CAMPEONATO BRASILEIRO

Sul-Americana e rebaixamento: UFMG atualiza probabilidades do Atlético no Brasileiro

Vice em duas copas, Atlético precisa dar resposta rápida após baques para garantir vaga na Sul-Americana de 2025
Foto do autor
Compartilhe

Após amargar dramas com vices nas principais copas em 2024, o Atlético tenta “juntar os cacos” para encerrar a Série A do Campeonato Brasileiro com dignidade. Ainda que não tenha possibilidades matemáticas de disputar a Copa Libertadores de 2025, o Galo se vê, de acordo com números da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com alta probabilidade de jogar a Copa Sul-Americana de 2025.

Os cálculos são realizados pelo Departamento de Matemática da UFMG. Ao fim da 36ª rodada, o Atlético ocupa a 13ª posição do Brasileirão, com 44 pontos – dentro da zona classificatória para a próxima edição da Sul-Americana, mas ainda não matematicamente livre do risco de rebaixamento à Série B do Campeonato Brasileiro.

As probabilidades do Atlético no Brasileiro, segundo a UFMG

  • Classificação à Sul-Americana: 87,7%
  • Rebaixamento à Série B: 0,11%

Na 37ª rodada do Brasileirão, o Atlético medirá forças com o Vasco no Estádio São Januário, no Rio de Janeiro. O duelo será disputado a partir das 19h desta quarta-feira (4/12).

Para assegurar no mínimo a 14ª posição na tabela de classificação e garantir vaga na Sul-Americana de 2025 ao fim da 37ª rodada, o Galo precisará vencer o adversário carioca e contar com um empate de Athletico-PR ou Juventude. O time gaúcho visitará o São Paulo no Morumbis, enquanto a equipe paranaense receberá o RB Bragantino na Ligga Arena, em Curitiba.

O caminho para eliminar as chances matemáticas de rebaixamento é mais simples. Se empatar com o Vasco, o Atlético chegará aos 45 pontos e garantirá, na pior das hipóteses, o 16º lugar do Brasileirão.

Atlético frustra torcedores com 2024 dramático

Os vices na Copa do Brasil e na Copa Libertadores deixarão “cicatrizes” nos torcedores do Atlético. Ainda que tenha superado as metas orçamentárias traçadas para os mata-matas (oitavas de final), o time alvinegro decepcionou diante das expectativas de erguer ao menos um caneco em 2024.

Já no Campeonato Brasileiro, nem mesmo o objetivo orçamentário será atingido. A diretoria do Galo havia previsto G6 como meta financeira para a principal competição nacional.

Compartilhe