CAMPEONATO BRASILEIRO

Atlético falha na frente, e Grêmio vence em noite de Volpi no Brasileiro

Galo pressionou em vários momentos do jogo, mas viu atacantes desperdiçarem boas oportunidades e foi derrotado em Porto Alegre

O Atlético abusou de perder chances neste sábado (29/3) e foi derrotado por 2 a 1 pelo Grêmio na Arena do Grêmio, em Porto Alegre. Com um começo fulminante, o Galo não conseguiu fazer valer a superioridade e levou dois gols ainda no primeiro tempo, que levaram à derrota na estreia do Campeonato Brasileiro.

Os atacantes Rony e Cuello tiveram excelentes oportunidades, mas pararam no goleiro Tiago Volpi, que ainda faria mais uma grande defesa frente a frente com Júnior Santos no segundo tempo. 

O Galo até conseguiu superar o arqueiro aos 29 minutos da etapa final, com Rony, mas já era tarde. O Grêmio somou os três pontos com gols do atacante Arezo e do volante Edenilson. O primeiro, inclusive, gerou muita reclamação pela parte do time mineiro devido a uma possível falta sofrida pelo lateral-direito Natanael no início do lance.

Com o resultado, o Atlético fica momentaneamente em 17º lugar na Série A, enquanto o Grêmio aparece na terceira posição, com três pontos. No entanto, muitos jogos ainda serão disputados nessa rodada, o que deve alterar a classificação de ambos no torneio.

Os próximos jogos de Grêmio e Atlético

Agora, os dois times terão compromissos pela Copa Sul-Americana. O Grêmio encara o Sportivo Luqueño no Defensores Del Chaco, em Assunção-PAR, na terça-feira, às 21h30, pelo Grupo D. No mesmo dia e horário, o Atlético visita o Cienciano no Estádio Inca Garcilaso de la Vega, em Cuzco-PER, pelo Grupo H. 

O próximo adversário do Imortal no Brasileiro será o Ceará. A partida está marcada para o próximo sábado (5/4), às 18h30, no Castelão, em Fortaleza. Já o Galo terá pela frente o São Paulo no Mineirão, no domingo (6/4), às 16h.

Grêmio x Atlético: o jogo

Com a bola no chão, o Atlético assumiu o protagonismo da partida mesmo fora de casa. Em bela jogada de Cuello, Rony quase marcou antes dos cinco minutos de jogo, mas não alcançou o cruzamento quase embaixo da trave.

Enquanto o Galo tinha facilidade para imprimir ataques pela ponta esquerda, o Grêmio não conseguia oferecer perigo quando atacava. O time mineiro dominava o duelo e perdeu ótimas oportunidades com Cuello e Rony, novamente, que pararam em belas defesas de Tiago Volpi.

Após as chances criadas, o alvinegro diminuiu o ritmo, e os donos da casa começaram a se encontrar. Amuzu, pela esquerda, era a principal arma ofensiva do Imortal.

Aos 32’, o atacante belga cruzou e contou com desvio de Scarpa para a bola chegar a Arezo, que aproveitou a sobra para marcar de cabeça: 1 a 0.

Inicialmente, o gol foi anulado por impedimento, mas o VAR reviu a jogada e assinalou condição legal. Atrás no placar, o Galo reclamou muito de uma possível falta de Lucas Esteves em Natanael no início do lance.

Sem conseguir se recuperar, o Atlético viu o Grêmio ampliar o placar aos 44’ com Edenilson, que fez valer a lei do ex. Lyanco errou a saída de bola, e o Tricolor aproveitou o bate rebate na área para ampliar: 2 a 0.

Rony em ação durante Grêmio x Atlético - (foto: Pedro Souza/Atlético)
Rony em ação durante Grêmio x Atlético(foto: Pedro Souza/Atlético)

Segundo tempo

O Atlético voltou a ter mais a posse de bola na volta do intervalo. No entanto, ao contrário do que ocorreu nos minutos iniciais do confronto, trocava passes sem muita agressividade.

Após jogada ensaiada em cobrança de falta, o Galo chegou a diminuir com Rony, mas o gol foi anulado por impedimento de Lyanco, que deu o passe de cabeça para o atacante. 

Era um jogo bem mais “morno” do que na etapa inicial. O Grêmio tinha como foco administrar a vantagem e pouco se lançava ao ataque. Já o alvinegro até chegava ao terço final, mas não conseguia produzir ataques.

Neste sentido, Hulk fazia partida abaixo da média e pouco conseguia contribuir. Assim como no primeiro tempo, Cuello ainda era a principal válvula de escape da equipe mineira.

Aos 20’, Cuca fez alterações ousadas e acionou o atacante Júnior Santos no lugar do volante Gabriel Menino. Com isso, Scarpa foi recuado para atuar como segundo volante. 

O ex-jogador do Botafogo teve grande oportunidade um minuto depois, mas parou em Volpi. Aos 27’, o Atlético ficou ainda mais ofensivo com as entradas de Rubens e João Marcelo nos lugares de Hulk e Alonso.

Desta forma, o time se lançou à frente e dominava as ações da partida. Rony recebeu ótimo cruzamento de Scarpa e diminuiu o placar aos 29′: 2 a 1.

Na sequência, Arana exigiu mais uma boa defesa de Volpi, mas o Galo não conseguiu buscar o empate. Com as mudanças, o Atlético chegou a ficar apenas com um zagueiro em campo, o que não gerou resultado.

Apesar da pressão em muitos momentos do jogo, a equipe errou muito na frente, bobeou na zaga e saiu derrotada de Porto Alegre.

Grêmio 2 x 1 Atlético

Grêmio
Tiago Volpi; Igor Serrote (João Lucas, no intervalo), Jemerson (Rodrigo Ely, aos 31’ do 2ºT), Wagner Leonardo e Lucas Esteves (Viery, no intervalo); Camilo, Villasanti e Edenilson; Cristian Olivera, Amuzu (Pavón, aos 31’ do 2ºT) e Arezo (André Henrique, aos 31’ do 2ºT)
Técnico: Gustavo Quinteros

Atlético
Everson; Natanael (Bernard, aos 39’ do 2ºT), Lyanco, Junior Alonso (João Marcelo, aos 27’ do 2ºT) e Guilherme Arana; Alan Franco, Gabriel Menino (Júnior Santos, aos 20’ do 2ºT) e Gustavo Scarpa; Rony, Cuello e Hulk (Rubens, aos 27’ do 2ºT)
Técnico: Cuca

Gols: Arezo, aos 32’ do 1ºT e Edenilson, aos 44’ do 1ºT; Rony, aos 29’ do 2ºT
Cartões amarelos: Wagner Leonardo e Jemerson

Motivo: 1ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data: 29/3/2025 (sábado)
Estádio: Arena do Grêmio, em Porto Alegre

Árbitro: Raphael Claus (SP)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Evandro de Melo Lima (SP)
VAR: Daiane Muniz (SP)

Público: 20.111
Renda: R$ 1.175.089,00

Compartilhe