ATLÉTICO

Luís Castro no Atlético? Victor fala sobre técnico após demissão de Milito 

Gabriel Milito foi demitido na noite desta quarta-feira (4/12), após derrota do Atlético para o Vasco. Luís Castro já foi sondado pelo Galo

A partir da demissão de Gabriel Milito, anunciado na noite desta quarta-feira (4/12), a discussão sobre o próximo técnico do Atlético teve início, e o treinador Luís Castro já se destaca com um dos principais nomes. Diretor de futebol do Galo, Victor Bagy falou sobre o português, que está livre no mercado desde a demissão no Al Nassr, da Arábia Saudita, em setembro. 

E o No Ataque apurou que o Atlético já fez uma sondagem ao técnico Luís Castro, mas ele só responderá as propostas recebidas após 15 de dezembro, ou seja, daqui a 11 dias – o Santos é outro clube brasileiro interessado.

Mesmo sem falar sobre a sondagem, Victor elogiou o ex-técnico do Botafogo e falou sobre a análise que o clube fará nos próximos dias para contratar o substituto de Milito.

“Em relação a nomes, acho que tem que avaliar. Temos um departamento de análise que faz esse monitoramento constantemente. Já pedi que fizesse o levantamento das possibilidades, mas não consigo adiantar agora. Tem que ver aquele treinador que melhor se encaixa no perfil do futebol que pretendemos praticar aqui no Galo”, disse Victor, que seguiu.

“Você colocou o nome do Luís (Castro), realmente é um grande treinador, fez um grande trabalho no Botafogo. Mas como falei, é momento de acelerarmos o planejamento para o ano que vem, passando também pela busca de um treinador que tenha o perfil e a capacidade de extrair o melhores dos atletas que nós temos e eventualmente aqueles que venham chegar para a temporada que vem”

Victor Bagy, diretor do Atlético

Luís Castro, técnico português

Nascido em 3 de setembro de 1961, em Vila Real, em Portugal, Luís Manuel Ribeiro da Castro teve uma carreira sem grandes destaques como lateral-direito e se tornou um técnico ainda com 36 anos, em 1997. 

Após passagens por pequenos clubes portugueses, Luis Castro foi coordenador da base do Porto entre 2006 e 2013, quando assumiu o time B da tradicional equipe e foi acionado pelo time profissional do bicampeão da Liga dos Campeões também. 

Em 2016, o técnico se desvinculou do Porto, foi para o Rio Ave e passou nos anos seguintes por Chaves e Vitória de Guimarães, antes de deixar o seu país natal. Em 2019, ele foi contratado pelo Shakhtar Donetsk e passou duas temporadas na Ucrânia antes de ir para o Al-Duhail, do Catar. 

E em 25 de março de 2022, Luís Castro passou pela primeira – e até então única – vez pelo futebol brasileiro. Ele foi anunciado pelo Botafogo, no primeiro ano da Sociedade Anônima de Futebol (SAF) gerida por John Textor, e fez 79 partidas pelo clube carioca: 42 vitórias, 15 empates e 22 derrotas, com aproveitamento de 59,5%. 

Só que no auge da passagem de Luis Castro pelo Botafogo – a equipe liderava o Brasileiro -, o português recebeu ligação de Cristiano Ronaldo em junho de 2023 e rumou ao Al Nassr para comandar o compatriota na Arábia Saudita. Porém, em 17 de setembro, ele foi demitido e está livre no mercado desde então.

Títulos conquistados por Luís Castro como técnico

  • Campeonato Ucraniano de 2019/20 pelo Shakhtar Donetsk
  • Copa do Emir do Catar de 2022 pelo Al-Duhail
  • Taça Rio do Campeonato Carioca de 2023 pelo Botafogo
  • Liga dos Campeões Árabes de 2023 pelo Al Nassr
  • Segunda Divisão de Portugal de 2015/16 pelo Porto B 
  • Terceira Divisão de Portugal de 2002/03 pelo Estarreja
Compartilhe