“Água mole em pedra dura, tanto bate…”. Para o Atlético, o famoso ditado popular não passou ainda do “bate”, já que a equipe finalizou muito nas três primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro – quase o dobro de vezes que todos os outros times -, mas ainda não venceu. Ou seja, o Galo ainda busca o complemento “até que fura” do provérbio sobre persistência.
Essa situação ficou ainda mais evidente após o duelo com o Vitória. O Atlético empatou por 2 a 2 no domingo (13/4), no Mineirão, pela terceira rodada da Série A, após incríveis 34 finalizações à meta de Lucas Arcanjo, que fez oito defesas.
Com esses números, segundo o SofaScore, site especializado em estatísticas, o time de Cuca chegou ao 81º chute em três partidas disputadas no Brasileirão, ou seja, tem média de 27 finalizações por jogo. Isso é mais do que o dobro que quase todos os outros times.
O Red Bull Bragantino é o segundo clube da Série A que mais chutou nas rodadas iniciais: foram 46 arremates.
O Fluminense fecha o top 3 com 43 chutes.
Já Flamengo, Botafogo, Bahia e Mirassol são os seguintes da lista pelas 41 tentativas, praticamente a metade da quantidade de vezes que o Galo arriscou – veja ranking no fim da matéria.
Pontaria não está em dia
O ponto mais preocupante para o Atlético é a pontaria. A equipe alvinegra acertou 23 dos 81 chutes na meta do adversário, o que equivale a 28,3%. Já o Flamengo, que é o segundo time que mais direcionou as finalizações corretamente, teve 16 das 41 tentativas no alvo, aproveitamento de 39%.
Ao lado do rubro-negro e do Ceará, o Vasco tem o melhor ataque – cinco gols – e chama a atenção pelo baixo número de finalizações e a boa direção dos chutes. Foram 14 finalizações certas em meio às 32 tentativas: 43,7%.
Já um outro time que tem números curiosos é o Corinthians. A equipe paulista arriscou só 23 vezes, acertou o alvo em apenas oito oportunidades e já marcou quatro gols. Assim, metade dos arremates certos entraram na meta do rival.
Atlético está finalizando de forma produtiva?
Os números do Atlético chamam atenção, já que o time lidera boa parte das estatísticas ofensivas. Por outro lado, não vence. Dessa situação, surge uma dúvida: o Atlético está realmente finalizando de forma produtiva?
Um ponto curioso é que, embora tenha esses números tão superiores em chutes, o Galo não é o time que mais criou grandes chances – foram 10. O Bahia é o líder do quesito com 12, ou seja, as oportunidades em que o Atlético está chutando talvez nem sejam tão claras.
“Só tem um remédio: continuar insistindo no trabalho. A criação de jogadas está boa, mas a definição não. A gente tem que trabalhar mais em cima desse quesito para ter o resultado junto do desempenho, que já está vindo”, destacou Cuca após o empate com o Vitória.
Equipes que mais chutaram no Brasileiro até a 3ª rodada
- Atlético – 81 chutes
- Red Bull Bragantino – 46 chutes
- Fluminense – 43 chutes
- Flamengo – 41 chutes
- Botafogo – 41 chutes
- Bahia – 41 chutes
- Mirassol – 41 chutes
- Juventude – 40 chutes
- Internacional – 38 chutes
- Santos – 37 chutes
- Sport – 35 chutes
- Grêmio – 34 chutes
- Palmeiras – 33 chutes
- São Paulo – 33 chutes
- Ceará – 33 chutes
- Vasco – 32 chutes
- Cruzeiro – 29 chutes
- Vitória – 28 chutes
- Corinthians – 23 chutes
- Fortaleza – 22 chutes