ATLÉTICO

Neymar contra o Atlético: média alta de gols, expulsão e duelo com Ronaldinho

Atlético leva a melhor no histórico de confrontos com Neymar, mas é uma das vítimas preferidas do atacante do Santos no Brasil

O Atlético reencontra o atacante Neymar nesta quarta-feira (16/4), no duelo com o Santos, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro. Na primeira passagem pelo Peixe, o camisa 10 teve o Galo como uma de suas principais vítimas, mas não leva vantagem no histórico de confrontos. A seguir, o No Ataque relembra os jogos do time mineiro contra o craque do Peixe.

A primeira partida de Neymar contra o Atlético foi em 21 de junho de 2009, quando o jogador tinha apenas 17 anos. O duelo em questão foi disputado na Vila Belmiro, pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro, e o Galo venceu o Santos por 3 a 2, de virada.

Quem abriu o placar foi justamente Neymar, com um chute de perna esquerda, de fora da área, aos 45 minutos do primeiro tempo. O Galo buscou a virada na etapa final, com Diego Tardelli, Evandro e Carlos Alberto – Léo ainda diminuiu para o Alvinegro Praiano.

Atlético e Santos se voltaram a se enfrentar no Mineirão, pelo segundo turno do Brasileirão de 2009, e o time mineiro venceu por 3 a 1. O primeiro ano de Neymar no profissional, então, terminou com duas derrotas para o Galo.

A primeira derrota do Atlético para Neymar

Entretanto, no primeiro encontro de 2010, o atacante se deu melhor. Novamente na Vila Belmiro, o Peixe recebeu o Atlético pelo jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil, com a missão de reverter a derrota por 3 a 2 sofrida na ida – partida da qual Neymar não havia participado.

Em 5 de maio, brilhou a estrela do menino da Vila, que à época vestia a camisa 11. Com um gol e uma assistência, ele comandou o triunfo santista por 3 a 1. Mais tarde, o Peixe sagrou-se campeão do torneio.

Neymar comemora gol sobre o Atlético pela Copa do Brasil de 2010

Neymar voltou a marcar e vencer o Atlético em agosto daquele ano, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro – um gol na vitória por 2 a 0 na Baixada Santista.

Ainda em 2010 o Galo sofreria um “doblete” do craque paulista. Pelo returno do Brasileirão, a equipe, que era comandada por Dorival Júnior, recebeu o Santos na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas.

Neymar abriu o placar aos 16 minutos do primeiro tempo e, aos 33′, Tardelli igualou o marcador. Obina chegou a virar para o Galo aos 15′ do segundo tempo, mas o “Menino Ney” buscou empate sete minutos depois, e a partida terminou 2 a 2.

A expulsão de Neymar contra o Galo

Em 13 de outubro de 2011, pela 29ª rodada da Série A, o Atlético venceu o Santos por 2 a 1 na Arena do Jacaré. O jogo ficou marcado pela expulsão de Neymar.

Aos 39 do segundo tempo, o atacante sofreu uma falta, mas reclamou com o árbitro Wilton Pereira Sampaio pela não aplicação de cartão ao jogador atleticano que cometeu a infração. O juiz, então, apresentou o amarelo para Neymar, que o aplaudiu de forma irônica, e acabou sendo expulso.

Golaço histórico contra Atlético de Ronaldinho Gaúcho

Em 17 de outubro de 2012, Santos e Atlético se enfrentaram na Vila Belmiro pela 31ª rodada do Brasileiro. Naquele duelo com Ronaldinho Gaúcho, Neymar, que completava 200 jogos pelo Peixe, marcou um dos gols mais bonitos de sua trajetória pelo time paulista.

A partida foi digna dos craques que estavam em campo. Logo aos 19 segundos, o Peixe abriu o placar. Pouco depois, o golaço de Neymar.

Aos 11′, o atacante, que estava de costas, deu uma caneta em Rafael Marques e passou também por Leonardo Silva, fazendo com que a dupla de zagueiros ficasse no chão. Em seguida, partiu para cima do lateral-esquerdo Junior Cesar, que pouco pôde fazer contra o habilidoso Neymar. O então camisa 11, depois de ameaçar o chute, bateu cruzado no canto direito do goleiro Victor e partiu para o abraço.

O Galo, que estava na briga pelo título brasileiro, reagiu rapidamente e diminuiu aos 17′ com o atacante Bernard. Pouco depois, aos 26′, foi a vez do centroavante Jô balançar as redes e igualar o placar.

A partida seguiu em alto ritmo na primeira etapa, enquanto o drama tomou conta do segundo tempo, etapa em que o Galo perdeu Rafael Marques e Bernard lesionados e chegou a ficar com menos um em campo – não podia mais fazer alterações quando o atacante se machucou. Assim, o marcador não foi alterado, e o último encontro de Neymar com o Atlético terminou empatado por 2 a 2.

Atlético x Neymar: histórico de confrontos

  • Jogos: 7
  • Gols marcados por Neymar: 6 (média de 0,85)
  • Vitórias de Neymar (Santos): 2
  • Empates: 2
  • Vitórias do Atlético: 3

As principais vítimas de Neymar no Brasil

  • Guarani – 10 gols em 5 jogos
  • São Paulo – 9 gols em 11 jogos
  • Palmeiras – 7 gols em 12 jogos
  • Atlético – 6 gols em 7 jogos
  • Athletico-PR – 6 gols em 5 jogos

Jogo desta quarta-feira (16)

O Galo visita o Peixe nesta quarta-feira (16/4), a partir das 21h30, na Vila Belmiro. A partida é válida pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro.

O Atlético está na 16ª posição, com dois pontos. Assim como o time mineiro, o Santos também não venceu na competição. O Alvinegro Praiano está em 18º, com um ponto.

Compartilhe