ATLÉTICO

Reforço do Atlético está no top 5 dos atletas da Série A com maior valorização

Contratação do Atlético para a temporada de 2025 aumentou o valor nos últimos seis meses, como apontou um estudo do CIES

Reforço do Atlético, Iván Román está no top 5 dos atletas da Série A do Campeonato Brasileiro com maior valorização nos últimos seis meses. Isso foi apontado pelo Centro Internacional de Estudos Esportivos (CIES), em estudo nesta quarta-feira (5/3), os 100 jogadores de fora das cinco grandes ligas europeias cujo valores de transferências mais aumentaram.

Os números compartilhados pelo CIES foram calculados com base em um modelo estatístico desenvolvido pela própria equipe do instituto, baseados em milhares de transações.

O zagueiro chileno de 18 anos, que chegou ao Galo na sexta-feira (28/2), teve um aumento bem significativo do valor entre setembro e fevereiro. Iván Román custava 1,9 milhões de euros e está avaliado por 8,4 milhões de euros.

Os outros jogadores da Série A que estão nessa lista dos 100 atletas que mais valorizaram são Estêvão e Paulinho, do Palmeiras, Wesley, do Flamengo, Igor Jesus, do Botafogo, e Joaquín Lavega, recém-contratado pelo Fluminense.

Top-10 jogadores que mais valorizaram fora das principais ligas europeias

  1. Samu Aghehowa – Porto, Portugal – de 39 milhões de euros para 68,6
  2. Estêvão – Palmeiras – de 30,2 milhões de euros para 60,3
  3. Álvaro Carreras – Benfica, Portugal – de 28,4 milhões de euros para 39,1
  4. Tomás Araújo – Benfica, Portugal – de 25,1 para milhões de euros para 36,5
  5. Antonio Milambo – Feyenoord, Holanda – de 22,8 milhões de euros para 30,7
  6. Jan-Carlo Simić – Anderlecht, Bélgica – de 22,4 milhões de euros para 28,7
  7. Mika Deus – Ajax, Holanda – de 21,6 milhões de euros para 29,7
  8. Conrad Mais Duro – Sporting, Portugal – de 19 milhões de euros para 27,9
  9. Geovany Quenda – Sporting, Portugal – de 18,7 milhões de euros para 21
  10. Roger Fernandes – Braga, Portugal – de 18,6 milhões de euros para 31,5

Promessa do Chile

O jovem integrava o elenco profissional do Palestino desde 2023. Foram 42 jogos do zagueiro pelos “Árabes”, como são conhecidos no Chile, com três gols e duas assistências.

No ano passado, Iván Román acumulou experiências internacionais como titular. A equipe chilena caiu na fase de grupos da Copa Libertadores para, posteriormente, ser eliminada pelo Independiente Medellín-COL nas oitavas de final da Copa Sul-Americana.

No Chile, o zagueiro de 18 anos é visto como um jogador de “muito boa técnica”, como disse uma fonte à reportagem do No Ataque. O contrapeso fica pela questão física, já que, para muitos, o atleta ainda precisa evoluir neste aspecto.

Destaque no Sul-Americano Sub-20

O novo defensor do Galo participou de oito dos nove jogos disputados pela Seleção Chilena no Sul-Americano Sub-20, que ocorreu entre janeiro e fevereiro deste ano. Román foi poupado somente no último duelo da primeira fase, quando La Roja já havia garantido a classificação ao hexagonal final.

O zagueiro recebeu três cartões amarelos em todo o torneio, sendo que dois foram na partida final contra o Brasil, na qual ele foi expulso e a Canarinho venceu por 3 a 0. Além disso, ele contribuiu com um gol – no empate por 1 a 1 com o Uruguai pelo hexagonal.

De acordo com os números da plataforma Sofascore, Iván Román teve nota média de 7,10 no Sul-Americano. Ele apresentou ainda médias de 2,1 desarmes por partida; 3,6 bolas recuperadas; 1 drible sofrido e 5,8 cortes.

Considerando somente os zagueiros, ele teve a terceira melhor nota da competição. Acima dele aparecem somente o brasileiro Iago Silva (7,16) e o uruguaio Juan Rodriguez (7,39).

Iván Román no Atlético

Iván Román é o oitavo reforço do Atlético nesta janela de transferências. Antes dele, o clube anunciou as chegadas: do lateral-direito Natanael, do lateral-esquerdo Caio Paulista, do volante Patrick Silva, do meio-campista Gabriel Menino e dos atacantes Júnior Santos, Cuello e Rony.

A princípio, Román terá quatro concorrentes no profissional do Galo. Ele terá de se destacar nos treinos disputando espaço com Lyanco, Junior Alonso, Igor Rabello e Rômulo.

Compartilhe