Apesar de ser reserva do Atlético, o lateral-esquerdo Rubens terminou o Campeonato Brasileiro de 2024 com a maior média de desarmes por partidas. Os números são do SofaScore, plataforma especializada em dados e estatísticas de esportes.
Rubens disputou 19 partidas na competição, sendo 15 como titular. Ele deu uma assistência e marcou um gol – esse na vitória do Galo por 1 a 0 sobre o Athletico-PR na Arena MRV, na última rodada, que garantiu a equipe mineira na Série A.
Com velocidade e bom poder de recuperação, o atleta de 23 anos teve média de 3.2 desarmes por partida. Ou seja, ajudou a impedir um ataque adversário em aproximadamente 60 oportunidades.
Outro jogador do futebol mineiro que se destacou no quesito foi William, do Cruzeiro. O lateral-direito ficou em quinto lugar neste ranking, atrás de dos volantes Villasanti, Gregore e Lucas Sasha.
Top 5 jogadores com maior média de desarmes no Brasileiro de 2024
- 1º Rubens (Atlético): 3.2
- 2º Villasanti (Grêmio): 3.0
- 3º Gregore (Botafogo): 2.9
- 4º Lucas Sasha (Fortaleza): 2.9
- 5º William (Cruzeiro): 2.8
Rubens continuará como lateral-esquerdo?
Lateral-esquerdo durante a maior parte da temporada, Rubens jogou como meia esquerda nos dois últimos jogos do Atlético em 2024. E é nessa posição que o atleta prefere atuar.
A revelação foi feita em entrevista na zona mista, após a vitória do Galo por 1 a 0 sobre o Athletico-PR na Arena MRV, pela 38ª rodada do Campeonato Brasileiro. Autor do gol da vitória, Rubens afirmou que gostaria de ser acionado um pouco mais à frente.
“Eu prefiro sim, não vou negar. Prefiro jogar onde eu joguei hoje, porque ali consigo apoiar um pouco e ajudar bastante na defesa, como foi hoje (domingo). Me sinto mais à vontade sim atuando na posição de hoje”, justificou.
Rubens sofreu com lesões na temporada e por isso entrou em campo em apenas 36 oportunidades, sendo 19 como titular. Ele chegou a fazer ‘dobras’ com Guilherme Arana pelo lado esquerdo, com o companheiro sendo adiantado para a ponta.
Ao todo, foram três gols e duas assistências. O camisa 44 tem contrato com o Atlético até dezembro de 2027.