O Atlético chega ao último jogo da temporada de forma dramática: lutando para não ser rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro. A partida decisiva será contra o Athletico-PR – um rival direto nessa disputa – neste domingo (8/12), às 16h, na Arena MRV, pela 38ª rodada da competição. A seguir, o No Ataque traz as principais informações da partida: onde assistir, prováveis escalações, desfalques, arbitragem e declarações dos envolvidos.
O clube mineiro até tentou um efeito suspensivo, mas o jogo será mesmo com portões fechados. A punição do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) é devido aos incidentes na final da Copa do Brasil, contra o Flamengo, em que houve tentativa de invasão do campo por parte dos torcedores, bombas e objetos arremessados no gramado, entre outros.
Sem o apoio da torcida, o Atlético tenta superar uma incômoda sequência de 12 partidas sem vitórias, sendo oito derrotas e quatro empates neste período. Além dos vices da Copa do Brasil e da Copa Libertadores, os resultados deixaram o time na 14ª posição na Série A, com 44 pontos, apenas três acima do RB Bragantino, que abre o Z4 com 41 pontos.
O mau momento também fez com que o técnico Gabriel Milito deixasse o clube na quarta-feira, após mais um revés, dessa vez por 2 a 0 para o Vasco, em São Januário, pela 37ª rodada. Com isso, o auxiliar Lucas Gonçalves será o responsável por comandar a equipe neste domingo.
A conta para escapar do rebaixamento é simples: basta não perder para o Furacão. Em caso de derrota, o Galo torce para que o Fluminense não some pontos diante do Palmeiras fora de casa ou para que o Bragantino não vença o Criciúma como mandante.
Adversário também vive situação dramática
O Athletico-PR também depende apenas de si para escapar do rebaixamento. No entanto, em caso de empate, precisa contar com tropeço do Bragantino.
Os paranaenses vêm de derrota para o próprio Massa Bruta por 2 a 1 na Ligga Arena, na rodada passada. Foi o terceiro jogo seguido sem vitória após os empates com Fluminense e Bahia, ambos por 1 a 1.
Algo que anima a equipe é o fato de ter vencido o Atlético há pouco tempo. Em 16 de novembro, os times se enfrentaram em jogo atrasado da 19ª rodada da competição, e o Athletico-PR levou a melhor com vitória por 1 a 0.
Por outro lado, o Furacão vive uma longa sequência sem vitórias fora de casa. A última ocorreu em 22 de agosto: 2 a 0 sobre o Belgrano-ARG, pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana.
Atlético x Athletico-PR: onde assistir ao vivo
O duelo terá transmissão na TV fechada e aberta.
- Globo
- Premiere
Atlético x Athletico-PR: prováveis escalações
Atlético
Com a saída do técnico Gabriel Milito, o auxiliar Lucas Gonçalves será o responsável por definir os titulares do Atlético. A maior tendência é de manutenção da base que vinha jogando, mas mudanças não estão descartadas.
O zagueiro Lyanco, por exemplo, ficou no banco de reservas e pode retornar à lateral-direita. O defensor também pode ser acionado no lugar do volante Fausto Vera. Neste cenário, Battaglia voltaria à posição de origem no meio de campo.
Por fim, outras alterações possíveis são as entradas de Alisson ou Igor Gomes na meia-esquerda, já que Rubens atuou de forma improvisada no setor.
- Provável escalação do Atlético: Everson; Saravia (Lyanco), Battaglia, Junior Alonso e Guilherme Arana; Fausto Vera (Lyanco), Alan Franco, Gustavo Scarpa e Rubens (Alisson ou Igor Gomes); Hulk e Deyverson. Técnico: Lucas Gonçalves (auxiliar)
- Desfalques do Atlético: Bernard (pancada no joelho direito), Zaracho (lesão na região posterior da coxa esquerda), Cadu (ruptura do ligamento cruzado anterior e dos meniscos lateral e medial do joelho direito) e Paulinho (cirurgia para tratamento de fratura por estresse na tíbia da perna direita)
Athletico-PR
O Athletico-PR não tem desfalques e conta com dois retornos. O goleiro Léo Linck retorna após cumprir suspensão, enquanto o meia Praxedes também está à disposição depois de ser baixa contra o Bragantino por questões contratuais.
O atacante Pablo, que sentiu dor após uma pancada na partida passada, foi também relacionado e deverá ser titular.
As principais dúvidas na escalação do Furacão são no meio-campo. Não se sabe se o técnico Lucho González irá manter a equipe do jogo passado ou promover as entradas de Gabriel e Zapelli nas vagas de Erick e Christian, respectivamente.
- Provável escalação do Athletico-PR: Mycael; Léo Godoy, Belezi, Thiago Heleno e Esquivel; Erick (Gabriel), Felipinho e Christian (Zapelli); Nikão, Cuello e Pablo. Técnico: Lucho González
- Desfalques do Athletico-PR: Madson (lesão no músculo posterior da coxa direita), Julimar (ligamento cruzado anterior no joelho direito) e Mastriani (artroscopia no joelho direito)
Atlético x Athletico-PR: os personagens
- Gustavo Scarpa, meia do Atlético: “Não conseguimos o título da Copa do Brasil, consequentemente da Libertadores. Estamos na beira da zona de rebaixamento no Campeonato Brasileiro. Perdemos, o treinador é demitido… Acho que é uma série de fatores que acabam atrapalhando. É uma responsabilidade geral de todo mundo, dividida entre todos, cada um assumir sua parte. Clima ruim, mas nós nos colocamos nessa, da mesma forma que a gente se colocou na final e tivemos a chance de vencer. Agora é responsabilidade nossa sair deste momento”
- Lucho González, técnico do Athletico-PR: “Sinto que todos estão preparados, que estes jogadores sabem lidar com a pressão que existe neste momento sobre nós. Somos profissionais, sabemos o que este clube representa para todos nós. Vamos encarar este jogo como uma final, de vida e morte, saber que é um jogo decisivo para nós. É com esse espírito que vamos.”
Atlético x Athletico-PR: arbitragem
- Árbitro: Rafael Rodrigo Klein (FIFA-RS)
- Assistentes: Rafael da Silva Alves (FIFA-RS) e Alessandro Álvaro de Matos (BA)
- VAR: Rodrigo D’Alonso Ferreira (SC)