Em 3 de julho de 2022, o anúncio da contratação do atacante Cristian Pavón, vindo do Boca Juniors-ARG, criou fortes expectativas na torcida do Atlético. Jogador de Copa do Mundo, o argentino chegava com moral e currículo de peso ao Galo. A performance do atleta dentro das quatro linhas, no entanto, deixou a desejar e decepcionou alvinegros. Distante das prioridades da gestão do clube mineiro no início de 2024, “Kichan” acabou vendido ao Grêmio em operação que totalizou quase R$ 20 milhões.
Pavón foi contratado pelo Atlético depois de passagem discreta pelo Boca Juniors, com quatro gols e cinco assistências em 36 partidas. Ele assinou contrato com o Galo após passar todo o primeiro semestre de 2022 afastado do clube xeneize, fora dos planos.
Em pouco mais de uma temporada e meia com a camisa preta e branca, Pavón não entregou o que dele se esperava. O argentino somou cinco gols e 12 assistências em 72 partidas, tendo participado das conquistas dos Campeonatos Mineiros de 2023 e 2024.
O atacante teve período de maior prestígio quando treinado por Felipão, no segundo semestre de 2023. No entanto, ainda que tenha contribuído com quatro assistências na reta final da Série A do Campeonato Brasileiro daquele ano, passou os últimos 18 jogos daquela temporada sem balançar as redes.
O ponto alto de Kichan pelo Atlético foi em 10 de maio de 2023, ainda sob comando do compatriota Eduardo Coudet, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro. Na ocasião, marcou um gol e ofereceu duas assistências na goleada alvinegra sobre o Cuiabá, por 4 a 0, na Arena Pantanal.

Do Atlético ao Grêmio: a venda de Pavón
Em 16 de fevereiro do ano passado, o Galo fechou a venda de Pavón ao Grêmio. Na ocasião, o No Ataque confirmou que a transação foi concretizada por 4 milhões de dólares, envolvendo 85% dos direitos econômicos do atleta – cerca de R$ 19,8 milhões na cotação da data. O Atlético ainda conservou 15% dos direitos do argentino para lucrar com eventual nova transferência.
“Quem está falando aqui é o Cristian. Queria só passar para dizer que estou muito agradecido de poder ter jogado aqui no Galo, de saber que fui uma família para vocês (torcedores). Quero agradecer por tudo. Estou indo embora e só queria agradecer por tudo o que vocês fizeram por mim. Espero que o ano seja muito bom para vocês e com muitas conquistas. Um abraço, Galo”, declarou o jogador na oportunidade.
🎙️🇦🇷 Pavon deixou seu agradecimento e recado pra Massa!
— Atlético (@Atletico) February 16, 2024
ObriGalo, Kichan! 👏🏼 pic.twitter.com/UQIEguMUQJ
Pavón no Grêmio
Pavón ainda não é unanimidade no Grêmio. Em pouco mais de um ano com a camisa tricolor, o atacante somou oito gols e nove assistências em 46 jogos, tendo conquistado o Campeonato Gaúcho de 2024.
Neste início de 2025, o jogador tem alternado entre a titularidade e o banco de reservas no clube de Porto Alegre. A atuação mais expressiva ocorreu em 11 de fevereiro, quando balançou as redes duas vezes na goleada sobre o Pelotas (5 a 0), na Arena do Grêmio, pela primeira fase do Gauchão.
Atlético reencontra Pavón
O reencontro entre Atlético e Pavón ocorrerá neste sábado (29/3), a partir das 18h30, na Arena do Grêmio. O Imortal medirá forças com o Galo pela estreia na Série A do Campeonato Brasileiro.