CAMPEONATO BRASILEIRO

Atlético vence, rebaixa Athletico-PR e garante vaga na Sul-Americana

Galo conta com gol de Rubens para vencer o Furacão na Arena MRV, celebrar permanência na Série A e classificação para o torneio continental
Foto do autor
Compartilhe

Não foi fácil, mas o Atlético se livrou do rebaixamento ao vencer o Athletico-PR por 1 a 0 neste domingo (8/12), na Arena MRV, pela 38ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com gol de Rubens, o Galo ainda se classificou para a Copa Sul-Americana de 2025 e rebaixou o time paranaense à Série B.

Apesar da ausência da torcida nas arquibancadas, o cenário da partida foi de tensão ao longo dos 90 minutos. Com poucas chances de ambos os lados, as equipes pouco produziram ofensivamente, apesar das duas bolas na trave no segundo tempo.

O alívio para o Galo veio apenas aos 26’ do segundo tempo. Rubens sofreu pênalti, e Hulk desperdiçou, mas o camisa camisa 44 aproveitou bem o rebote para balançar a rede.

Com a vitória, o Atlético terminou o Brasileiro na 12ª posição, com 47 pontos. Já o Athletico-PR disputará a Série B pela sétima vez ao encerrar a competição em 17º lugar, com 42 pontos.

Atlético x Athletico-PR: o jogo

Com a saída de Milito, o Atlético mudou o esquema para um 4-2-3-1 com bola, mas contava com um longo recuo de Rubens, que formava praticamente uma linha de cinco na defesa. Outra mudança era no posicionamento de Gustavo Scarpa, que se colocava um pouco mais por dentro.

Diante disso, o Galo conseguia manter mais a posse de bola, ainda que sem grandes ameaças. As principais ‘armas’ da equipe eram as finalizações de fora da área.

Era um jogo lento, com poucas emoções. Nenhum dos times se lançava muito ao ataque, ainda que o Athletico-PR estivesse sendo rebaixado neste momento.

De toda forma, eram os donos da casa quem tentavam algo diferente. Hulk, pelo lado direito do ataque, era o único ‘resquício’ de qualidade técnica no ataque alvinegro.

Virou um jogo de mata-mata na Arena MRV. Com os resultados ao fim do primeiro tempo, a equipe derrotada em Belo Horizonte seria rebaixado.

O Atlético era um time nervoso em campo. As poucas alternativas se transformaram em quase nenhuma quando a equipe recuou as linhas. 

Arana em disputa de bola com Canobbio em Atlético x Athletico-PR - (foto: Ramon Lisboa/EM/DA.Press)
Arana em disputa de bola com Canobbio em Atlético x Athletico-PR(foto: Ramon Lisboa/EM/DA.Press)

Da tensão ao alívio

Apesar do resultado favorável, o Atlético voltou melhor do intervalo e teve boas finalizações com Fausto Vera e Gustavo Scarpa. O Furacão, por sua vez, subiu as linhas de marcação para tentar dificultar a saída de bola do adversário.

A postura do time paranaense, no entanto, ainda não era de desespero. Os jogadores apresentavam calma em campo, sem pressa para acelerar as jogadas.

Do lado alvinegro, Hulk seguia sendo a única esperança de gol. Em belo chute de fora da área, acertou o travessão aos 15’. Pouco depois, foi a vez de Pablo cabecear no travessão.

Aos 26’, Rubens tomou a frente de Erick e foi derrubado na grande área: pênalti para o Atlético. Hulk parou em Mycael no pênalti, mas o próprio Rubens pegou o rebote e marcou para total alívio do elenco alvinegro: 1 a 0.

Totalmente apático, o Athletico-PR até esboçou uma pressão no fim, mas sem sucesso. Fim de jogo com alívio do lado mineiro e tristeza do lado paranaense.

Atlético 1 x 0 Athletico-PR

Atlético
Everson; Saravia (Igor Rabello, aos 48′ do 2ºT), Battaglia, Junior Alonso e Guilherme Arana; Fausto Vera (Lyanco, aos 29’ do 2ºT), Alan Franco, Gustavo Scarpa e Rubens (Igor Gomes, aos 36’ do 2ºT); Hulk (Vargas, aos 42′ do 2ºT) e Deyverson (Alisson, aos 29’ do 2ºT). Técnico: Lucas Gonçalves (auxiliar técnico)

Athletico-PR
Mycael; Léo Godoy (Emmerson, aos 16’ do 2ºT), Belezi, Thiago Heleno e Esquivel (Fernando, aos 33’ do 2ºT); Fernandinho, Erick (Christian, aos 33’ do 2ºT) e Felipinho (Nikão, aos 16’ do 2ºT), Canobbio, Cuello e Pablo. Técnico: Lucho González

Gols: Rubens, aos 26’ do 2ºT
Cartões amarelos: Canobbio, Fernandinho e Thiago Heleno; Palacios, Everson e Igor Gomes

Motivo: 38ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data: 08/12/2024 (domingo)
Estádio: Arena MRV, em Belo Horizonte

Árbitro: Rafael Rodrigo Klein (FIFA-RS)
Assistentes: Rafael da Silva Alves (FIFA-RS) e Alessandro Álvaro de Matos (BA)
VAR: Rodrigo D’Alonso Ferreira (SC)

Compartilhe