O técnico Cuca revelou que conversou com o árbitro Raphael Claus sobre o lance mais polêmico na derrota do Atlético por 2 a 1 para o Grêmio neste sábado (29/3), na Arena do Grêmio, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro.
A jogada que gerou reclamação por parte do Galo ocorreu durante a construção do primeiro gol dos donos da casa, aos 32 minutos do primeiro tempo. Em disputa de bola, o lateral-esquerdo Lucas Esteves levantou o pé e levou vantagem sobre o lateral-direito Natanael, que caiu no chão pedindo falta.
De acordo com Cuca, Claus explicou que a falta não foi marcada porque não houve contato. O treinador, no entanto, discorda do critério e afirma que é natural o atleta mudar o movimento nesse tipo de situação.
“O primeiro gol foi jogada de falta. Eu até estava conversando com o Claus, e ele me falou que se não tiver contato não é falta. Eu joguei futebol muitos anos. Quando eu vou cabecear uma bola que vem, uma chuteira em minha direção, automaticamente eu vou tirar a cabeça, não vou conduzir a cabeça para bater no pé. Isso é automático do ser humano. E foi o que aconteceu com o Natanael na jogada. O pé alto é muito claro”, questionou Cuca.
Análise da derrota
Apesar da reclamação, o treinador também analisou o desempenho do Atlético na partida. Cuca lamentou não só os gols perdidos pelo atacante, mas também a atuação abaixo da média do sistema defensivo.
“Nos primeiros 25 minutos tivemos muitas chances, jogadas em velocidade, de um lado para o outro. Na cara do goleiro umas três ou quatro que o Volpi pegou bem. Perdemos gols assim que, um gol que você faça, vai causar para o adversário a falta de confiança maior e vai te conduzir a uma provável vitória”, avaliou.
“Quando você sai atrás em um jogo como esse, o Grêmio pega confiança, passa a jogar mais em cima do seu erro. No segundo gol a gente errou em uma saída de bola da nossa zaga que hoje não foi tão bem quanto nos outros jogos do ano todo, mas faz parte, isso acontece”, completou.

Cuca valoriza atuação do Atlético
Mesmo com as falhas, Cuca entende que o Atlético fez um bom jogo e dominou o Grêmio em Porto Alegre. Ele destacou os números do time ao longo da partida e elogiou o rival pela eficácia.
“Lógico que a derrota é muito dolorosa em qualquer circustância, mas temos que separar o resultado do jogo do desempenho. Eu confesso que nunca vim aqui jogar com o Grêmio com uma superioridade tão grande como tivemos hoje, com posse de bola, beirando os 70%, com mais de 20 finalizações, com o goleiro do Grêmio sendo o melhor em campo”, disse.
“Não posso deixar de valorizar o que o Atlético jogou hoje. Mesmo com 2 a 0 contra não abdicou de atacar, foi sempre equilibrado, e teve chances até no último momento de pelo menos empatar o jogo. O Grêmio foi eficaz e nós pecamos muito nas finalizações hoje”, finalizou.
Próximos jogos do Atlético
O próximo jogo do Atlético será contra o Cienciano no Estádio Inca Garcilaso de la Vega, em Cuzco-PER, pelo Grupo H, na terça-feira, às 21h30. O time volta às atenções para o Brasileiro apenas no próximo domingo, às 16h, quando enfrentará o São Paulo no Mineirão.