ATLÉTICO

Do que o Atlético precisa para se classificar à Sul-Americana?

Vice-campeão da Copa do Brasil e da Libertadores, Atlético tem como objetivo garantir vaga na Copa Sul-Americana de 2025
Foto do autor
Compartilhe

O decepcionante fim de temporada do Atlético tem mais um capítulo nesta semana final da temporada. O time ainda não se garantiu na Série A de 2025 e nem na próxima edição da Copa Sul-Americana. Por isso, veja abaixo o que o Galo precisa para se garantir na próxima edição da competição continental, além de se livrar da pequena possibilidade de queda à Série B.

Vice-campeão da Copa do Brasil e da Copa Libertadores, o Atlético nem sequer tem chances de se classificar à principal competição da América do Sul devido ao mau desempenho no Campeonato Brasileiro. 

Atualmente, o time de Gabriel Milito é o 13º colocado, com 44 pontos em 36 partidas. O Atlético visita o Vasco em São Januário nesta quarta-feira (4/12), às 19h. Na rodada seguinte, a equipe receberá o Athletico-PR no domingo (8/12), às 16h, na Arena MRV.  

O Atlético tem risco de rebaixamento?

Segundo o departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Atlético tem apenas 0,11% de chances de cair à Série B. 

Para escapar definitivamente deste risco, o Galo deve somar, pelo menos, um empate nas últimas duas rodadas. 

Já que Criciúma e Red Bull Bragantino, que estão nas 17ª e 18ª colocação, têm 38 pontos, o clube alvinegro de BH precisa empatar um dos jogos para se garantir na elite do futebol brasileiro ou torcer para esses rivais não vencerem na rodada.

Do que o Galo precisa para disputar a Sul-Americana?

Os especialistas da UFMG apontam que o Atlético tem 87,7% de chances de se garantir na próxima Copa Sul-Americana. 

Sem depender dos outros resultados, o Atlético precisa conquistar quatro pontos – uma vitória e um empate -, já que os confrontos são contra rivais diretos e, com 48 pontos, o clube já estaria garantido na competição continental.

Para se classificar na próxima rodada, o Galo precisa vencer o Vasco, no Rio de Janeiro, e torcer para quer Athletico-PR – contra o Red Bull Bragantino, na Ligga Arena – e Juventude – diante do São Paulo, no Morumbis – não vença as suas partidas.

Compartilhe