FUTEBOL NACIONAL

Cria do Atlético ‘salva’ clube na Série A e lidera artilharia do Brasileiro

Atacante de 24 anos, que foi revelado pelo Atlético em 2018, já tem 13 gols na atual edição do Brasileiro e é o 1º colocado da artilharia da Série A
Foto do autor
Compartilhe

O artilheiro do alívio. Autor dos dois gols do triunfo do Vitória sobre o Fortaleza, no Barradão, no domingo (1/12), Alerrandro foi o principal responsável por “salvar” o Leão na Série A e ainda lidera a artilharia do Brasileiro. A cria do Atlético tem 13 gols no torneio e está na primeira posição da artilharia junto de Yuri Alberto, do Corinthians.

O atacante de 24 anos chegou ao Vitória nesta temporada e está emprestado pelo Red Bull Bragantino até o fim de 2024. E é possível ver o impacto do centroavante no ano do time baiano, principalmente com os 10 gols nas últimas 12 partidas do Leão no Brasileirão. 

Atualmente na décima posição, com 45 pontos em 36 jogos, o Vitória garantiu no triunfo por 2 a 0 sobre o Fortaleza que ficará na Série A em 2025. O time ainda tem chances de disputar a Libertadores da próxima temporada, mas garantir a permanência na elite do futebol brasileiro no ano seguinte ao acesso era a principal meta do clube. 

E o fato do Vitória nem sequer ter lutado contra o rebaixamento passa muito pelo desempenho de Alerrandro. O centroavante participou de 14 gols nas últimas 15 partidas e foi decisivo para alguns bons resultados do Leão. Veja:

  • Assistência da vitória sobre o Cuiabá por 1 a 0 – 3/8
  • Gol que abriu a vitória sobre o Atlético-GO por 2 a 0 – 14/9
  • Gol do empate com o Atlético por 2 a 2 – 5/10
  • Gol da vitória sobre o Fluminense por 2 a 1 – 26/10
  • Gol que abriu a vitória sobre o Athletico-PR por 2 a 1 – 2/11
  • Gol no empate com Botafogo por 1 a 1 – 23/11
  • Gols da vitória sobre o Fortaleza por 2 a 0 – 1/12

Desta forma, Alerrandro participou efetivamente com gols ou assistências decisivas em cinco vitórias e dois empates na reta final, ou seja, foi protagonista de 17 pontos do Vitória no Brasileiro. 

Essa pontuação, praticamente, garantiu o alívio do Leão até mesmo com duas rodadas de antecedência e pode levar o time à Sul-Americana de 2025 – time tem 96,9% de chances de disputar o torneio continental, segundo o departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais.

Artilharia do Brasileiro de 2024

Restando duas rodadas para o fim do Campeonato Brasileiro, a disputa pela artilharia está acirrada. Alerrandro e Yuri Alberto, do Corinthians, lideram a lista, com 13 gols cada. Estêvão, do Palmeiras, vem na sequência com 12.

Três jogadores estão empatados na terceira colocação com 11: Pedro, do Flamengo – que está lesionado e só volta a jogar em 2025 -, Wesley, do Internacional, e Raphael Veiga, também do Palmeiras.

Outros cinco atletas, com 10 gols, também têm boas chances. São eles: Luciano e Lucas Moura, ambos do São Paulo, Hulk, do Atlético, Flaco López, do Palmeiras, e Garro, do Corinthians.

Alerrando pelo Atlético

Lançado pelo Atlético no time principal em 2018, Alerrandro se firmou e caiu nas graças da torcida em 2019. Ao todo, foram 13 gols e três assistências em 41 jogos com a camisa preta e branca, com direito à vice-artilharia da equipe no segundo ano entre os profissionais.

No fim daquela temporada, o centroavante caiu de rendimento e perdeu espaço. Quando negociado junto ao Red Bull Bragantino, Alerrandro era a terceira opção no ataque alvinegro.

Naquela oportunidade, o atleta foi vendido por 3 milhões de euros ao Massa Bruta. Na cotação da época, o valor correspondia a R$ 14 milhões. O montante foi considerado expressivo, já que o clube mineiro vivia momento de austeridade financeira.

Compartilhe