ATLÉTICO

Reforço do Atlético, Cuello liderou estatística criativa no Brasil em 2024

Contratação do Atlético, Cuello foi o grande destaque do Athletico-PR em estatísticas criativas e superou astros da Série A em dado
Foto do autor
Foto do autor
Compartilhe

O Atlético passa a contar com características importantes a partir da contratação do atacante Tomás Cuello, de 24 anos, que estava no Athletico-PR. Anunciado nesta quinta-feira (30/1), o argentino se destacou no ano passado pela sua criatividade e foi o líder de importante estatística entre todos os jogadores da Série A do Campeonato Brasileiro no ano passado.

Cuello foi o jogador que mais criou grandes chances claras de gol para companheiros de equipe ao longo de 2024. Somando as atuações dele em todas as competições, ele somou 21 – mais que qualquer outro atleta de um time que disputou a elite nacional no ano passado, segundo o Sofascore, site especialista em estatísticas esportivas.

Mas, afinal, o que a base de dados considera como “chance clara”? De acordo com o próprio site, “uma chance clara de gol se caracteriza como uma real oportunidade de gol, quando o jogador finaliza cara a cara com o goleiro sem nenhum adversário na frente, de forma limpa”.

Cuello igualou Hulk em 2024

O argentino também se destacou em outras estatísticas criativas. Ele foi o líder de assistências do Athletico-PR no ano passado, com 12.

Cuello, portanto, deu o mesmo número de passes para gol que o atacante Hulk, que liderou o Atlético no aspecto em 2024.

Destaque em outras estatísticas

Cuello também foi o jogador do Athletico-PR com mais passes decisivos no ano passado (88) e com mais dribles certos (116).

Isso indica que o argentino pode ajudar a preencher lacuna sentida por muitos torcedores do Galo no ano passado – a falta de um jogador de lado de campo habilidoso, com bom drible e boa criatividade.

Polivalência

Outra característica de Cuello que será importante para o Atlético é a polivalência. Ele joga principalmente como ponta – seja pela esquerda ou pela direita – mas, em entrevista publicada pela Galo TV nesta quinta (30/1), ele explicou que também pode jogar como ala e como lateral pela direita.

Cuca, nessa quarta 29/1), após o empate por 1 a 1 do Galo com o América no Mineirão, pela quarta rodada do campeonato mineiro, disse que, quando treinou Cuello no Athletico-PR, o utilizou de ponta-direita, ponta-esquerda, meia-atacante central e lateral-direito.

A trajetória de Cuello

Tomás Cuello foi revelado pelo Atlético Tucumán, da Argentina, em 2017. Em 16 de abril daquele ano, tornou-se o primeiro atleta dos anos 2000 a jogar uma partida da elite do Campeonato Argentino, diante do San Lorenzo.

O atacante somou algumas convocações para as categorias inferiores da Seleção Argentina e chegou a ser emprestado para o sub-20 da Sampdoria, da Itália. Até que, em 2020, foi contratado por empréstimo pelo RB Bragantino.

A primeira temporada foi discreta, sem gols ou assistências em 20 jogos. Já em 2021, contribuiu com sete bolas na rede e três passes para gols em 57 aparições, tendo sido vice-campeão da Copa Sul-Americana.

Em 2022, após longa “novela”, foi anunciado como reforço do Athletico-PR – àquela altura, como contratação mais cara da história do Furacão. O clube paranaense desembolsou R$ 12,5 milhões para comprá-lo junto ao Atlético Tucumán.

Entre altos e baixos, Cuello se despediu do Athletico-PR como figura importante em 2024. Na somatória das três temporadas pelo Furacão, foram 10 gols e 24 assistências em 163 jogos com a camisa rubro-negra, com títulos do Campeonato Paranaense em 2023 e 2024.

No ano passado, o novo reforço do Atlético foi quem mais criou chances claras de gol entre todos os jogadores da Série A do Campeonato Brasileiro em torneios nacionais e internacionais. Com 21 ocasiões produzidas, superou nomes como Jefferson Savarino (19), do Botafogo, e Alan Patrick (Internacional), Hulk e Raphael Veiga (Palmeiras) – todos com 16 – no quesito.

Compartilhe