CAMPEONATO BRASILEIRO

Atlético reencontra jogador que teve média de um título a cada seis jogos pelo clube

Integrante da era mais vitoriosa da história do Atlético, goleiro Rafael, que hoje defende o São Paulo, conquistou seis taças no Galo

Aos 35 anos, o goleiro Rafael se posta como um verdadeiro multicampeão no cenário do futebol brasileiro. Vitorioso com as camisas de Cruzeiro, Atlético e São Paulo, o arqueiro está próximo de mais um reencontro com um ex-clube – desta vez, o Galo.

Rafael teve média de um título a cada seis jogos pelo Atlético. Atleta do clube alvinegro de março de 2020 a dezembro de 2022, o goleiro levantou seis taças com a camisa preta e branca.

Com o Galo, Rafael comemorou as conquistas de três Campeonatos Mineiros (2020, 2021 e 2022), um Campeonato Brasileiro (2021), uma Copa do Brasil (2021) e uma Supercopa do Brasil (2022). No fim do último ano pelo Atlético, foi vendido ao São Paulo por R$ 5 milhões.

Rafael (à direita) com companheiros de Atlético em 2021 - (foto: Pedro Souza/Atlético)
Rafael (à direita) com companheiros de Atlético em 2021(foto: Pedro Souza/Atlético)

Em quase três temporadas pelo Atlético, no entanto, Rafael disputou apenas 31 jogos. Contratado pelo clube mineiro em 3 de março de 2020, dois dias após o argentino Jorge Sampaoli, o arqueiro viu o novo treinador solicitar à diretoria alvinegra a chegada de um goleiro que também se destacasse pelo desempenho com os pés.

Veio a pandemia de covid-19, e o futebol foi paralisado. Em setembro daquele ano, de toda forma, o Galo fechou junto ao Santos a contratação de Everson – que viria a se tornar um grande ídolo da instituição no futuro.

Depois da chegada de Everson, Rafael fez somente 16 jogos representando o time alvinegro – sempre em situações em que o titular foi desfalque ou preservado pelas comissões técnicas. Ele deixou o Atlético, portanto, com média próxima de um título conquistado a cada seis compromissos.

Rafael no São Paulo

Em pouco mais de duas temporadas pelo São Paulo, Rafael já defendeu a meta tricolor em 130 jogos – mais do que a somatória dos 12 anos de Cruzeiro com os três anos de Atlético (127). Pelo clube da capital paulista, o goleiro já conquistou uma Copa do Brasil (2023) e uma Supercopa do Brasil (2024).

Atlético x São Paulo pelo Campeonato Brasileiro

Atlético e São Paulo medirão forças pela segunda rodada da Série A do Campeonato Brasileiro no Mineirão, em Belo Horizonte. A bola rolará no Gigante da Pampulha às 16h do domingo (6/4). O Galo é o 16º colocado na tabela de classificação, ainda sem pontuar, enquanto o Tricolor Paulista ocupa a 12ª colocação, com um ponto.

Compartilhe