SÉRIE A

Atlético x Athletico-PR terá disputa por vaga na Sula e contra o rebaixamento

Atlético e Athletico-PR tentam escapar do rebaixamento à Série B e garantir uma vaga na Copa Sul-Americana 2025

Compartilhe
google-news-logo

No início da temporada, as mesas redondas do futebol projetavam Atlético e Athletico-PR como equipes que brigariam na parte de cima da tabela do Campeonato Brasileiro. Ao fim da temporada, a realidade é outra.

Galo e Furacão jogarão neste domingo (8/12), às 16h, na Arena MRV, pela última rodada, com o objetivo de evitar o rebaixamento e, consequentemente, garantir classificação à Copa Sul-Americana.

Com o término da 37ª rodada, resta somente uma vaga em aberto na zona de rebaixamento da Série A. Cuiabá, Atlético-GO e Criciúma, já rebaixados, dividem espaço com o Bragantino, que soma 41 pontos e ainda tem chances de sair da degola. Em 16º, aparece o Furacão, com 42. Acima estão Fluminense (43) e Galo (44).

Classificação da Série A

  • 14 – Atlético – 44 pontos (10 vitórias, 14 empates, 13 derrotas, -8 gols de saldo)
  • 15 – Fluminense – 43 pontos (11 vitórias, 10 empates, 16 derrotas, -7 gols de saldo)
  • 16 – Athletico-PR – 42 pontos (11 vitórias, 9 empates, 17 derrotas, -5 gols de saldo)
  • 17 – Bragantino – 41 pontos (9 vitórias, 14 empates, 14 derrotas, -8 gols de saldo)
  • 18 – Criciúma – 38 pontos (9 vitórias, 11 empates, 17 derrotas, -15 gols de saldo)
  • 19 – Atlético-GO – 30 pontos (7 vitórias, 9 empates, 21 derrotas, -27 gols de saldo)
  • 20 – Cuiabá – 30 pontos (6 vitórias, 12 empates, 19 derrotas, -19 gols de saldo)

As brigas de Atlético e Athletico-PR na última rodada

Atlético

Para o Atlético, o cenário é “simples”: basta vencer o Athletico-PR que se livrará do rebaixamento e estará garantido na Sul-Americana de 2025. Isso porque o time mineiro chegaria aos 47 pontos e não poderia ser ultrapassadoo por nenhum dos clubes que estão abaixo na tabela.

A simplicidade, entretanto, não é tão grande quando se analisa o retrospecto recente da equipe alvinegra. Sem vencer há 10 jogos na Série A, o Galo vive momento de crise e é o lanterna do Brasileirão considerando apenas os resultados desde a 28ª rodada.

Em caso de empate, o alvinegro também iria se garantir na Série A. O Bragantino, que abre o Z4 e enfrenta o rebaixado Criciúma, só pode chegar a 44 pontos. Visando a Sul-Americana, teria que torcer por tropeço do Fluminense contra o Palmeiras.

Se perder para o Athletico-PR, o Atlético seria ultrapassado pelo próprio Furacão, que garantiria a permanência e passaria a torcer contra o Fluminense para ter a vaga na competição continental. Além disso, o time mineiro teria que secar o Bragantino e também Tricolor para não ser rebaixado.

Athletico-PR

Como explicado anteriormente, o Furacão se garante na Série A em caso de vitória sobre o Atlético, mas precisaria torcer contra o Fluminense para ter a vaga na Sul-Americana. Em termos de permanência, o empate também pode ser interessante ao Furacão, desde que o Bragantino não vença o Criciúma.

Em caso de derrota para o Galo, seguiria a torcida contra o time paulista. Isso porque, mesmo que as equipes empatem em 42 pontos – cenário de empate do Bragantino -, os paranaenses levariam vantagem no número de vitórias: 11 contra nove.

Jogos da última rodada do Campeonato Brasileiro

Todos os jogos da 38ª rodada do Campeonato Brasileiro serão disputados a partir das 16h deste domingo (8/12).

  • Bragantino x Criciúma – Estádio Nabi Abi Chedid
  • Atlético x Atheltico-PR – Arena MRV
  • Palmeiras x Fluminense – Allianz Parque
Compartilhe
google-news-logo