Foram 58 jogos com a camisa do Atlético entre 2022 e 2024, e Pedrinho balançou a rede pelo clube em apenas uma partida. E essa atuação, que contou com dois gols e uma assistência, rendeu a única “nota 10” do futebol mineiro em 2024 justamente para um jogador que deixou o Galo em junho – voltou para o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, após o fim do empréstimo.
Em 28 de maio, um mês antes do fim do contrato com o Atlético, Pedrinho foi o cara do jogo na sua 51ª apresentação pelo Galo. O meia desencantou, balançou a rede duas vezes e deu um passe para Hulk marcar na vitória por 4 a 0 sobre o Caracas-VEN, na Arena MRV, pela sexta rodada do Grupo G da Copa Libertadores.
Essa atuação foi digna de um 10 no SofaScore. E Pedrinho foi o único jogador do futebol mineiro a alcançar essa nota máxima na base de dados do especialista em estatísticas no ano de 2024 – o site contabilizou apenas os times que estavam na Série A, ou seja, Atlético e Cruzeiro.
Números de Pedrinho
Porém, Pedrinho não conseguiu ter uma boa sequência no Galo. Lesões importantes e falta de oportunidades foram as grandes responsáveis por tal fato. Nas vezes que entrou em campo, o jogador não mostrou todo o futebol que o fez chegar ao Atlético e não conseguiu engrenar no elenco.
Em agosto de 2022, o atleta sofreu lesão muscular na parte posterior da coxa direita, com ruptura do tendão. Em abril de 2023, rompeu por completo o músculo e o tendão do bíceps femoral. Com a camisa do Galo, foram 58 jogos, dois gols e quatro assistências, ou seja, 50% das participações em gols de Pedrinho pelo clube foram neste jogo diante do Caracas.
Ele encerrou a passagem no Atlético em 30 de junho e retornou à Ucrânia. Neste segundo semestre pelo Shakhtar Donetsk, Pedrinho já fez 18 partidas, marcou um gol e deu quatro assistências.
Notas 10 no futebol brasileiro em 2024
Segundo o SofaScore, 13 atuações em meio às equipes da Série A terminaram com o número máximo. Arrascaeta, do Flamengo, foi o único a ter duas notas 10.
- Yefferson Soteldo – Grêmio 4 x 1 São José – 24 de janeiro – Campeonato Gaúcho
- Jhon Arias – Fluminense 4 x 1 Bangu – 1 de fevereiro – Campeonato Carioca
- Shaylon – Atlético-GO 6 x 0 Goiatuba – 15 de fevereiro – Campeonato Goiano
- Pedro – Bangu 0 x 3 Flamengo – 15 de fevereiro – Campeonato Carioca
- Arrascaeta – Flamengo 4 x 0 Boavista – 20 de fevereiro – Campeonato Carioca
- Júnior Santos – Botafogo 6 x 0 Aurora-BOL – 28 de fevereiro – Copa Libertadores
- Léo Jardim – Vasco 1 x 1 Nova Iguaçu – 10 de março – Campeonato Carioca
- Luiz Fernando – Atlético-GO 5 x 0 Goiatuba – 11 de março – Campeonato Goiano
- Fernandinho – Athletico-PR 6 x 0 Rayo Zuliano-VEN – 9 de abril – Copa Sul-Americana
- Pedrinho – Atlético 4 x 0 Caracas-VEN – 28 de maio – Copa Libertadores
- Arrascaeta – Vasco 1 x 6 Flamengo – 2 de junho – Campeonato Brasileiro
- Estêvão – Palmeiras 5 x 0 Cuiabá – 24 de agosto – Campeonato Brasileiro
- Agustín Marchesín – Palmeiras 1 x 0 Grêmio – 8 de novembro – Campeonato Brasileiro