
Próximo de reforçar o Atlético, Iván Román é tido como um dos principais talentos da nova geração do futebol sul-americano. Neste começo de temporada, o zagueiro disputou o Sul-Americano sub-20 pelo Chile.
Aos 18 anos, o defensor do Palestino participou de oito dos nove jogos disputados pelos chilenos na competição. Román foi poupado somente no último duelo da primeira fase, quando La Roja já havia garantido a classificação ao hexagonal final.
O zagueiro recebeu três cartões amarelos em todo o torneio, sendo que dois foram na partida final contra o Brasil, na qual ele foi expulso e a Canarinho venceu por 3 a 0. Além disso, ele contribuiu com um gol – no empate por 1 a 1 com o Uruguai pelo hexagonal.
De acordo com os números da plataforma Sofascore, Iván Román teve nota média de 7,10 no Sul-Americano. Ele apresentou ainda médias de 2,1 desarmes por partida; 3,6 bolas recuperadas; 1 drible sofrido e 5,8 cortes.
Considerando somente os zagueiros, ele teve a terceira melhor nota da competição. Acima dele aparecem somente o brasileiro Iago Silva (7,16) e o uruguaio Juan Rodriguez (7,39).

O Chile terminou em sexto lugar no hexagonal final, com apenas um ponto – o Brasil foi o campeão. Na primeira fase, ficou em terceiro no Grupo A, com seis unidades.
Iván Román a caminho do Atlético
Iván Román é aguardado na noite desta terça-feira (25/2) no Aeroporto Internacional de Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Ele passará por exames médicos antes de assinar contrato com o Galo. A informação do encaminhamento nas tratativas foi antecipada pelo canal Bica Galo e confirmada pela reportagem de No Ataque.
O jovem integra o elenco profissional do Palestino desde 2023. Até então, são 42 jogos do zagueiro pelos “Árabes”, como são conhecidos no Chile, com três gols e duas assistências.
No ano passado, Iván Román acumulou experiências internacionais como titular. A equipe chilena caiu na fase de grupos da Copa Libertadores para, posteriormente, ser eliminada pelo Independiente Medellín-COL nas oitavas da Sul-Americana.
No Chile, o zagueiro de 18 anos é visto como um jogador de “muito boa técnica”, como disse uma fonte à reportagem de No Ataque. O contrapeso fica pela questão física, já que, para muitos, o atleta ainda precisa evoluir neste aspecto.
A princípio, Román terá quatro concorrentes no profissional do Galo. Ele terá de se destacar nos treinos disputando espaço com Lyanco, Junior Alonso, Igor Rabello e Rômulo.