A reta final de temporada do Atlético é um reflexo claro dos diversos problemas enfrentados pelo clube ao longo de 2024. Vice na Copa do Brasil e na Libertadores, o Galo amarga jejum de 12 jogos sem vitórias e é o lanterna no recorte das últimas 10 rodadas da Série A do Campeonato Brasileiro.
O Atlético somou cinco empates e cinco derrotas entre as rodadas 28 e 37 do Brasileirão. Os cinco pontos conquistados na somatória destes 10 compromissos se traduzem em aproveitamento de apenas 16,6%.
Logo à frente do Galo neste recorte estão Criciúma e RB Bragantino, que integram a zona de rebaixamento da Série A. Ambos os times somaram seis pontos no período – o Tigre por meio de uma vitória e três empates, enquanto o Massa Bruta por meio de seis empates.
A sequência negativa do Atlético teve início com derrota diante do Palmeiras, por 2 a 1, em 29 de setembro. Na ocasião, Raphael Veiga marcou, de pênalti, os dois gols que definiram a vitória do Verdão. De falta, Hulk descontou para o Galo.
Já o resultado mais recente foi a derrota para o Vasco, por 2 a 0, nessa quarta-feira (4/12). Vegetti e Philippe Coutinho balançaram as redes em favor do Cruz-Maltino no duelo pela 37ª rodada.
Os resultados do Atlético nas últimas 10 rodadas do Campeonato Brasileiro
- 28ª rodada – Palmeiras 2 x 1 Atlético – Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas
- 29ª rodada – Atlético 2 x 2 Vitória – Arena MRV, em Belo Horizonte
- 30ª rodada – Fortaleza 1 x 1 Atlético – Arena Castelão, em Fortaleza
- 31ª rodada – Atlético 1 x 3 Internacional – Arena MRV, em Belo Horizonte
- 32ª rodada – Atlético-GO 1 x 0 Atlético – Antônio Accioly, em Goiânia
- 33ª rodada – Flamengo 0 x 0 Atlético – Maracanã, no Rio de Janeiro
- 34ª rodada – Atlético 0 x 0 Botafogo – Arena Independência, em Belo Horizonte
- 35ª rodada – São Paulo 2 x 2 Atlético – Morumbis, em São Paulo
- 36ª rodada – Atlético 2 x 3 Juventude – Arena Independência, em Belo Horizonte
- 37ª rodada – Vasco 2 x 0 Atlético – São Januário, no Rio de Janeiro
Cabe a ressalva de que o Atlético disputou dois jogos adiados no período em análise. Em partida atrasada da sexta rodada, o Galo venceu o Grêmio, por 2 a 1, na Arena MRV, em Belo Horizonte. Posteriormente, pela 19ª rodada, a equipe então comandada por Gabriel Milito perdeu para o Athletico-PR, por 1 a 0, na Ligga Arena, em Curitiba.
Os péssimos resultados recentes no Campeonato Brasileiro, somados aos vices nos mata-matas, foram preponderantes para a queda de Milito do comando técnico alvinegro. Nessa quarta-feira, após o revés sofrido diante do Vasco, o argentino e a diretoria entraram em “comum acordo” pelo fim da parceria que durou pouco mais de oito meses.
O último compromisso do Atlético na temporada será contra o Athletico-PR – agora na Arena MRV, provavelmente com portões fechados. O Galo receberá o Furacão na capital mineira a partir das 16h do domingo (8/12), pela 38ª rodada do Brasileirão.