Chegou ao fim a passagem do técnico Gabriel Milito pelo Atlético. O argentino não resistiu à derrota por 2 a 0 para o Vasco, nesta quarta-feira (4/12), em São Januário, no Rio de Janeiro, pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O anúncio da saída de Milito foi feito pelo diretor de futebol Victor Bagy. No entendimento do clube, a sequência de 12 partidas sem vitória e a perda do título da Copa Libertadores para o Botafogo foram determinantes para o encerramento do trabalho.
“Acho que a sequência de resultados teve um peso. Conversamos depois do jogo em Buenos Aires para seguirmos essa semana e avaliarmos no final da temporada, mas infelizmente, com a derrota de hoje (…). o Milito é um treinador que se entrega, se dedica muito, é muito intenso, e se esgota muito mentalmente quando as coisas não caminham”, disse.
No entendimento dele e na percepção nossa, isso poderia gerar uma barreira que impedisse dele continuar fazendo o trabalho dele e poder extrair maior potencial dos jogadores que nós temos”.
Victor Bagy, diretor de futebol do Atlético
Victor teceu elogios à personalidade de Gabriel Milito, com quem sempre teve bom relacionamento. Entretanto, a mudança se fez “necessária” em meio à queda brusca de rendimento da equipe no fim da temporada.
“Infelizmente, no futebol a gente passa por momentos assim. Não é a primeira vez e nem a última. Vivi isso muito como atleta e talvez hoje, como gestor de clube, também um dia difícil. Vivi isso com Felipão, agora com Milito – com quem tinha uma relação muito boa. (…) Foi perceptível o esgotamento do Milito e o entendimento de que não conseguiríamos extrair mais performance do que estamos tendo. Mudança necessária”.
Gabriel Milito no Atlético
Gabriel Milito deixa o Atlético com 47,8% de aproveitamento em 62 jogos – 23 vitórias, 20 empates e 19 derrotas. O time marcou 85 gols e sofreu 77 sob o comando do treinador.
Com o ex-zagueiro do Barcelona, o Galo ganhou o Campeonato Mineiro (venceu o Cruzeiro na final) e alcançou as decisões da Copa do Brasil e da Libertadores (perdeu para Flamengo e Botafogo).
No Brasileirão, o desempenho de Milito foi muito ruim no returno, a ponto de a equipe ficar fora da zona de classificação à Copa Libertadores. Até mesmo a vaga na Copa Sul-Americana é incerta.
Sem vencer há nove jogos na Série A (quatro empates e cinco derrotas), o Atlético será comandado pelo auxiliar Lucas Gonçalves na 38ª rodada. O adversário é o Athletico-PR, na Arena MRV, em Belo Horizonte, às 16h de domingo (8/12).