O torcedor do Atlético terá que ficar de olho em duas partidas da 37ª rodada do Campeonato Brasileiro a partir das 20h desta quinta-feira (5/12). A depender dos resultados desses jogos, o Galo pode se livrar do risco de queda para a Série B, ou pode chegar à última rodada ainda com chance de rebaixamento.
De acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o alvinegro tem 0,56% de probabilidade de cair para a Segunda Divisão. Esse percentual, no entanto, será reduzido a zero caso pelo menos um dos dois cenários abaixo se concretize.
- Fluminense perder em casa, no Maracanã, para o já rebaixado Cuiabá
- Red Bull Bragantino perder ou empatar com o Athletico-PR na Arena da Baixada
O segundo cenário, no entanto, envolve outra questão: se o Furacão vencer chega a 45 pontos e ultrapassa o Galo, que cairia para a 15ª posição. Assim, o alvinegro sairia do grupo de times que se classificam para a Copa Sul-Americana (que vai do nono ao 14º colocados), e teria que vencer o confronto direto contra o Furacão na 38ª rodada, no domingo (8/12), a partir das 16h, na Arena MRV, para recuperar a vaga.
A combinação de resultados que rebaixaria o Atlético
O jornalista Mauro Cezar Pereira projetou o cenário em que o Atlético é rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro. Em simulação feita por ele, o Galo terminou o Brasileiro em 17º, com 44 pontos – mesma quantia do Red Bull Bragantino, que ficou acima por ter saldo de gols melhor.
De acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais, o Galo tem 0,56% de chance de queda para a Segunda Divisão. Para que o improvável cenário se concretize, seria necessária combinação de resultados detalhada por Mauro em post na madrugada desta quinta-feira (5/12), no X (antigo Twitter), citando a famosa frase “Nada é tão ruim que não possa piorar”.
- Atlético perde para o Athletico-PR na 38ª rodada, na Arena MRV
- Fluminense faz quatro pontos nos dois jogos restantes que tem a disputar e termina em 15º
- Red Bull Bragantino soma seis pontos nos dois jogos restantes e termina com saldo de gols melhor que o do Galo