Aos 63 anos, Tite vai dar uma pausa na carreira como treinador. O anúncio foi divulgado na manhã desta terça-feira (22/4), nas redes sociais, no perfil de Matheus Bachi – filho e auxiliar do técnico multicampeão -, que publicou uma carta assinada pelo pai.
O treinador ficará afastado por tempo indeterminado para cuidar da saúde física e mental, conforme destaca o comunicado.
“Entendi que existem momentos em que é preciso compreender que, como ser humano, posso ser vulnerável e admitir isso certamente irá me tornar mais forte”, escreveu Tite.
“Sou um apaixonado pelo que faço e assim seguirei sendo, mas conversando com minha família e observando os sinais que meu corpo estava emitindo, decidi que o melhor a fazer agora é interromper minha carreira para cuidar de mim pelo tempo que for preciso”, explicou.
Último trabalho de Tite
O último trabalho do técnico foi no Flamengo entre outubro de 2023 e setembro de 2024. Com Tite no comando, o rubro-negro disputou 70 jogos. Foram 42 vitórias, 12 empates e 16 derrotas, um aproveitamento de 65,7%. Nesse período, ele conquistou o título do Campeonato Carioca.
A decisão de se afastar momentaneamente do futebol ocorreu no momento em que Tite conversava com o Corinthians, que busca por um novo comandante.
“Como se tornou público, havia uma conversa em andamento com o Corinthians, mas ela precisará ser paralisada por uma decisão difícil, mas necessária”, ressaltou o treinador.
O clube, inclusive, publicou uma mensagem sobre a situação.
“As partes ficaram muito próximas do acerto, e o treinador era esperado para assinar o contrato e já comandar os trabalhos da equipe nesta terça. No entanto, por uma decisão pessoal, Tite resolveu pausar momentaneamente a sua carreira para cuidar da sua saúde física e mental. O Corinthians deseja uma pronta recuperação ao técnico campeão da América e do Mundo pelo clube”.
Nota oficial do Corinthians após desistência de Tite
Tite no Atlético
Tite comandou o Atlético no pior ano da história do clube, em 2005, quando o time foi rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro. Ele chegou ao Galo em abril daquele ano para a disputa do Brasileirão. Foram 21 jogos como comandante do alvinegro: quatro vitórias, seis empates e 11 derrotas.
O treinador ficou menos de cinco meses no Atlético. Ele foi substitúido por Marco Aurélio e posteriormente por Lori Sandri. O time melhorou o rendimento, entretanto, não escapou da degola. Tite, inclusive, já comentou que se considera em dívida com a torcida do Galo.
“Eu estava insuficientemente maduro, estudado, habilitado e experiente para dirigir o Atlético. Eu era pouco para a grandeza do Atlético, não estava suficientemente formado”, admitiu Tite, em entrevista em 2022. “Se eu soubesse dos erros, eu não cometeria, porque burro eu não sou. Tiraria e faria só a coisa correta. Mas a estrutura da vida é assim…”, comentou na época.
Títulos de Tite
Entre os diversos títulos conquistados por Tite como técnico, destacam-se o Mundial de Clubes da Fifa e a Copa Libertadores pelo Corinthians, ambos em 2012; e o Campeonato Brasileiro (duas vezes), também pelo Timão, em 2011 e 2015.
Como treinador da Seleção Brasileira, Tite venceu a Copa América de 2019.