalações, declarações de envolvidos e muito mais.

Já são nove jogos sem vitórias alvinegras. Ainda que tenha conquistado pontos importantes em empates com adversários qualificados no recorte mais recente – Botafogo e São Paulo, nesta ordem -, o Atlético quer retomar definitivamente a confiança antes da decisão da Copa Libertadores de 2024.

Uma vitória diante do Juventude é fundamental para a pretensão atleticana no Brasileirão: estar entre os primeiros colocados para garantir vaga na Libertadores de 2025, independentemente do resultado da finalíssima contra o Botafogo.

Neste momento, o time mineiro é o 10º colocado na tabela de classificação, com 44 pontos – três a menos que o arquirrival Cruzeiro, primeiro clube no G7. Mesmo com a proximidade à Raposa, ao Bahia (47) e ao Corinthians (47), no entanto, o Galo não conseguirá ganhar posição nesta rodada, já que não tem a possibilidade de igualar estes oponentes no número de vitórias.

Na 35ª rodada, o Atlético esteve próximo de dar fim ao jejum que perdura nas últimas semanas. Paulinho chegou a marcar duas vezes contra o São Paulo e abrir vantagem para a equipe alvinegra, mas viu os tentos de Fausto Vera (contra) e André Silva selarem o empate, por 2 a 2, ainda no primeiro tempo.

Juventude luta contra o rebaixamento à Série B

Com duas vitórias nos últimos 10 jogos, o Juventude luta contra o rebaixamento à Segunda Divisão. A equipe gaúcha ocupa a 15ª posição na tabela, com 39 pontos – dois a mais que o Criciúma, primeiro time no Z4.

Na 35ª rodada, o Ju evitou “resultado trágico” nessa briga contra o descenso. A equipe perdia para o Cuiabá no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, até os minutos finais da partida, mas contou com gol salvador de Nenê para selar a igualdade, por 1 a 1.

Atlético x Juventude: onde assistir ao vivo

O duelo pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro terá transmissão somente por serviço de assinatura na TV fechada (pay-per-view).

  • Premiere

Atlético x Juventude: prováveis escalações

O No Ataque traz, a seguir, as prováveis escalações para o embate pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro. Saiba quem deve iniciar jogando no Independência.

Atlético

Focado na final da Libertadores, o Atlético deve ter escalação inteiramente reserva diante do Juventude. O Galo medirá forças com o Botafogo pelo principal título do continente no sábado (30/11), a partir das 17h, em Buenos Aires.

Dos nomes considerados titulares, apenas Everson tem mais chances de iniciar a partida. Há ainda outras possibilidades em aberto na defesa, no meio-campo e no ataque.

Na zaga, Mauricio Lemos e Rômulo são os principais postulantes à vaga para a dupla com Igor Rabello. O zagueiro Bruno Fuchs deve voltar a ser improvisado no lado direito do setor defensivo.

Na faixa esquerda do meio-campo, Igor Gomes e Bernard disputam por um dos espaços. Por fim, no ataque, Deyverson pode ser acionado caso Milito não considere utilizar o centroavante como titular na final da Libertadores.

  • Provável escalação do Atlético: Everson (Matheus Mendes); Bruno Fuchs, Igor Rabello, Mauricio Lemos (Rômulo) e Rubens; Otávio, Paulo Vitor, Igor Gomes (Bernard) e Alisson; Vargas e Alan Kardec (Deyverson)
  • Pendurados do Atlético: Everson, Junior Alonso, Rômulo, Rubens, Otávio, Zaracho e Gustavo Scarpa
  • Desfalques do Atlético: Mariano (suspenso), Saravia (suspenso), Lyanco (suspenso), Zaracho (lesão na região posterior da coxa esquerda) e Cadu (ruptura do ligamento cruzado anterior e dos meniscos lateral e medial do joelho direito)
Vargas é uma das novidades entre os relacionados do Atlético para enfrentar o São Paulo - (foto: Pedro Souza/Atlético)
Vargas deve voltar aos titulares do Atlético diante do Juventude(foto: Pedro Souza/Atlético)

Juventude

O técnico Fábio Matias contará com o retorno do lateral-direito João Lucas, que cumpriu suspensão automática diante do Cuiabá. Titular absoluto, o jogador retorna e deixa dúvida na lateral esquerda: Alan Ruschel e Ewerthon aparecem como principais opções.

Mesmo tendo marcado o gol de empate com o Dourado, o meia Nenê deve permanecer entre os reservas do Juventude diante do Atlético. A tendência é que Fábio Matias opte por um meio-campo mais físico contra o Galo no Horto.

  • Provável escalação do Juventude: Gabriel; João Lucas, Danilo Boza, Lucas Freitas e Alan Ruschel (Ewerthon); Ronaldo, Jadson e Mandaca; Lucas Barbosa, Edson Carioca e Gabriel Taliari (Gilberto)
  • Pendurados do Juventude: Gabriel Inocêncio, Danilo Boza, Zé Marcos, Caique Gonçalves, Luis Mandaca, Luís Oyama, Edson Carioca, Davi Goes e Marcelinho
  • Desfalques do Juventude: Rodrigo Sam (dores no púbis) e Diego Gonçalves (dores na panturrilha)
Juventude e Bahia pelo Brasileiro - (foto: Fernando Alves/ECJ)
Juventude luta contra o rebaixamento à Série B(foto: Fernando Alves/ECJ)

Atlético x Juventude: os personagens

  • Sérgio Coelho, presidente do Atlético: “Libertadores nós vamos começar a falar sobre a partir do jogo contra o Juventude. Temos um jogo de Campeonato Brasileiro. A gente precisa pontuar. Um jogo muito importante, que estamos levando muito a sério. (…) Evidentemente, tudo está sendo feito desde agora (para a final), porque precisa de um planejamento para viagem e estadia em Buenos Aires. Tudo sendo feito, trabalhado, mas a nossa concentração nesse momento, da parte do futebol, é exclusivamente no Juventude.”
  • Fábio Matias, técnico do Juventude: “Não dá tempo para ficar lamentando. A gente viaja para BH para buscar um bom resultado, que é importante pelo nosso momento. (…) Tenho conversado com os jogadores de não olhar a tabela e não olhar jogos. A gente pensa só no Atlético. Temos que ter essa capacidade de ganhar fora.”

Atlético x Juventude: arbitragem

  • Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (FIFA-SP)
  • Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (FIFA-SP) e Evandro de Melo Lima (SP)
  • VAR: Rafael Traci (SC)

Leia mais notícias do Atlético em No Ataque!

Compartilhe